![](https://cdl-static.s3-sa-east-1.amazonaws.com/blog/artigo/5586/thumbnail/por-que-as-criancas-adoram-os-contos-acumulativos.jpg)
Por que as crianças adoram os contos acumulativos?
O gênero em que "cada hora chega mais um" é muito popular entre os leitores bem pequenos, que conseguem memorizar a estrutura simples e recontar a história sozinhos
Ah, o verão!
Dias de céu azul que passam devagar. Tempo de viajar para a praia, pegar piscina ou apenas recorrer a um delicioso picolé para não derreter - como faz a síndica, Dona Loba, em Picolé de lua (Companhia das Letrinhas, 2023), de Haeena Baek.
O verão é mais do que uma estação: é um estado de espírito. E algumas histórias são capazes de transpor em palavras e ilustrações essa atmosfera leve e solar, que muita gente deseja que pudesse durar o ano inteiro. Fizemos uma lista com histórias que são a cara do verão, com direito a sol, mergulho, pé na areia e toda a alegria que esses dias longos e abafados podem despertar. Confira:
Sol e chuva se intercalam com risos e brincadeiras seguindo o tom de As quatro estações, de Vivaldi. Em uma experiência sinestésica dividida em três atos, somos inundados por uma atmosfera de liberdade e exploração, com banhos de mangueira, tempestades súbitas e muita diversão. Cada página explora técnicas ilustração e pintura diferentes, compondo uma sinfonia harmoniosa e cheia de cores. Esta obra, ganhadora do prêmio Bolonha Ragazzi 2022, ganhou uma edição especial com um QR code no final que dá acesso à canção Verão, da sinfonia de Vivaldi.
LEIA MAIS: Veja quais livros fazem mais sucesso por idade
Uma menina caminha pela praia e, curiosa se aproxima do mar. Brincando com os limites do livro como objeto, vemos se desenrolar uma narrativa poética que instiga a imaginação, a brincadeira, a singeleza da infância e o poder da natureza.
A experiência do coelhinho Bibo na praia fica marcada por detalhes que vão fazer os leitores da primeira infância se identificarem. Saborear um picolé com o pé (ou melhor, a pata) na areia, encontrar um caranguejo, fugir da chuva de verão que teima em dar as caras... Mas nada atrapalha a diversão de curtir as férias de frente para o mar. E como não poderia ser diferente, o dia se encerra com um cochilinho na praia!
O surfista tem uma prancha e um sonho: pegar o carro e descer para a praia. Parece tranquilo. Porém, no caminho, aparece um mergulhador pedindo carona. E logo são dois para descer a serra. Depois aparece um heroi. Então, já são três… E assim a viagem segue. Neste conto acumulativo, uma simples ida à praia se torna mais do que uma aventura, que acompanhamos com os desenhos divertidos e cheios de contraste que renderam a esta obra o Jabuti 2021 na categoria ilustração.
A noite estava tão abafada que ninguém conseguia fazer nada - nem mesmo dormir. Um apagão súbito deixa o prédio inteiro no escuro. E sem os ventiladores funcionando, fica tão quente, mas tão quente que até a lua derrete… Ainda bem que Dona Loba recolhe os pingos lunares que caem do céu… e faz com eles picolé! Uma ideia refrescante, mas que vai trazer um novo problema...
Em um mergulho mágico, duas crianças tímidas se encontram nas profundezas da piscina. Enquanto na superfície todos se divertem distraídos, lá embaixo, no silêncio, os pequenos descobrem um mundo maravilhoso, de beleza, revelação e encontros inusitados com seres fantásticos. Um livro-imagem para ser contemplado em cada detalhe e alimentar a imaginação.
Dias lindos são um convite para um belo piquenique. Por isso, o elefante Gildo convoca os amigos e cada um tem a missão de preparar um prato para levar. Quando tudo está pronto, todos se reúnem no gramado. Mas em um momento de diversão - e distração - na piscina, por pouco Gildo e seus amigos não acabam de barriga vazia... A cada página, as receitas dos quitutes são compartilhadas com os leitores, que também podem se aventurar em prepará-las em casa.
LEIA MAIS: O poder de comer e cozinhar em família - do afeto à saúde
O gênero em que "cada hora chega mais um" é muito popular entre os leitores bem pequenos, que conseguem memorizar a estrutura simples e recontar a história sozinhos
Não sabe que livro escolher para presentear as crianças? Confira as obras mais vendidas por idade
Falamos com a autora Silvana Rando sobre a coleção do Bibo, de livros que abordam a rotina e o universo dos bem pequenos