Gratuito, o "Acadêmicos Brinque-Book" vai falar de clássicos e fábulas

16/11/2020
De onde vem a literatura infantil? Você sabe responder assim, pá-pum? Pois é justamente essa a conversa que vai animar os três encontros, todos on-line e gratuitos, da segunda edição do Acadêmicos Brinque-Book. O evento vai ser transmitido ao vivo pelo canal da editora no YouTube,  o TV Brinque-Book, e vai rolar nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, das 19h às 21h. Aqui embaixo, você lê um pouco mais sobre o encontro e também conhece alguns livros relacionados a este tema, para entrar no clima ;-) As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por aqui!

Clássicos e fábulas em sala

A literatura é nossa velha conhecida. Provavelmente, já estava com a gente antes de sabermos ler e escrever. Pois histórias orais e os desenhos nas cavernas são também formas de narrar, não é mesmo? O programa desse encontro não vai tão longe, mas trará um panorama bem completo das origens das histórias para crianças:

Fábulas

No primeiro dia de encontro, o tema é Reino das Fábulas, com a participação do autor, pesquisador e professor Luiz Antonio de Aguiar. Ele é autor do premiado -- e indicado ao Jabuti -- Esopo: liberdade para as fábulas.

Contos de fadas

No dia 2, a palestrante é a pesquisadora e especialista Beth Cardoso, autora de Todo mundo é misturado. Ela vai falar sobre os contos de fadas, desde sua origem até os dias de hoje, na palestra Contos de fadas: origens, transformações e contemporaneidade.

Clássicos

Já Marisa Lajolo, pesquisadora, crítica literária e autora de livros infantis e juvenis, trata de Os clássicos na classe. Ela adaptou e traduziu a versão de Poliana, publicada em 2019 pela Escarlate, do Grupo Brinque-Book.

Bio dos palestrantes

Trouxemos para cá mais informações sobre os palestrantes, dá uma olhada:

>>Luiz Antonio Aguiar

Luiz Antonio Aguiar é escritor há mais de 30 anos, publicou cerca de 170 livros, aqui e no exterior, ganhou prêmios lá fora e no Brasil, inclusive dois Jabutis. É rubro-negro, carioca, avô, tem 65 anos, acredita em discos voadores e em alguns monstros. É professor de Literatura em cursos de qualificação de professores e bibliotecários. Também dá aula de Criação Literária na Cátedra Unesco de Literatura/PUC-RJ. Escreveu roteiros para histórias em quadrinhos boa parte da vida, e continua fazendo e adaptando clássicos da Literatura Brasileira e internacional para Graphic Novels. No grupo Brinque-Book, pelo selo Escarlate publicou ESOPO: LIBERDADE PARA AS FÁBULAS, com as principais fábulas e a vida aventurosa desse que é o maior contador de histórias da Grécia Antiga. O livro foi finalista do Jabuti.  

///

>>Beth Cardoso

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP (doutorado e mestrado). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Doutorado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Mestrado em Comunicação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo pela UNESP. É autora do livro Feminilidade e transgressãoã uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso, Humanitas/Fapesp, 2013; Todo Mundo é Misturado (ficção), Brinque Book, 2016 e Tarcirurga Bartolomeu; Pluminha (ficção), Bamboozinho, 2017 e Literatura e Ensino, Capes/Educ, 2018. Foi professora do curso de jornalismo na UNESP - Campus Bauru (SP) e de literatura na Fatea-Lorena (SP). Foi bolsista de doutorado da Fapesp, com estágio na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, e na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Tem interesse por Teoria do Romance e do Conto, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura e Psicanálise, Literatura Infantil e Juvenil e Literatura e Ensino.

///

>>Marisa Lajolo

Marisa Lajolo é pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária. Deu aula na Unicamp e hoje é professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2009, em parceria com João Luís Ceccantini, organizou a obra Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil (Editora Unesp/Imprensa Oficial), eleita pelo prêmio Jabuti o melhor livro de 2009 na categoria não ficção. Em 2012, seu livro Gonçalves Dias, o poeta do exílio (FTD) foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.

3 livros para o "esquenta"

Quer dar uma boa olhada no tema, na práticac Separamos aqui três obras que tem tudo a ver com essa conversa delícia para a qual estamos te convidando. Ah, antes disso, vale muito dar uma lida nesses dois posts que separamos aqui embaixo: https://blog.brinquebook.com.br/ler-ler/nicola-obyrne-personagens-classicos-irreverencia-e-livros-premiados/ https://blog.brinquebook.com.br/lancamentos/chapeuzinho-vermelho-de-alex-t-smith-atualiza-o-classico-da-literatura-infantil-com-menina-forte/

///

1) A última história antes de dormir

Autora: Nicola O'Byrne Ilustradora: Nicola O'Byrne Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Incentivo à leitura / Cooperação / Humor / Clássico Revisitado / Imaginação / Criatividade Faixa Etária: A partir de 2 anos Depois de um dia incrível, é preciso um desfecho à altura. A última história antes de dormir é a mais importante. Nesta aventura bem-humorada, o pequeno leitor acompanha personagens conhecidos disputando quem vai ser a última história do dia. Os Três Porquinhos, Cinderela, Chapeuzinho e o Lobo Mau ora interrompem as histórias uns dos outros ora organizam-se para viver, juntos, narrativas de aventura, amor, perigo e humor inventadas por eles mesmos.

>>Por que ler

Isso tudo ganha vida no traço delicado e nas cores vibrantes de Nicola O'Byrne, de Use a imaginação, obra em que a autora já brincava com personagens clássicos, subvertendo e reafirmando seus papéis no imaginário infantil. Premiada com o selo Cátedra 10 em qualidade infantil

///

2) Esopo: liberdade para as fábulas

Autor: Luiz Antonio Aguiar Ilustradora: Márcia Széliga Temas: Fábulas / Tradição oral / História / Imaginação Faixa Etária: A partir de 8 anos Histórias como a da raposa e das uvas, da lebre e da tartaruga ou da cigarra e da formiga são conhecidas por quase todos, mas muito pouco se sabe sobre seu criador. Neste livro, de forma intrigante e original, o autor Luiz Antonio Aguiar procura jogar luz sobre a enigmática vida de Esopo, a respeito da qual pouquíssimo se sabe. Intercalando e criando paralelos entre algumas das mais conhecidas fábulas do narrador grego com a história de sua vida, o autor cria um livro que interessará tanto aqueles familiarizados com as fábulas de Esopo quanto os que entram em contato com sua obra pela primeira vez.

>>Por que ler

Além das fábulas, aqui o leitor terá contato com uma ficção sobre a vida de um dos maiores fabulistas nesta obra premiada pela AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) na categoria melhor Texto Literário Juvenil, que foi também finalista do Jabuti.

///

3) Poliana

Autora: Eleanor H. Porter Tradutora e adaptadora: Marisa Lajolo Temas: Relacionamento familiar / Convivência social / Otimismo / Cotidiano / Religião / Perseverança / Solidariedade / Amizade Faixa Etária: A partir de 8 anos A menina Poliana, com apenas 11 anos, tem muito a ensinar. Após a morte dos pais, ela foi viver com sua severa tia Polly. A mudança foi inesperada para as duas, mas Poliana com seu jeito doce conquistou a todos ao seu redor. No clássico da literatura para jovens leitores, escrito em 1913, é emocionante ver como uma garotinha com uma brincadeira simples - o Jogo do Contente - pode enxergar o lado bom de todas as situações, mesmo quando os outros não conseguem. Aqui é a forte e corajosa menina protagonista que irá mostrar a todos da cidade a importância da solidariedade, do amor ao próximo e de uma atitude positiva em relação à vida.

>>Por que ler

O best-seller mundial agora chega à Escarlate com tradução e adaptação da renomada crítica literária, autora e professora Marisa Lajolo e projeto gráfico leve e moderno da designer Ana Matsusaki.

///

E vocêg Quais são suas histórias e fábulas preferidasa
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog