Livros incríveis para inspirar na volta às aulas nessas dicas de fim de semana

27/01/2018

Se a volta às aulas bate à nossa porta, o que fazer? Inspirar-nos! Quais os sentidos possíveis para a escola? É só um lugar onde vamos aprender? É um espaço de relação, afeto, amizade? É um contato inicial com um mundo enorme, para além das nossas casas? É onde vivem também a Cultura, a literatura, as palavras? 

Selecionamos três obras para sugerir para este fim de semana em que algumas dessas perguntas podem encontrar bons pontos de reflexão e inspiração. São, também, livros para nos inspirar a fazer outras perguntas. Mas não é só isso.

A lista abaixo tem, acima de tudo, obras de valor estético e poético para aproveitarmos com nossas crianças. Vem junto?

  1) Escola de chuva, de James Rumford (texto e ilustrações) : este premiado livro de Rumford, autor também de Chuva de manga, se passa no Chade, África. Logo no primeiro dia de aula, as crianças chegam ansiosas pelo que poderiam ganhar e aprender. No entanto, deparam-se com uma outra lição em uma escola que está toda por fazer, literalmente. As ilustrações poderosas, com cores fortes e traços marcantes, complementam a narrativa.

Indicação etária: a partir de 4 anos.

2) Uma família é uma família é uma família, de Sara O´Leary (texto) e Qin Leng (ilustrações): essa é uma obra que trata de diversidade de uma forma afetiva, divertida e inusitada, a partir da perspectiva das crianças. Que características os filhos ressaltariam de seus pais e irmãos? Na sala de aula, a professora pede que as crianças falem sobre suas famílias. E é na narrativa de cada uma delas que descobrimos que não tem regra para ser família, só uma condição: amor. 

>>A obra foi selecionada, em 2017, para Outstanding International Books List (algo como Lista de Livros Internacionais Incríveis), organizada pela USBBY, órgão americana semelhante à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). 

Indicação etária: a partir de 4 anos.

3) Todo mundo é misturado, de Beth Cardoso (texto): Pablo, o novo menino da classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não tem uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo. Será que Júlia conseguirá ajudar o novo amigo e fazer todos entenderem que, no fundo, somos todos “misturados”?

Indicação etária: a partir de 8 anos.

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog