Neste ano, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário. Caracterizado com um edital “transitório”, o programa comprará livros de literatura para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para todas as escolas das redes públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas conveniadas com o poder público. O governo seleciona uma lista prévia de obras, e as envia com seu conteúdo completo, juntamente com material explicativo sobre cada uma delas, às escolas, que escolhem quais desejam adotar para as crianças e requisitam a sua entrega.
Entre essas obras pré-selecionadas e à disposição das escolas para que façam suas escolhas, dez são do
Grupo Brinque-Book.
Nhac!, de Carolina Rabei, está nessa lista.
[caption id="attachment_5082" align="aligncenter" width="467"]
"Nhac!" / Carolina Rabei[/caption]
Nessa fábula, o porquinho-da-índia Nhac vivia tranquilo em sua gaiola, pois nada lhe faltava: ele tinha comida, conforto, segurança. No entanto, sentia que faltava alguma coisa. Até que chega o rato Coalho, com que Nhac se indispõe no começo, afinal, o rato queria compartilhar sua comida!
Nhac se nega a compartilhar o que tem com Coalho, o que acontece com muitas crianças em relação a seus brinquedos e objetos favoritos.
A relação de ambos, porém, vai se tornando um afeto e uma amizade ao ponto de Nhac deixar sua gaiola para ir atrás de Coalho, oferecendo a ele compartilhar suas refeições.
Descobrindo a si e ao mundo, o pequeno leitor vai se identificar e relacionar rapidamente a história de amizade entre Nhac e Coalho com suas próprias experiências e conflitos nesse processo de relacionar-se.
As ilustrações da artista Carolina Rabei completam a narrativa e acrescentam, com suas cores e traços bem marcados, um pouco de aventura e emoção.