Dia dos Avós: um livro, dois filmes e duas peças para ver juntos, mesmo longe!

25/07/2020
Dia 26 de julho, a gente comemora o Dia dos Avós.

Carinho, afeto, amor: como estar juntos, mesmo estando longe? Imagem: Colo de avó, de Roseana Murray (texto) e Elizabeth Teixeira (ilustrações)

Nestes tempos de isolamento social em que os idosos especialmente estão sendo poupados de riscos desnecessários, como compartilhar essa data, que se tornou ainda mais especial justamente porque tantos netos e avós já estão há meses sem contato físico, sem se ver de pertinho?

Pertinhos à distância

Ninguém tem dúvidas sobre a importância da relação com os avós na vida das crianças. Amor, afeto, histórias, trocas inter-geracionais e a possibilidade de construir relações com adultos da família que não sejam os pais. Além disso, há pesquisas, que mostram que as crianças que convivem de perto com os avós são mais generosas e com menos propensão à depressão no futuro.

As histórias aproximam

Compartilhar emoções e afetos com alguém é sempre uma boa forma de aproximar. Ler para as crianças, por exemplo, aprofunda vínculos e laços justamente porque estamos -- nós e as crianças -- experimentando juntos aquele sentimento, aquela história. Quando lemos para filhos e netos, ou mesmo vemos um filme com eles, estamos focando nossa atenção na mesma coisa que eles, dividindo aquele momento integralmente. E isso é muito poderoso!

O afeto que nos faz viajar! Imagem: Colo de avó, de Roseana Murray (texto) e Elizabeth Teixeira (ilustrações)

Quem aqui já não assistiu a algum show, série, peça ou foi ao cinema e não viu a hora de sair pra comentar e compartilhar impressões? Isso dá uma sensação incrível de proximidade, que os pequenos amam também! Neste texto aqui, a psicóloga Dorli Kamkhagi, em parceria com colega Ana Carolina de Oliveira Costa, analisa o impacto do isolamento social nas relações de avós e netos. E propõe caminhos para redescobrir a proximidade, mesmo que não seja (ainda) fisicamente. As sugestões todas vão nessa direção do compartilhar afetos.

Antes: um pouco de tecnologia

A gente selecionou e separou aqui algumas histórias inspiradoras, bonitas, leves -- mesmo que reflexivas -- e gostosas de ver e ler juntinho com os netos. Um livro, dois curtas de animação e duas peças de teatro, olha que legal! On-line e grátis! O convite é: para cada um desses livro, filmes ou peças que vamos indicar daqui a pouco, basta uma ligação com as crianças e um compartilhar de telas. Não sabe como compartilhar a tela? Sem problemas! Damos aqui, rapidinho, um passo a passo básico em três aplicativos que fazem reuniões online e que, com certeza, você já deve ter usado para trabalhar ou conversar com a família:

Zoom

  • 1. Acesse o arquivo (o livro, o filme, a peça etc) e deixe no ponto; 2. Acesse o Zoom, chame a criançada ;-) 3. No canto inferior esquerdo, há um botão chamado "compartilhar tela". Só clicar nele. 4. Entre de novo na página do filme ou livro ou peça 5. Dê o play ;-)
  • Dúvidas? Dê uma olhada nesse tutorial.
 

Skype

  • 1. Acesse o arquivo (o livro, o filme, a peça etc) e deixe no ponto; 2. Acesse o Skype, chame a criançada ;-) 3. No canto inferior direito, você vai ver dois quadradinhos; clique neles. Em seguida, vai abrir uma outra tela, com um grande botão cinza no meio: "iniciar compartilhamento". Clique e pronto! 4. Entre de novo na página do filme ou livro ou peça 5. Dê o play ;-)
  • Dúvidas? Aqui tem um tutorial massa!
 

Google Meets

  • 1. Acesse o arquivo (o livro, o filme, a peça etc) e deixe no ponto; 2. Acesse o Meets, mas, antes de chamar a criançada, clique em "Apresentar", que fica ali logo ao lado de "participar agora" na tela inicial ;-) 3. Clique em "tela inteira", na coluna do meio. Em seguida, em "compartilhar" 4. Entre de novo na página do filme ou livro ou peça 5. Dê o play ;-)
  • Dúvidas? Tutorial como esse pode ajudar.
 

1 livro, 2 filmes e 2 peças

Agora sim! Olha só as opções super bacanas pra curtir com avós -- e netos/as <3 Todas, como a gente adiantou, disponíveis on-line, na íntegra, de grátis!

1 livro Colo de avó

Este livro de poemas, delicado e divertido, é uma homenagem das autoras Roasena Murray (texto) e Elisabet Teixeira (ilustrações) a todas as avós e à relação profunda que elas têm com netas e netos! A obra conta histórias de diferentes tipos de avós e de relações diversas, mas todas permeadas, claro, por MUITO afeto! <3 Como acessar? O livro está disponível on-line, na íntegra, neste link aqui.

///

2 filmes Alike

Imagina um pai e um filho coloridos vivendo numa cidade onde todo mundo é cinza. A alegria colorida do menino, no entanto, logo vai dando lugar ao pálido do cinza na correria do dia a dia... Sensível e delicado, vale a pena ver esse curta premiado de Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Méndez, vencedor do Goya de animação. Por uma infância feliz e colorida -mesmo para os adultos. [embed]https://vimeo.com/194276412[/embed]

///

Carona na vassoura

Indicado ao Oscar, esse curta é inspirado no livro Carona na vassoura, da premiadíssima dupla Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustrações). Está em inglês, não tem versão com legendas, mas os diálogos são poucos e a narrativa mesmo é contada pelas imagens, podem assistir sem problemas. [embed]https://youtu.be/9mrWA0uIbL8[/embed]

///

2 peças de teatro Os três porquinhos

Tanto essa quanto a próxima são espetáculos da premiadíssima companhia de teatro para crianças Cia Le Plat du Jour, que disponibilizou algumas de suas obras no YouTube para os pequenos verem durante a quarentena. Inovadoras, as atrizes do grupo, também pesquisadoras da linguagem, apresentam os clássicos em nova roupagem. Nesta aqui, o clássico é contado através de dois “açougueiros”, Pipo e Pepe, que têm um açougue muito diferente: nele, há todo tipo de carne: carne de óculos, carne de bicicleta, carne de martelo, carne de banana, carne de abacate e até de fralda! Um dia, lhes pedem carne de porco! Mas carne de pouco, oras bolas, eles não têm! É assim que começa a confusão. O lobo mau surge na história de um jeito bem irreverente! Divertida e musical, a peça tem na linguagem do palhaço seu fio condutor. [embed]https://youtu.be/9IaAaHYv7Ds[/embed]

///

Cinderela lá lá lá

Nesta adaptação do clássico, a versão escrita pelas diretoras da companhia,  Alexandra Golnik e Carla Candidato, atualiza a história de Perrault e dos irmãos Grimm. Cinderela é corajosa e quer ser estilista. Sua madrasta é fanática por shopping centers. As irmãs invejosas só pensam em ser atrizes de musicais. O antigalã Príncipe Emo é um tímido lutador de  esgrima que faz faculdade na GV; a Fada Madrinha é musa do entertainment e o pai de Cinderela, que está sempre ausente, é um comerciante rico e elegante. O baile real é repleto de celebridades, como Yoko Ono, Olivia Newton-John, Ana Carolina, Shakira, Gal Costa, Maria Bethânia e até Mãe Menininha. A peça recebeu três estrelas na avaliação da Vejinha. [embed]https://youtu.be/gIMyE8RVYTA[/embed]

///

E você? Veja tudo e volte para nos contar o que achou e como foi o Dia dos Avós por aí.  
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog