O que você vai tirar de “Complicado e perfeitinho”, por Renan Bittencourt

05/11/2024 Ilustração de Fits para Complicado e perfeitinho, livro de Renan Bittencourt pela Seguinte

Por Renan Bittencourt*, autor de Complicado e perfeitinho, publicado pela Seguinte

Você já desistiu de uma coisa e voltou atrás? Eu já.

Quando comecei a escrever Complicado e perfeitinho, faziam uns 4 ou 5 anos que tinha desistido de contar histórias. Tentei bastante por um tempo, mas dei com a cara em várias portas e aceitei que um sonho era um sonho e precisava ter seus limites.

E aí um amigo me pediu para ajudá-lo com um projeto. E a sede voltou. E eu não resisti.

Acontece que aprendi que existe uma armadilha na minha relação com a escrita: se quiser fazer algo muito bem-feito, nunca farei. Porque nenhuma frase é boa suficiente, nenhum tempo é ideal, nenhuma história  está à altura de ser contada. Sabendo dessa armadilha, então, pensei: dane-se esse troço. Vou sair escrevendo qualquer coisa e é isso aí. Um capítulo por semana. Bora.

Complicado e perfeitinho nasceu assim, sem cerimônia. Muito inspirado pelos livros do Vitor Martins e por Arlindode Ilustralu. Me desafiei a tentar tirar uma história de amor do papel. De amor. A primeira que contaria nesse gênero. E acho que, justamente por nunca ter escrito um romance, é que começaram a vir coisas tão íntimas e próximas de mim. Cenas da adolescência, amores que nunca foram, e outros que foram demais, de um jeito inesperado. Coisas bastante específicas da minha vida que vários leitores vieram depois me falar que “FOI EXATAMENTE ASSIM COMIGO TAMBÉM”!

Realmente, não existe experiência individual nesse mundo. E eu fico feliz demais por isso. É bom saber que outras pessoas viveram o que eu vivi. Que a gente não tá sozinho.

Esse é o motivo número um da conexão que leitores têm com essa história. E, o número dois, eu acho que é o fato dela parecer um amor real. Um amor imperfeito e ainda assim delicioso. Um amor que pode acontecer, mesmo que não sejamos loiros, sarados em Nova York com empregos que nos permitem bancar uma viagem para a Toscana, onde descobriremos nossos verdadeiros sentimentos.

Foto do livro Complicado e perfeitinho, de Renan Bittencourt, publicado pela Seguinte

Complicado e perfeitinho fala de um amor para quem nem se entende ainda. Para quem tem que pensar em trancar a faculdade se não arranjar um estágio. E até para quem teve acidentes com animais silvestres caindo em suas cabeças.

Eu sei lá o que você vai tirar de Complicado e perfeitinho, mas o que eu tirei foi como é bom voltar atrás.


RENAN BITTENCOURT nasceu no Rio de Janeiro. Formado em cinema, trabalha como roteirista e designer instrucional. Na literatura, já publicou contos e romances independentes. Complicado e perfeitinho é seu primeiro livro. Siga o autor nas redes sociais: Instagram | TikTok

Ilustração feita por Fits para a Editora Seguinte

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog