O Brasil é o 7º país com mais empreendedores no mundo, percentualmente, segundo o Global Entrepreneurship Monitor 2021, mas, criar e gerir um negócio não é um caminho linear e, nem sempre é fácil. Há diversos desafios, que vão além da capacidade de investimento financeiro. E, quando se alcança o sucesso, também não é simples mantê-lo. “O perigo mora na convicção de que uma conquistado o sucesso futuro é garantido”, diz Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, que acaba de lançar o livro A essência de empreender, pela Portfolio-Penguin.
Ser empreendedor exige muito suor, capacidade de pensar estrategicamente, inteligência emocional, liderança, além de saber tomar boas decisões e desenvolver a disciplina. Por isso, para quem pretende se aventurar ou quer desenvolver melhor seu negócio, destacamos cinco livros que vão te ajudar a trilhar esse caminho:
1. A essência de empreender, de Miguel Krigsner
Neste livro, o criador do Grupo Boticário narra as grandes viradas do negócio até transformá-lo num ecossistema global de beleza (capa: Alceu Chiesorin Nunes)
A inspiradora jornada do empresário que transformou uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba no Grupo Boticário – com cerca de 3,7 mil lojas no Brasil e presente em outros quinze países. Neste livro, Miguel Krigsner narra as grandes viradas do negócio até transformá-lo num ecossistema global de beleza. Compartilha a busca pela fragrância perfeita, além de seus maiores erros e dilemas.
2. Nasce um empreendedor, de Dony De Nuccio e Bob Wollheim
Um livro imperdível para a futura geração de empresários do país! (Capa: Eduardo Foresti | Foresti Design)
Por onde começar a empreender? Quais são as principais armadilhas a serem evitadas? Neste livro, Dony De Nuccio e Bob Wollheim respondem a essas perguntas de forma simples, direta e divertida. O livro também reúne os maiores e mais influentes empreendedores do país, que dão dicas e depoimentos sobre o tema.
3. Optimal, de Daniel Goleman e Cary Cherniss
Tradução: Cássio Arantes Leite
Goleman e Cherniss mostram como a inteligência emocional pode nos ajudar a ter um ótimo dia frequentemente e como definir metas realistas e alcançáveis (capa: Alceu Chiesorin Nunes)
No best-seller Inteligência emocional, Daniel Goleman revolucionou a forma como pensamos a inteligência. Quase três décadas depois, ele revisita o conceito e mostra como utilizá-lo para atingir um desempenho máximo na vida e no trabalho. Este livro é resultado de mais de três décadas de estudos e aplicação da inteligência emocional na vida e nas empresas, e traz ferramentas para o desenvolvimento de líderes, equipes e organizações mais inteligentes emocionalmente.
4. As seis disciplinas do pensamento estratégico, de Michael D. Watkins
Tradução: Renato Marques
Escrito por Michael D. Watkins, um dos pensadores de gestão mais influentes da atualidade (capa: Estúdio Insólito)
Este livro é um guia poderoso para transformar líderes de todos os níveis e setores, escrito por um dos pensadores de gestão mais influentes da atualidade. Watkins explora o que é pensar de forma estratégica e diz que essa habilidade é desenvolvida através do aprendizado de seis disciplinas fundamentais. Com exemplos práticos e reflexões fundamentadas em quase duas décadas de estudos e entrevistas com 50 executivos, o autor nos ensina como reconhecer e priorizar o que de fato importa.
5. Pensamento eficaz, de Shane Parrish
Tradução: Renato Marques
Misturando ciência e histórias reais, Shane Parrish mostra como não reagir de forma automática a tantas situações cotidianas e como tomar decisões de modo mais eficaz (capa adaptada da edição estrangeira)
Best-seller do New York Times, este livro detalha como usar a mente de maneira eficaz. Shane Parrish, investidor e ex-agente de inteligência, mostra que tomar uma boa decisão tem a ver com o processo, não com o resultado. Você vai aprender a identificar o problema certo, construir uma margem de segurança para a tomada de decisão e evitar os erros de julgamento. Também vai aprender a dimensionar o custo de uma decisão e usar esse cálculo a seu favor.