Ontem, 23 de fevereiro, a premiada ilustradora e artista plástica austríaca Helga Bansch completou 61 anos. Autora de mais de uma dezena de livros - vários deles publicados no Brasil - e parceira frequente de outro artista genial - o também austríaco Heinz Janisch - Helga tem um traço irreverente, domina como ninguém as cores que usa e cria narrativas cheias de força, complexidade, poesia e delicadeza.
Selecionamos aqui três obras incríveis da austríaca para essa dica especial de final de semana.
1) Voe, Mitzi, voe!, de
Helga Bansch (texto e ilustração): Mitzi, um ganso fêmea, vivia conformada com suas limitações em sua vida no cativeiro. Isso até um ganso selvagem chegar voando por lá: agora que sabia possível, Mitzi resolveu voar também. Mas será que ela conseguirá?
Faixa etária indicada: a partir de 3 anos.
2) Amelia e o peixe, de
Helga Bansch (texto e ilustração): como tudo em sua obra, este livro trata de forma delicada e sensível de temas complexos, como amor, posse e liberdade. Amelia chega à praia e assusta-se com tudo naquele ambiente desconhecido. Até que faz amizade com um pequeno peixe e decide levá-lo com ela para casa. Mas o que começou como amizade e afeto logo converte-se em prisão: quais os limites entre afeto e posse?
Faixa etária indicada: a partir de 3 anos.
3) Só um pulinho de gato, de
Helga Bansch (ilustração) e
Heinz Janisch (texto): Leo é o protagonista desta história e tem como tarefa entregar uma lata de leite a um senhor chamado Bóris. Isso não daria muito trabalho, já que ele mora muito perto do local da entrega: seria só um pulinho de gato... Mas Leo, um menino inteligente e criativo, com um toque lúdico de ousadia e aventura, imaginou outras formas de chegar ao seu destino. Livro selecionado como
Acervo Básico pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
Faixa etária indicada: a partir de 2 anos.