PNLD: Com humor, "Caos!" combina gêneros literários e imaginação com realidade

12/09/2018
Neste ano, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário. Caracterizado com um edital “transitório”, o programa comprará livros de literatura para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para todas as escolas das redes públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas conveniadas com o poder público. O governo seleciona uma lista prévia de obras, e as envia com seu conteúdo completo, juntamente com material explicativo sobre cada uma delas, às escolas, que escolhem quais desejam adotar para as crianças e requisitam a sua entrega. [caption id="attachment_5188" align="aligncenter" width="415"] "Caos!" / Lilli L'Arronge (texto e ilustrações)[/caption] Em Caos!, a ilustradora Lilli L'Arronge brinca com a perspectiva e com a imaginação ao mesmo tempo. Bruno, o protagonista, acabou de comer uma banana. A casca, ele jogo no chão. Neste momento, sua irmã mais velha chega questionando sua atitude: não se pode jogar a casa no chão!, diz ela. Ao que ele pergunta: por quê? A resposta vem em imaginação: se o homem tropeçar, a senhora vai cair; se a senhora cair, o pintor ficará sem escada; se pintor ficar sem escada... o confusão imaginada é crescente: porcos fogem, prédio pega fogo, carros batem. Essa imaginação, no entanto, não é colocada em palavras, mas em imagens - coloridas, expressivas, divertidas, bem-humoradas. Usando recursos de cartoon, como os "balões" para expressar um pensamento, a autora vai ampliando cada vez mais a imaginação dos irmãos, aumentando as cenas descritas e mudando as perspectivas dessas cenas. O que antes era apenas um pé escorregando, vira um homem caindo quando se amplia o olhar. Dois recursos narrativos se misturam - o texto e a imagem - para compor um livro de gênero híbrido: não é um livro ilustrado apenas, nas também não é apenas um cartoon. Em algum momento, os gêneros se fundem, e os balões tomam a página toda, onde não se diferencia mais o que é pensamento do que é a realidade narrada no livro ilustrado. Do mesmo modo, imaginação e realidade se misturam no pensamento das crianças: "mas, na realidade, essas coisas não acontecem. Ou acontecem"?
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