Como mediar a leitura e escolher livros literários para a infância em 5 dicas

31/08/2020
O desafio de escolher os livros para a infância não é pequeno, você sabe. Mas pode ser delicioso! Como? Trouxemos dicas de como selecionar -- com carinho e intenção -- essas obras para as crianças e ainda se divertir muito com isso!

Para ser um bom mediador

Porque, como diz a especialista Lara Meana, para mediar literatura e apaixonar os pequenos pelos livros, é preciso estar enamorada (o) pelas obras também.

O primeiro "curador" literário dos pequenos pode ser você! Capriche! Imagem: A princesa que tudo sabia... menos uma coisa, de Rosane Pamplona (texto) e Dino Bernardi Junior (ilustrações)

Assim, a escolha passa pela leitura -- a sua ;-)

1. Leia? tudo

Para escolher bons livros, é preciso ser leitor (a). Leia. Leia. Leia. Leia livros de que você goste, leia por prazer, torne isso um hábito, seja o exemplo. E leia também – e sobretudo – as obras de literatura infantil. Repare nelas: como é sua forma? Como os textos e ilustrações dialogam? Quais jogos de palavras são propostos? Como é a narrativa das imagens? Que temas trazem? Que curiosidades despertam?

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2. Experimente os livros

Permita-se “fuçar” nas prateleiras escondidas em bibliotecas e livrarias, descubra obras e autores, arrisque-se a ler. E, principalmente, perceba o que esses livros causam em você! Que tipo de emoção? Que tipo de estranhamento? Leia também resenhas de livros em revistas, sites, portais de editoras; note o que os resenhistas destacam e avaliam nas obras. Ler é uma aventura por terras desconhecidas. Aproveite a viagem para (re) conhecer-se leitor (a).

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3. Descubra o leitor

Escolher os livros para as crianças requer escuta atenta: que temas interessam? Que temas são necessários? Que tipo de obra desperta mais o interesse? Quais obras poderiam provocar o seu pequeno leitor e tirá-lo da zona de conforto? O que você deseja compartilhar ao escolher esse ou aquele livro?

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4. Não subestime os pequenos leitores

Crianças são muito capazes quando o assunto é sensibilidade e imagens. Os pequenos estão no mundo e observam suas contradições. Procure oferecer a eles obras que possam ajudá-los a compreender essas contradições pela linguagem – da palavra e da imagem. Evite estereótipos, textos e ilustrações simplórias, que subestimam a capacidade do leitor.

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5. Repare nas qualidades literárias

Bom livro é aquele que dura: foi tão bem construído que é repleto de camadas e, a cada leitura, nos dá uma nova perspectiva. Para ter qualidade literária, precisa trabalhar a linguagem, o modo como conta a história. Ou seja, lapida as palavras e seu lugar nas frases, evita o óbvio, instiga, traz novo vocabulário, procura construir a narrativa de um jeito único, de uma forma singular. O mesmo vale para a ilustração. Que enquadramentos e perspectivas propõe? Como é o traço? Que cores usa? Que surpresas e camadas reserva ao leitor? Complementa e dialoga com a história?

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E você? Essas dicas te ajudaram? Fazem sentido para você? Volte para nos contar!
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