Home | Livros | Companhia das Letras | O MERCADO DAS CRENÇAS
CLIQUE PARA AMPLIAR

O MERCADO DAS CRENÇAS

Eduardo Giannetti
Tradução: Laura Teixeira Motta

Apresentação

A fim de melhor compreender a natureza das decisões econômicas, Eduardo Giannetti questiona a noção de que as crenças governam a ação social e discute as relações entre idéias, interesses e comportamento. Entre a economia, a política e a história das idéias, o livro sugere que os economistas não exercem tanta influência quanto supõem.

Vícios privados, benefícios públicos?

Companhia de Bolso

Vícios privados, benefícios públicos?

Eduardo Giannetti

R$ 54,90

O elogio do vira-lata e outros ensaios

Companhia das Letras

O elogio do vira-lata e outros ensaios

Eduardo Giannetti

R$ 84,90

Felicidade

Companhia das Letras

Felicidade

Eduardo Giannetti

R$ 79,90

Indisponível
O livro das citações

Companhia das Letras

O livro das citações

Eduardo Giannetti

R$ 89,90

As barbas do Imperador

Companhia das Letras

As barbas do Imperador

Lilia Moritz Schwarcz

R$ 129,90

Flores artificiais

Companhia das Letras

Flores artificiais

Luiz Ruffato

R$ 59,90

O Deus selvagem

Companhia das Letras

O Deus selvagem

A. Alvarez

R$ 46,00

Indisponível

Ficha Técnica

Título original: Beliefs in action Páginas: 296 Formato: 16.00 X 23.00 cm Peso: 0.536 kg Acabamento: Livro brochura Lançamento: 13/11/2003
ISBN: 978-85-3590-433-8 Selo: Companhia das Letras Ilustração:

SOBRE O LIVRO

A fim de melhor compreender a natureza das decisões econômicas, Eduardo Giannetti questiona a noção de que as crenças governam a ação social e discute as relações entre idéias, interesses e comportamento. Entre a economia, a política e a história das idéias, o livro sugere que os economistas não exercem tanta influência quanto supõem.

Publicado originalmente nos Estados Unidos, em 1991, O mercado das crenças, de Eduardo Giannetti, ganha sua primeira edição brasileira. Livro de estréia do autor, o ensaio trata do papel da filosofia política e econômica (as "idéias") nos processos de formação das crenças e de mudança social. A intenção principal é entender o comportamento da economia pelo exame das motivações não-racionais (as "paixões").
O livro parte das concepções de pensadores como David Hume e Adam Smith para entender o modo como as paixões acabam por afetar nossa conduta como consumidores, produtores e tomadores de decisão. Além disso, procura compreender como, por meio da linguagem, as paixões influem na transmissão das idéias entre gerações e pessoas. Giannetti localiza a preocupação com esse problema no cerne de uma importante tradição da filosofia moral britânica.
Segundo o autor, a ênfase no componente não-racional de nossos mecanismos de fixação das crenças contribui para esclarecer e restringir afirmações enganosas, feitas com freqüência pelos filósofos de tradição utilitarista, marxistas, keynesianos e neoliberais, que acreditam no poder supremo das idéias para moldar a conduta humana e as instituições da vida prática.
Entre a economia, a filosofia, a política e a história das idéias, Giannetti desafia o leitor e o educa sobre as concepções de natureza humana e do avanço do conhecimento, com profunda erudição e clareza argumentativa.

Sobre o autor