Educar é apoiar, ajudar a encontrar os sentidos, fazer as perguntas, imaginar as respostas, pesquisar hipóteses.
Educar é liberar um mundo de possibilidades, é estar lado a lado de quem vê tudo pela primeira vez -- das letras às coisas mais minúsculas ou mais enormes. Da formiguinha ao dinossauro!
Quais voos esta ajudando seus alunos a alçar? Imagem: O homem que amava caixas, de Stephen Michael King
Educar é ajudar a encontrar e atribuir sentidos. Lindo, não é?
O que aprendemos
Educar é também aprender. E nós aprendemos tanto neste ano, não foi?
Você já parou para pensar em que profissional você era no início de 2020 e como você está agora? O que mudou? Como você sentia em relação à sua turma, aos seus desafios e como está se sentindo agora?
Diário
O que você acha de anotar num diário esse tipo de reflexão, sentimento, sensação, pensamento? Quando liga seu computador para começar as aulas remotas com as crianças, o que pensa ou sente?
Se sua escola está entre as que estão em ensino híbrido, como tem sido essa experiência? Como foi o primeiro encontro presencial com partes da sua turma? O que sentiu?
Anote, registre.
Um livro de perguntas
Outra ideia bacana para você tornar sua aprendizagem visível é anotar as perguntas que você se faz diariamente.
Pode ser também uma pergunta que você recebeu de um aluno e que, de alguma forma mexeu com você.
Anote tudo e vá se permitindo explorar as possíveis respostas, sem pressa. Se um dúvida sobre sua prática aparecer, anote e deixe estar...
As respostas vão surgindo ;-)
E seria bacana anotar como você chegou nelas e de que forma essas respostas vão se conectar com sua prática.
A gente fala muito sobre tornar visíveis as aprendizagens das crianças. Mas e quanto às nossas próprias, não é mesmo?
Anote em arte
Essas anotações, que servem muito para você olhar com carinho redobrado para você, educador (a), podem ser em muitas linguagens.
A gente costuma pensar em múltiplas linguagens apenas quando fala sobre crianças, mas nós, adultos, também podemos nos expressar de diferentes formas.
Por exemplo:
- Faça uma playlist para uma ideia, pensamento ou aprendizagem que sente que viveu;
- Desenhe um diálogo inusitado entre você e um aluno ou colega que queira registrar;
- Veja filmes que conversem com o que está sentindo
Que memórias deixamos
De quais professores você se lembra? Ainda tem fresco na memória o nome da professora com a qual você aprendeu a ler?
Ver pela primeira vez marca. Para as crianças, muitas são as inaugurações. E uma, em especial, ainda mais marcante: a alfabetização.
Aprender a ler é como se tornar livre; tirar as vendas, começar a decodificar todo um novo mundo. Já pensou nisso?
Vendo tudo pela primeira vez - é mágico e inesquecível. Imagem: O gato xadrez, de Isa Mara Lando (texto) e Tatiana Paiva (ilustrações)
O mesmo vale pra outros conhecimentos: já imaginou como seus alunos vão lembrar de tudo o que você ensinou a eles quando forem mais velhos?
De que forma gostaria de ser lembrado (a)?
Vale a pena anotar tudo isso também, como sugerimos acima.
Ser professor é inesquecível, não?
Que memórias você está construindo?
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E você? Conte para a gente o que tem aprendido e do que tem se lembrado ;-)