Charles M. Schulz

Charles Monroe Schulz nasceu em novembro de 1922 em Minneapolis, nos Estados Unidos, e cresceu em St. Paul. Desde criança, sua vida já estava ligada às histórias em quadrinhos: sempre lia com o pai as tirinhas dos jornais aos domingos, já sonhava em ser cartunista profissional e foi apelidado de Sparky pelo seu tio, nome do cavalo da tira Barney Google, muito popular nos Estados Unidos a partir dos anos 1920.
Seu primeiro desenho foi publicado em 1937 pelo jornal Ripley’s Believe it or Not e trazia Spike, o cão da família que mais tarde inspiraria Snoopy. Incentivado pela mãe, fez um curso de cartum à distância pela atual Art Instruction School em 1940, mas o trabalho com quadrinhos só começou de fato depois que Schulz voltou da Segunda Guerra Mundial e foi trabalhar como professor de artes na mesma Art Instruction School. Sua primeira tira com circulação regular nos jornais foi Li’l Folks, publicada entre 1947 e 1949.
O início das histórias de Snoopy, Charlie Brown e sua turma aconteceu em outubro de 1950, quando Peanuts começou a ser publicada em sete jornais americanos. Schulz continuou desenhando a tira por mais cinquenta anos, até se aposentar em dezembro de 1999. Estava com câncer e morreria meses depois, em fevereiro de 2000. Quando se aposentou, a tirinha premiada era publicada no mundo todo, em mais de 2600 jornais.

GÊNEROS ABORDADOS PELO Colaborador