Nasceu em Salvador, em 1968. Estudou Letras na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde concluiu o bacharelado em Português-Italiano. Fez mestrado em Teoria Literária na UFRJ e foi professor de Literatura Portuguesa na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mudou-se para São Paulo em 1998, onde concluiu em 2002 o doutorado em Teoria Literária, na Universidade de São Paulo (USP).
Nesse período, foi ainda pesquisador visitante da Georgetown University, em Washington, e trabalhou na Folha de S.Paulo, primeiro como correspondente em Buenos Aires e depois como editor-adjunto do caderno "Mais!". Em 2003 ingressou como professor de Literatura Italiana na USP e em 2008 e 2009 fez pós-doutorado em Italianística na Università degli Studi di Roma La Sapienza.
Suas traduções de O mal obscuro e de 40 novelas de Pirandello foram finalistas do Jabuti. Em 2008, o volume 40 novelas de Pirandello (Companhia das Letras) recebeu o Prêmio Paulo Rónai da Fundação Biblioteca Nacional.