Nesta semana, livro online é dos premiados Ilan Brenman e Giles Eduar; acesse aqui

01/07/2020
O premiado autor Ilan Brenman se uniu ao também premiado ilustrador Giles Eduar nesta história divertidíssima sobre uma família muito especial, como todas.

Isabela resolveu fazer um convite inusitado ao pai e à mãe: bora brincar? Imagem: Minha mãe é um monstro, de Ilan Brenman (texto) e Giles Eduar (ilustrações)

Era um sábado como outro qualquer. Todos tinham acabado de almoçar. Mãe e pai descansavam jogando conversa fora na mesa. Mas eis que Isabela se aproximou, trazendo consigo um baú cheio de fantasias. Já aconteceu por aí, ainda mais nesse momento em que todos estamos em casa o tempo todo?

Fantasia é viagem no tempo

Ela insistiu tanto, mas tanto, que a família topou uma brincadeira: Chapeuzinho Vermelho! Isabela seria a menina que leva doces à avó. O pai interpretaria o caçador. Já a mãe... bem, seria o lobo! Bastou a mãe colocar a capa para se transformar. Foi aparecendo uma orelha aqui, uma rabo acolá e, de repente, a mãe era o lobo! Esse é o enredo Mamãe é um lobo que está disponível para você ler com as crianças neste link aqui, junto, claro, com muitas sugestões de atividades ;-) A obra foi premiada pela revista Crescer, selecionado para a lista dos 30 Melhores Livros do Ano.

Resgatando a infância

Na história, a mãe vira um lobo de verdade. A filha a princípio se assusta e pede ajuda ao caçador. O leitor fica em dúvida: o que aconteceu de fato? A mãe é um lobo agora? Pois é só no final que se revela ao leitor -- e também à filha, Isabela -- o que de fato aconteceu com essa mãe-lobo. Se, para as crianças, a fantasia é parte fundamental da vida; para os adultos, precisa ser resgatada. E o que é melhor do que brincar com os pequenos para conversar diretamente com nossa criança interior? Estar junto, ler junto, brincar junto e se deixar levar pelas ideias e convites que as crianças nos propõem é um presente para elas e para nós também. Esse é o tipo de interação que ajuda a criar memórias afetivas com os pequenos -- e para nós, nem tão pequenos também. >>Criar memórias afetivas? Listamos aqui sete dicas que você precisa conhecer se esse é o tema que te interessa.

Mas era só brincadeira! Cadê a mãe??? Imagem: Minha mãe é um lobo, de Ilan Brenman (texto) e Giles Eduar (ilustrações)

 

Para ler com os pequenos

Como sempre, além do livro em si, compartilhamos também sugestões de leitura e de atividade que complementam e ampliam o sentido do texto. Trouxemos para cá as três dicas mais especiais:

1-) Respire e inspire (-se)

Na história dos premidos Ilan Brenman (texto) e Giles Eduar (ilustrações), a disparador da ação é um conto clássico, Chapeuzinho Vermelho. A menina Isabela inspira-se nessa obra conhecida para propor a brincadeira. A premiadíssima companhia de teatro para crianças Cia. Le Plat du Jour, conhecida por adaptações incríveis dos contos de fadas, liberou várias peças na íntegra em sua página no YouTube. Fizemos até um post sobre isso, veja aqui! Abaixo, recomendamos essa versão que fizeram de Os três porquinhos para você se inspirar e soltar a imaginação aí com as crianças. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=9IaAaHYv7Ds&feature=youtu.be[/embed]

///

2-) Fale com eles

Do que as crianças têm medo aí na sua casa? Lobos são personagens recorrentes nas histórias infantis e geralmente provocam medo e angústia nas crianças -- ajudando-as a olhar para esses sentimentos em um ambiente seguro, o seu colo ;-). Pode ser uma boa oportunidade para ajudá-las a elaborar o que as assusta e conversar sobre isso. Que personagens de filmes, desenhos e livros as assustam mais? O que mais chama a atenção nesses personagens? Suas ações, sua aparência? O que elas sentiram ao verem a mãe da Isabela transformando-se em um lobo na história? Aqui, neste post, o pessoal de A Taba fala sobre o tema. Tem também esse outro texto aqui, publicado no nosso blog, que trata desses medos infantis e dá muitas dicas de livros para ajudar os pequenos a lidarem com o que os assusta.

///

3-) Repare nas ilustras

Leia com tempo, sem pressa, e deixe as crianças observarem bastante as ilustrações. No livro ilustrado, elas narram a história tanto quanto as palavras. Como vai acontecendo a transformação da mãe em lobo? O que as imagens mostram que a história não conta? É mais assustador ver ou ler a transformação?

///

Mamãe é um monstro

Autor: Ilan Brenman Ilustrador: Gilles Eduar Temas: Conto / Humanos / Brincadeiras / Imaginação / Relacionamento familiar /Dia das Mães (2º Domingo de Maio) Faixa Etária: A partir de 3 anos R$ 44

///

  Volte para contar para a gente como foi a leitura aí na sua casa! Vamos adorar saber!
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog