O detetive mais amado de toda a literatura policial havia se aposentado no volume anterior, mas a eclosão da Primeira Guerra Mundial obrigou-o a voltar à ativa - dessa vez como um agente secreto. Para não privar os leitores do relato de uma aventura tão singular, Watson agregou mais alguns casos a "Seu último adeus", publicados na Strand Magazine entre 1908 e 1917:
Vila Glicínia - O círculo vermelho - Os planos do Bruce-Partington - O detetive moribundo - O desaparecimento de Lady Frances Carfax - O pé do diabo - Seu último adeus
O conto "Vila Glicínia" é possivelmente a mais antiga referência literária ao vodu. "Seu último adeus" é um dos dois únicos contos do cânone que não é escrito por Watson, e sim na terceira pessoa. Há uma menção ao Brasil nas notas do conto "Vila Glicínia", onde se chega a supor que o ditador sanguinário mencionado por Watson e Holmes seja D. Pedro II.
O livro inclui:
- mais de 180 notas baseadas em fontes recentemente descobertas escritas por Leslie S. Klinger - eminente autoridade mundial em Sherlock Holmes;
- uma lista das sociedades sherlockianas, reais e virtuais;
- cerca de 70 ilustrações, incluindo as de Sidney Paget, e fotografias retratando a vida cotidiana na Inglaterra vitoriana e eduardiana.