No quarto volume da série de tragédias gregas estão presentes os três maiores dramaturgos gregos: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Além da introdução e das notas que acompanham cada uma das peças, esse livro inclui ainda uma apresentação geral da tragédia grega.
Os Persas, uma das tragédias gregas mais antigas, foi encenada pela primeira vez em 472 a.C., e apresenta a singularidade de ser a única tragédia subsistente baseada em um acontecimento histórico - a guerra entre os gregos e os persas, guerra na qual o próprio autor, Ésquilo, participou como combatente. Electra, de Sófocles, representada pela primeira vez por volta de 413 a.C., começa com o retorno de Orestes, filho de Agamêmnon, a Micenas para vingar o assassinato do pai cerca de onze anos antes. Hécuba, representada pela primeira vez provavelmente em 423 a.C., em Atenas, se baseia em episódios do chamado Ciclo Troiano. Eurípides, chamado por Aristóteles de "o mais trágico dos trágicos" deve essa merecida fama em parte à Hécuba.
"Trata-se de uma excelente oportunidade para entender o fascínio que esses textos vêm exercendo sobre os homens e todas as épocas. A série distingue-se por ser a primeira tradução direta do grego ático, no Brasil, do conjunto das principais tragédias gregas."Jornal do Brasil