Um pedacinho por dia: ideias e dicas para ler livros em capítulos com as crianças

15/10/2020
Funciona quase como episódios de uma série: a gente começa um capítulo hoje e logo quer "maratonar" até terminar o livro todo! ;-)

Um peixe na sala? Aventura no fundo mar, vivida pela marquesa dos Bigodes de Chocolate! Imagem: Ludi vai à praia, de Luciana Sandroni (texto) e Eduardo Albini (imagens)

Os capítulos terminam sempre na parte mais emocionante e ninguém quer parar de ler. Aventura, mistério, romance, curiosidades, humor, drama, comédia, questões complexas, desafios cotidianos. Está tudo ali, nos livros, nos capítulos, convidando o leitor.

De capítulo em capítulo

Se você quer que seu filho ou sua filha leia mais, retome ou amplie o hábito da leitura diária do livro literário, selecionar obras por capítulo para oferecer a ele ou ela é uma boa ideia. Isso vale especialmente para os maiores, porque, claro, as obras para leitores mais fluentes são aqueles que têm narrativas verbais mais longas. Também são os maiores que dão conta de leituras de mais fôlego. Mas quando falamos de "maiores", não imagine só um adolescente. Se seu filho ou filha for leitor que já começa a ter autonomia -- o que acontece, geralmente, entre 7 e 9 anos --, já está incluído aqui. Mesmo os menores, de 5 ou 6 anos, se já derem conta de narrativas longas, estão convidadíssimos para essa experiência. O que vale é compreender a fluência leitora / ouvinte da criança e propor obras que sejam interessantes e convidativas.

Uma boa ideia

Ler em capítulos pode ser bacanas por vários motivos:
  • Ajuda a criar o hábito de ler diariamente;
  • É puro prazer e diversão -- e ninguém vira leitor porque é obrigado ;-)
  • Pode trazer mais para perto dos livros os maiorzinhos, cujos interesses ampliados começam a "disputar" com a literatura
  • Momento em que podemos voltar a ler -- ou ler juntinho -- com os filhos que já estão leitores fluentes, olha que delícia ;-)
A mediadora de leitura, autora e também livreira espanhola Lara Meana nos conta que é um equívoco achar que crianças mais velhas não gostam desse carinho de compartilhar a leitura com os pais, avós, adultos de referência. Vamos deixar aqui embaixo uma entrevista que fizemos com ela sobre esse tema: https://blog.brinquebook.com.br/papo-leitor/criancas-grandes-e-historias/

3 dicas para ler em capítulos

Para esse momento de maratonar os capítulos seja ainda mais bacana, olha só essas ideias bacanas:

1) Definam quem lê para quem

Pode ser bacana combinar com as crianças quem vai ler ou como será essa leitura compartilhada. Os crescidinhos demandam menos mediação, mas podem achar o máximo os pais voltarem a ler para eles. Rola, de repente, combinar de cada um ler um capítulo em voz alta. Delícia seus filhotes lendo pra você, não é mesmo? Mas eles podem preferir que os pais leiam com eles. Nesse caso, cada um de vocês escolhe sua obra, lê um capítulo por dia para si, porém deita juntinho, deixa o abajur ligado para dar aquele clima delícia e compartilha o momento. Vocês super podem trocar informações depois. Aliás, essa é a próxima dica:

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2) Sejam uma comunidade leitora

Depois de cada capítulo -- seja lendo para seu filho seja se cada um de vocês estiver compartilhando o momento, mas lendo um livro diferente --, vale super uma conversa. Compartilhem as impressões sobre o que acabaram de ler. Ouça o que as crianças têm a dizer, pergunte por que, tenha interesse no ponto de vista delas... E não se sinta insegura de compartilhar suas impressões também. Mostre o que você gostou, conte por que, relembre histórias de infância, coloque sua subjetividade nesse momento, permita-se fruir. Ler para as crianças não é obrigação!

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3) Subverta os capítulos

Se estiver lendo um livro com capítulos longos, se os capítulos forem grandes demais para a atenção dos pequenos (os menores costumam não gostar tanto de looongas narrativas de uma só vez), pare! ;-) Faça sua própria divisão de capítulos, ué! Tá liberado. O mesmo vale para livros que não têm capítulo, mas que são maiorzinhos e que você deseja ler um trecho por noite (ou dia). Tranquilo! Olhe para você, para a criança e sinta o que funciona para a dupla de leitores que vocês formam. O sentido de tudo isso é fruir o livro. Sempre!

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E você? Volte para contar como foi! Queremos saber!
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