~
*Segundo cronograma divulgado pelo FNDE.
Entenda o PNLD Anos Iniciais (EF 1)

O PNLD 2023 é dedicado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). No programa, são oferecidos livros didáticos e literários, recursos educacionais digitais e materiais complementares e de formação para professores e gestores.

Conheça, a seguir, os quatro objetos que integram este PNLD e o período de escolha pelas escolas estaduais e municipais de todo o país.

Objeto 1
Obras didáticas: Livro do Estudante organizado por área ou por componente ou especialidade e Manual do Professor. A escolha foi realizada no 2º semestre de 2023.

Objeto 2
Obras didáticas: Livro e Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem organizados por área do conhecimento ou por componente ou especialidade e destinados aos professores e estudantes dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano). A escolha foi realizada no 1º semestre de 2023.

Objeto 3
Obras literárias: organizadas em categoria 1 (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) e categoria 2 (4º e 5º ano do Ensino Fundamental) e destinadas aos estudantes, professores e acervos escolares dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano). A escolha está prevista para fevereiro de 2025 e a distribuição dos livros às escolas deverá acontecer no primeiro semestre de 2025, segundo o cronograma divulgado pelo FNDE.

Objeto 4
Obras pedagógicas e Recursos Educacionais Digitais: destinados aos professores e gestores dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano). A escolha foi realizada no 2º semestre de 2023.

Objeto 3 - Obras literárias: Saiba mais

Saiba mais sobre nossas obras literárias aprovadas no PNLD Anos Iniciais

A seleção dos livros a serem trabalhados na sala de aula é sempre um desafio para os educadores. Ao escolher leituras que possam interessar aos estudantes, é preciso ter em mente obras que alarguem seus conhecimentos sobre o mundo e a sociedade, e que apresentem situações e personagens nos quais eles sejam capazes de se reconhecer e se inspirar.

Para auxiliar esse processo, o Grupo Companhia das Letras preparou uma curadoria de títulos que reúne diferentes linguagens, temas e gêneros. Esses títulos oferecem diversas possibilidades de desenvolvimento e de conexão com o mundo, o que contribui para ampliar o repertório literário e artístico das crianças e, simultaneamente, oferece a você, educadora, educador, a liberdade de trabalhar com diferentes propostas de leitura, todas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Temos livro ilustrado, conto, reconto, poema, haicai, biografia, diário, novela e quadrinhos entre os livros selecionados. Essas delicadas obras literárias exploram as linguagens visual e verbal, a metalinguagem, o humor, o terror e apresentam temas importantes, como direitos humanos, relações familiares, autoestima, diversidade, empatia, cultura popular, folclore, ambiente, entre outros.



Escolha: como se preparar?


1. Quando será a escolha do PNLD literário Anos Iniciais (2023)? Visualizar
2. O que será escolhido no Objeto 3 do PNLD literário Anos Iniciais (2023)? Visualizar
3. Planejando a escolha de livros Ocultar

A melhor maneira de se preparar para a escolha é conhecer os livros. Pois assim, você conseguirá selecionar as obras que se alinham ao currículo e ao projeto de leitura da sua instituição de ensino.

Para a formação do leitor literário na escola é primordial que você, educadora, educador, mantenha o planejamento do currículo de leitura sempre em dia, já que é ele que auxilia a organizar o percurso de obras e as práticas de leitura que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo.

Os nossos livros aprovados neste PNLD dão conta desse percurso, prezando por diferentes gêneros textuais, variedade temática e diferentes gradações de complexidade da narrativa. Eles possibilitam ainda você fazer escolhas alinhadas aos temas da BNCC.

Sugerimos aqui alguns parâmetros que podem ser observados no planejamento do currículo de leitura e na escolha das obras para sua escola: a progressão da formação do leitor literário; a mediação de leitura; a escolha de temáticas importantes para sua instituição de ensino; a relação entre texto e imagem no livro ilustrado; entre outros.

Para se aprofundar na discussão de alguns desses temas, você pode também conferir as apresentações sobre a estruturação e formulação de um currículo de leitura para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além dos principais conceitos envolvidos na construção e no planejamento, são compartilhados alguns exemplos efetivos de percursos literários.

Como se preparar para a escolha das obras?

Construindo um percurso de leitura para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais

Como construir um percurso de leitura - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental



4. Conheça nossos selos editoriais no PNLD literário Anos Iniciais Visualizar