|
"Foram dois os desafios principais que assumi no Barbas: um, captar a personalidade esquiva de d. Pedro II e expressá-la num personagem de HQ; outro, ser fiel à estrutura da obra original.
Eu poderia ter criado uma biografia inspirada no livro, mas optei por respeitar o plano original em que cada capítulo aborda um aspecto do Segundo Reinado: a arquitetura, a literatura indigenista, a heráldica, a moda etc., sendo a biografia seu fio condutor.
D. Pedro II era um desconhecido para mim, e creio que para muita gente. Ele tinha muitas contradições e ambiguidades: era um intelectual distante, interessado em astronomia, geologia e línguas mortas, mas também por problemas técnicos e prosaicos como as instalações hidráulicas de um quartel ou hospital; altivo, mas acessível a todos; recluso, mas exibicionista; carioca de S. Cristóvão, rei americano e cidadão do mundo. Hoje somos .íntimos., e espero que eu tenha contribuído para torná-lo mais familiar para os brasileiros."
Spacca é cartunista e ilustrador. Escreveu histórias em quadrinhos para as revistas Níquel Náusea e Front e também trabalhou com animação. Em 2005, Spacca recebeu o primeiro prêmio de charge no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
|
|