Cadastro | Login | Meus pedidos
Selos
Catálogo
Minha Companhia
Cadastre-se no site.
Quero receber o boletim
CONFISSÕES (EDIÇÃO DE BOLSO)
R$ 33,00Comprar
 Indisponível
Indique Comente
É necessário estar logado para utilizar este recurso. Acompanhe
Como O povo brasileiro (1995) e os Diários índios (1996), estas Confissões foram escritas quando o câncer que matou Darcy Ribeiro já o condenava ao recolhimento, à passividade forçada. Mas, se até então ninguém o tinha visto de braços cruzados, não foi a proximidade da morte que alterou essa imagem. Pela alegria e pela liberdade de expressão que revelam a cada página, as Confissões com certeza o fizeram viver, no mais alto grau, o prazer vicário que a memória pode proporcionar.
O trabalho de lembrar leva-o primeiro à cidade natal. Darcy faz a crônica familiar, relata sua avidez pela leitura desde o contato inicial com os livros, conta suas aventuras
de menino no terreno do amor e do sexo, recompõe os traços socioculturais do interior onde cresceu. Darcy revive também seus tempos de estudante, a carreira de antropólogo, a concepção da Universidade de Brasília, no governo JK, o trabalho como ministro da Educação e chefe da Casa Civil de João Goulart, o exílio e a volta ao Brasil, a retomada da atividade política institucionalizada e a implementação de novos projetos na área educacional.
Ao falar do romancista, descreve a satisfação de “penetrar na intimidade do leitor, invadir sua alma, irisar seu corpo”. As Confissões não são um romance, mas sabemos que Darcy, como um demiurgo, tinha o poder de transformar sua própria vida em literatura. Nos dois últimos capítulos, sobretudo, esse poder surge por inteiro: narrando os prazeres que lhe advieram da admiração dos homens e do amor das mulheres, ele não deixa dúvida de que sua vida e sua fantasia trilhavam um mesmo caminho.
Blogger Delicious Digg Facebook Google Myspace Netvibes StumbleUpon Technorati Twitter Wordpress
Opinião do leitor
Nome
Cidade
E-mail
Opinião
Indicação (opcional)
 
Ainda não há opiniões sobre este título. Deixe a sua.
Sugestões
EREMITA EM PARIS
SENHORA DONA DO BAILE
JARDIM DE INVERNO
Páginas
536
Formato
12.50 x 18.00 cm
Peso
0.43800 kg
Acabamento
Brochura
Lançamento
03/07/2012
ISBN
9788535921076
Selo
Companhia de Bolso
Darcy Ribeiro
Nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 1922. Antropólogo, ensaísta, romancista e educador, foi ministro da educa...
Leia +
Outros títulos do autor:
AMÉRICAS E A CIVILIZAÇÃO, AS - Autor (2007)
POVO BRASILEIRO, O (EDIÇÃO DE BOLSO) - Autor (2006)
Atendimento
Editora Schwarcz SA.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Clique aqui e confira a lista de distribuidores da Companhia das Letras no Brasil e no exterior.
A equipe atual da Companhia das Letras conta com 132 funcionários.
Livros de qualidade, que convidam à leitura Livros para jovens de todas as idades Livros afinados com a sensibilidade infantil Grandes sucessos em edição econômica O melhor dos quadrinhos nacionais e estrangeiros Excelência em livros de apoio ao professor