Diariamente, no jornal
Folha de S. Paulo, um colunista ou blogueiro da casa tem indicado livros, filmes, séries para esse período de quarentena.
E
olha só a indicação que a gente achou por lá: os livros da dupla maravilhosa Julia Donaldson -- que faz os textos -- e Axel Scheffler -- o ilustrador.
Vamos viajar pelo mundo rimado e inventivo da duplap Imagem: O caracol e a baleia, de Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustração)
Quem indica é Roberto Simon, colunista do jornal, também diretor sênior de política do
Council of the Americas e mestre em políticas públicas pela Universidade Harvard.
"A magnífica Julia Donaldson"
Ah, claro e principalmente: pai de uma menina de três anos ;-)
Simon conta ao jornal que está isolado em Nova Iorque e que planejava ler biografias e clássicos para adultos nesse período. Mas, trabalhando de casa, com uma criança pequena presa num apartamento, logo ele percebeu que não iria rolar :-D
Foi então que descobriu, nas palavras dele, "a magnífica Julia Donaldson" e outro tipo de clássico: os infantis.
Três clássicos
Ele indicou três obras da dupla, que você conhece abaixo:
Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Poesia / Rima / Animais / Bruxas / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro) / Amizade / Solidariedade
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Uma bruxa com o coração grande demais para sua vassoura, num divertido conto de acumulação. Uma aventura em que a amizade é a mais poderosa bruxaria.
>>POR QUE LER: Premiado pela revista
Crescer, esse livro é rimado e de acumulação, duas características que as crianças pequenas amam!
///
Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Rimas / Meio-ambiente / Coletividade / Conscientização / Amizade / Superação
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada ou a partir de 7 anos (leitura independente)
O caracol pode ser pequeno, mas ele tem grandes sonhos: quer ver o mundo! Com seu rastro gosmento, deixa um recado, pedindo carona a uma enorme baleia azul. Nas costas dela, viaja mundo afora. Mas ela, mesmo enorme e destemida, pode precisar de ajuda também...
>>POR QUE LER: Rimada, essa fábula nos guia, com textos e ilustrações, para uma aventura em que tamanho não é documento. E para um universo onde fazer diferente -- já que somos todos únicos -- pode ser a solução. As crianças vão se identificar.
///
Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Poesia / Rima / Animais / Astúcia / Criatividade
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente.
>>POR QUE LER: O
Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.
Essa divertida fábula foi contada em nosso canal, no
Brinque-Book Conta Histórias. Só dar o play aqui!
[embed]https://youtu.be/TkBGD-VYB_IVlist=PLCab1CwTq8zWaUuFkBhF2B8kCUDNLRCwp[/embed]
///
Para ler a matéria da
Folha na íntegra -- e ver outras indicações de outros colunistas --
vá por aqui.
///
E você
O que tem lido e o que sugeriria para outras famíliasa Comente aqui com a gente!