10 livros infantis entre os melhores do ano da 'Crescer'

31/05/2021

A revista Crescer revelou na última semana sua aguardada seleção dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano - 2021 (publicados em 2020), e, entre eles, 10 são dos selos infantis do Grupo Companhia. Desses, três já haviam sido premiados com o Selo Cátedra 10 da Unesco PUC-Rio: Pode chorar, coração, mas fique inteiro e Princesa Kevin, da Companhia das Letrinhas, e Vida em Marte, da Pequena Zahar.

LEIA MAIS: 7 livros premiados com o Selo Cátedra Unesco 2020

10 livros infantis do Grupo Cománhia estão entre os 30 melhores do ano selecionados pela revista Crescer

Confira abaixo todos os títulos do grupo selecionados pela revista como melhores livros infantis do ano:

 

Companhia das Letrinhas

1) Baleia na banheira, de Susanne Straβer

A baleia estava tranquila no banho, relaxando. Mas eis que chega uma bicharada querendo dividir a banheira com ela. Os motivos são variados: dor nas costas, patas sujas, pelo com cheiro de peixe, vontade de brincar com um navio... A baleia vai ter paciência com essa invasão? Da mesma autora de Bem lá no alto e Muito cansado e bem acordado, este conto acumulativo é diversão garantida para famílias com leitores bem pequenos. Leia +.

 

2) Brasileirinhos da Amazônia, de Lalau e Laurabeatriz

Uma das duplas mais conhecidas e apreciadas da literatura infantil brasileira lançou este livro inédito da série Brasileirinhos em 2020. Trata-se de uma homenagem aos animais que correm risco de extinção na floresta amazônica, com os sensíveis e divertidos poemas de Lalau e os traços e cores tocantes de Laurabeatriz. Além das poesias e ilustrações, o livro também tem sua parte informativa, com curiosidades e fatos sobre a vida dos animais desse que é um dos biomas mais ricos e importantes do planeta. A apresentação é do escritor amazonense Milton Hatoum. Leia +.

 

3) Carona, de Guilherme Karsten

Outro conto acumulativo que vai fazer a família toda rir. Desta vez, um surfista parte para a praia na esperança de pegar uma onda, mas tudo o que consegue é dar carona para uma turma muito excêntrica ao longo do caminho: tem mergulhador, policial, uma menina de capa vermelha, um lobo muito suspeito, um músico com seu violoncelo. Será que o carro vai aguentar? Leia +.

 

4) E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, de Emicida e Aldo Fabrini

O segundo livro infantil de Emicida é uma história linda, cheia de ritmo e poesia, sobre a jornada de duas meninas para conseguir conviver com um medo profundo que assombra muita gente: o medo do que é diferente. Leia +.

 

5) Pode chorar, coração, mas fique inteiro, de Glenn Ringtved? e Charlotte Pardi 

É difícil falar de morte com as crianças, mas vivemos um momento em que é quase impossível fugir do assunto. Este livro emocionante narra o encontro de quatro crianças com a própria Morte, que veio para buscar a avó dos pequenos. Se a tristeza é inevitável, eles descobrem que a morte é uma grande admiradora da vida. Leia +.

 

6) Princesa Kevin, de Michaël Escoffier e Roland Garrigue

Fantasias de criança deveriam ser só fantasias mesmo, não é? Por que, então, quando um garoto escolhe a roupa de princesa para o dia da fantasia da escola há tanto rebuliço? Um livro para lembrar e fazer refletir que as crianças podem brincar de ser o que quiserem, independente de seu gênero. Leia +.

 

7) Todas as pessoas contam, de Kristin Roskifte

Um livro ilustrado irresistível que pode ser sobre aprender a contar, mas num sentido bem mais amplo que saber a sequência dos números. Com pouco texto e ilustrações coloridas e vibrantes, vemos que a diversidade e quantidade de pessoas no mundo é o que faz deste um lugar interessante. Cada uma delas importa e tem uma histórica única para contar. Dá para matar um pouco a saudade de uma boa aglomeração e faz lembrar que ninguém é só um número - informação mais essencial do que nunca para o momento que vivemos. Leia +.

 

Pequena Zahar

8) Vida em Marte, de Jon Agee

Um astronauta muito bem-intencionado e desavisado tem certeza de que vai encontrar vida em Marte. Ele começa a explorar o planeta, mas não consegue enxergar muito além do que está à sua frente. Um livro ilustrado composto pela fina ironia entre o texto, que mostra a perspectiva limitada do astronauta, e a ilustração, que revela tudo o que ele não consegue enxergar. Leia +.

 

Brinque-Book

9) O incrível livro do Gildo, de  Silvana Rando

Em mais uma divertida aventura, o querido elefante vai escrever um livro, mas acaba sendo influenciado por toda a família. Uma narrativa metalinguística sobre o fazer literário, que mostra que há um caminho para aprender a confiar na própria voz.  Leia +.

 

10) Três, de Stephen Michael King

Um cachorrinho de três patas explora a cidade e nomeia os outros seres de acordo com o número de patas que eles têm. Até que ele conhece um animal de duas patas apenas! As diferenças são muitas, mas tem espaço de sobra para todo mundo ser exatamente como é. Leia +.

***

Leia mais: 

+ Leve História: formação de leitores por meio de carinho e doação de livros

+ O faz de conta e o pensamento mágico das crianças

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog