Uma história dentro de outra história é tema de "O incrível livro de Gildo"

02/08/2020
Um caderno, alguns lápis coloridos, giz de cera e muita imaginação: ingredientes que todas as crianças têm, certo? Com eles, o simpático e corajoso elefante Gildo decide escrever um livro! Essa é a história de O incrível livro do Gildo, lançamento da autora e ilustradora Silvana Rando, que criou esse querido personagem há 10 anos -- a obra Gildo, ganhadora de diversos prêmios, inclusive um Jabuti, foi publicada em 2010.

Um livro, duas histórias: será que Gildo vai agradar a todo mundoo Imagem: O incrível livro do Gildo, de Silvana Rando

Inspirado em fatos reais

Nesta narrativa, o elefante decide criar uma animada história com os monstros assustadores que desenhou. Mas, como não quer desagradar a ninguém, tem de lidar com ideias e palpites em seu conto, que vão mudando a direção de seu desejo original. Assim, Laurinha, a irmã, quer uma história com bailarinas. O pai de Gildo sugere extraterrestres. Paulo, o amigo, também quis ajudar: que tal robôs malignoss E mãe vai parar nessa confusão mesmo sem querer, com sua receita de bolo de chocolate. O que tudo isso tem a ver com os monstros que Gildo desenhouu Já imaginou monstros bons da floresta dançando ballet com extraterrestress A divertida fábula faz pensar nos limites entre nós e os outros, desafios que as crianças enfrentam nessa faixa etária -- o Material de Apoio ao Professor, elaborado por Clara de Cápua, recomenda trabalhar a obra com crianças do segundo e terceiro anos do Fundamental I. >>Educador, baixe aqui o material exclusivo e gratuito! A própria autora contou, numa conversa com o Blog da Brinque, que se inspirou em situações reais que viveu quando dava aulas e ensinava as crianças a fazerem seus próprios livros. "Dei aula numa escola em que ensinava as crianças a fazerem um livro, cada um o seu. Elas queriam colocar de tudo no livro, para agradar os amigos, o pai, a mãe... Fiquei com muita vontade de narrar essa experiência".

Para ler este livro

O incrirvel livro do Gildo parece convidar o pequeno leitor a uma sesrie de reflexões, discutindo de maneira bastante leve e intuitiva os limites entre a vontade prorpria e o desejo de agradar.

Para fazer esse percurso reflexivo, a obra escolhe o caminho do humor e da narrativa dentro da narrativa.

Narrativa dentro da narrativa

Há duas histórias sendo contadas ao mesmo tempo: uma é a do Gildo escrevendo seu livro. Outra é a história dos monstros que ele cirou e o que vai acontecendo com eles a cada vez que o elefante tenta agradar alguém.

E é no diálogo entre essas duas narrativas que o livro leva o pequeno leitor a ver que, se a generosidade é uma qualidade desejável, é preciso também ser generoso consigo próprio e confiar em que se é.

As ilustrações marcam a diferença entre a história que Gildo está vivendo e aquele que o elefante está narrando. Imagem: O incrível livro do Gildo, de Silvana Rando

Esta conversa entre as duas histórias é quase um conto de acumulação, pois cada nova ideia é somada à anterior, mudando o curso do livro do Gildo e dando ares ainda mais engraçados. Afinal, como colocar na mesma página um bolo, um robô do mal e bailarinasa

Imagens valem mais que mil palavras

Em um livro ilustrado, as imagens são sempre muito importantes, porque a história se faz a partir da "conversa" entre elas e o texto. Nesta narrativa, cabem às imagens mostrar qual das histórias estamos lendo: se aquela que o Gildo está vivendo ou se aquela que o Gildo está escrevendo. E, assim, vão revelando o conflito base do livro, que é como o Gildo pode escrever a história que ele quer e agradar aos amigos; como pode ser ele mesmo e ser aceito; qual é o limite entre o individual e o coletivo. O mais bacana é que através da amizade da Socorro que Gildo resolve o conflito. E há uma imagem forte -- e fofa -- que sintetiza isso.

3 dicas para a sala de aula

Trouxemos para cá três dicas inspiradas no Material de Apoio ao Professor -- que pode ser baixado gratuitamente aqui -- para  trabalhar esse livro em sala com seus alunos:

1-) Que tal fazer um livro

Um bom começo de conversa para essa história, antes de ler com a turma, é perguntar quem já pensou em fazer um livro. E abrir o diálogo. Será que, na classe, há muitas crianças que tiveram essa ideia Que histórias elas contariamt Deixe que falem e tragam a imaginação: pode ser um material rico de diálogo e até servir de disparador para projetos coletivos do grupo. Silvana contou ao Blog da Brinque que um de seus desejos com esse livro é mostrar que todo mundo pode escrever um livro, por isso Gildo faz o seu usando materiais bem comuns, como caderno e lápis. Que tal convidar seus alunos a colocarem essas ideias deles no papel

///

2-) Convide às listas

Durante a leitura da obra, é bacana chamar as crianças para as ilustrações e o papel delas de revelar as duas histórias que o livro narra. Que tal elas fazerem uma lista de elementos dos dois cenáriosn O que tem no cenário do Gildo e o que tem no cenário do livro do Gildo Quais as diferenças do traço, das cores, do tipo de desenho que evidenciam a história dentro da histórias

///

3-) Fale sobre generosidade

Um aspecto da obra que merece atenc ato ȩ a maneira como, ao tentar agradar a todos, Gildo acaba ficando triste e confuso, quase desistindo de criar seu livro. Aproveite essa reflexaeo para conversar com os alunos sobre generosidade - com os outros e consigo progprio. Traga histórias pessoais e converse sobre aceitação - própria e pelo grupo.

///

Gildo já venceu medo de balão, foi pra escola, ganhou uma irmã -- não necessariamente nessa ordem -- e agora escreve seu próprio livro. Conheça aqui os livros dessa querida personagem.

///

O incrível livro do Gildo

Autora / Ilustradora: Silvana Rando Temas: Imaginação / Criatividade / Relacionamento familiar / Amizade / Cooperação / Autoconfiança / Cotidiano Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) / 6 anos (leitura independente) R$ 48 30% de desconto no Portal do Educador

///

E você/ Conte sua experiência como Gildo!
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog