O que você vê quando fecha os olhoso Você conhece alguém invisíveln Sabe o que tem na toca do coelhoo E que os caracóis recebem visitas em suas conchas Por que os gatos atacam poltronaso Como as mães ouvem através das paredes Em 19 pequenas histórias, em formato de HQ, Marie-Louise Gay narra essas e outras aventuras divertidas, poéticas, reflexivas, lúdicas.
>>A leitura multissemiótica:
A premiada autora e ilustradora canadense traz 19 contos, todos em histórias em quadrinhos, uma linguagem muito propícia para levar o letramento multimodal para a turma. Há sempre um jogo entre palavras e imagens, o dito e o não-dito, as expressões corporais e faciais das personagens e outros símbolos que vão aparecendo ao longo das ilustrações.
>>Produção:
A ideia aqui, sugerida por Clara de Cápua, autora no Material de Apoio ao Professor, é criar uma HQ com a turma. Organizando as crianças em grupos de cinco alunos, proponha que inventem sua própria história baseados em suas curiosidades, como no livro. Depois, é só juntar as HQs de cada um dos grupos e organizar um livro da turma, o
Pequenas Histórias da Turma, por exemplo.
Clara também sugere um exercício de imaginação e, depois, escrita, tendo uma música com inspiração e pano de fundo.
Você pode ter mais inspirações: Material de Apoio ao Professor, acesse aqui
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Autora: Kathrin Schärer
Ilustradora: Kathrin Schärer
Tradutor: José Feres Sabino
Temas: Conto / Animais / Criatividade / Medo
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Um trem viaja pelo país. Um trem comprido, com muitos vagões, muitas cabines e rodas trepidantes. Assim começa a história de Joana, uma divertida porquinha que interage com a ilustradora enquanto a artista ainda cria a história. Com este diálogo divertido entre autora e personagem, o leitor vai sentir como se estivesse fazendo parte do processo de criação do livro.
>>A leitura multissemiótica:
Nesta história, há duas narrativas visuais correndo em paralelo, além do texto escrito. Cada uma das narrativas visuais tem seus códigos, e isso é preciso "ler" na história. Por exemplo, quando o livro conta a história da porquinha, as ilustrações são coloridas.
Quando mostra o trabalho da ilustradora que desenha a porquinha, todas as imagens estão em preto e branco. Vai ser muito interessante explorar esse diálogo com as crianças e ajudá-las a identificar o que define cada uma das linguagens ali presentes.
>>Produção:
A partir do livro, é possível pedir que as crianças criem seus desenhos e narrativas e que fotografem o processo. Podem pedir ajuda dos adultos, aproveitando o isolamento social neste momento. Assim como acontece com a obra, seria uma oportunidade de refletir sobre o desenho e sua produção, contando a história deste fazer com a linguagem fotográfica.
No Material de Apoio, a especialista Ana Lúcia Maestrello sugere, ainda, o uso do YouTube como fonte de pesquisa e a elaboração de diagramas como apoio à compreensão de palavras da história que sejam ainda desconhecidas pela turma.
Mais ideias e inspiraçõesp Só baixar o material neste link ;-)
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Autor / Ilustrador: Alex T. Smith
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Humor, animais, amizade, astúcia, criatividade, clássico revisitado, protagonismo feminino.
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 7 anos (leitura independente)
Certa manhã, tia Rosa acordou com o corpo cheio de pintas! Nesse caso, o que fazeru Ligar para a Chapeuzinho! Ao saber da situação, a menina se despediu do pai e correu para levar para a tia, em sua cesta, tudo o que ela precisava para se curar. Mas, no caminho, encontrou um leão faminto que bolou um plano para devorá-la.
>>Leitura multissemiótica:
Este livro traz diversas linguagens para a narrativa. Para começar, a ilustração nos mostra que essa Chapeuzinho não está numa floresta europeia, mas numa savana africana. Será que as crianças vão notar essa diferençai
É possível mostrar a elas a riqueza das cores e a intencionalidade em seu uso: por que será que são tão vibrantesi Que ideia nos trazems
Além disso, esse livro é repleto de símbolos de outros universos, como setas, diagramas, balões de pensamento, trazendo a possibilidade de leitura dessas outras linguagens.
>>Produção:
Clara de Cápua, que elaborou o Material de Apoio ao Professor, sugere uma produção coletiva, em que as palmas -- ou seja, o som -- sejam a senha para a história passar de um autor a outro, que deve continuar de onde o anterior parou.
Material de Apoio tem mais dicas: baixe aqui!
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Autora e ilustradora: Gemma Merino
Tradutor: Gilda de Aquino
Temas: Respeito às diferenças / Relacionamento familiar / Autoconhecimento / Identidade / Animais / Humor
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)
A autora catalã Gemma Merino combina texto e ilustrações criativas para contar a história de um pequeno crocodilo que, lutando contra as próprias dificuldades, termina descobrindo quem ele realmente é. Onde já se viu um crocodilo que gosta de subir em árvores e não gosta de águat Pois é, o crocodilo dessa história é assim.
>>Leitura multissemiótica:
Gemma Merino faz uso de diversos recursos gráficos para contar sua história, entre eles a cor. Repare como ela diferencia o crocodilo que não gosta de água dos seus irmãos. Também usa principalmente o verde e o vermelho, que são opostos complementares. O que ela pode querer dizere
Além disso, a ilustradora também traz recursos dos quadrinhos para a narrativa. Além, claro, da conversa entre imagem e palavra de todo livro ilustrado.
>>Outras linguagens em sala:
A
Cia Ruído Rosa contou essa história em seu podcast. Que tal apresentar a narrativa nessa linguagem às criançass
https://open.spotify.com/episode/1wozTy5472qvkgzDmu1B4Jksi=tcxL4byzQta02LDFAxFSAw
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Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Poesia / Rima / Animais / Bruxas / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro) / Amizade / Solidariedade
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Uma bruxa com o coração grande demais para sua vassoura. Uma aventura em que a amizade é a mais poderosa bruxaria. A premiada dupla Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustrações) você já conhece, não ée Esse livro, todo rimado, ganhou o prêmio da
Crescer.
>>Leitura multissemiótica:
Esse é um texto trabalhado geralmente com as crianças da Educação Infantil. E pode, claro, ser apresentado a elas mesmo que a BNCC não estipule um trabalho com a multimodalidade nessa faixa etária.
Mas também pode ser explorado com os maiores, nesta "chave" da multissemiótica. Primeiro, porque, sendo rimado, o texto já traz a linguagem rítmica e sonora, uma experiência bem interessante de leitura em voz alta.
Segundo, porque o texto escrito dá, propositalmente, poucas informações, que vão sendo complementadas pelo que as ilustrações ora escondem, ora evidenciam.
Outro ponto interessante: as expressões faciais da bruxa e de seus amigos, que traz humor -- mas também informação -- à narrativa.
>>Outras linguagens em sala:
Esta obra pode ser um convite para levar as animações para a sala de aula. O livro inspirou um curta, indicado ao
Oscar, que, embora em inglês, é fácil de entender: a narrativa é bem mais visual do que falada.
Repare, com as crianças, que a animação é feita em
stop motion, não em desenho. Que tal pesquisar com elas que técnica é essa e propor produções com elesõ
https://youtu.be/jwZavzhym2A
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Autor / Ilustrador: Guido van Genechten
Tradutor: Camila Werner
Temas: Dinossauro / Evolução das espécies / Extinção / Álbum fotográfico / Humor
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente)
Um álbum de família de uma galinha pode não despertar interesse de muita gente. Mas e se dissermos que ela descende dos dinossauros ! Para provar isso, a galinha dessa história decidiu compartilhar com os leitores fotos e lembranças divertidas de sua família.
>>Leitura multissemiótica:
Além do diálogo entre ilustrações e texto, essa história nos traz o álbum de família como um dos fios da narrativa. Embora seja uma ilustração e não as fotos em si, há uma mudança de recurso visual quando esse premiado autor e ilustrador representa as fotos dos "parentes" da nossa galinha.
Uma ótima oportunidade para discutir com a turma essas diferenças na linguagem das ilustrações do livro e, ao mesmo tempo, um "gancho" para recorrer às fotos e álbuns familiares dos próprios alunos.
Repare também que o Guido usa tipos diferentes de letras e posiciona as falas da galinha ou do interlocutor. E há ainda outros elementos para explorar: por que a página do Tiranossauro Rex está "rasgada"t
>>Produção:
Roberta Amendola, que elaborou o Material de Apoio ao Professor, sugere diversas atividades e dá dicas preciosas sobre como explorar todos esses recursos imagéticos e textuais do livro.
Ela propõe também produções de narrativas pessoais, a partir do livro, que devem ser compartilhadas em voz alta, oralmente, inserindo mais uma linguagem nas possibilidades dessa obra.
Mais dicas inspiradoras, só baixar o Manual de Apoio ao Professor
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E
vocêo Conte para a gente como tem trabalhado o multi letramento com seu alunos!