Pesquisadora essencial das ciências sociais no Brasil, Lilia M. Schwarcz é a mais nova integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). A historiadora e antropóloga irá ocupar a cadeira nove, que pertencia anteriormente a Alberto da Costa e Silva — diplomata, escritor, historiador e grande e saudoso amigo de Lilia.
“Sua trajetória acadêmica e intelectual é marcada por uma profunda dedicação ao estudo da cultura e da história do Brasil, com ênfase especial nas relações raciais, na identidade nacional e na memória coletiva”, declarou a ABL.
Nascida em 1957, Lilia Schwarcz é professora sênior do departamento de antropologia da USP, e também visiting professor na Universidade de Princeton (EUA). Recebeu diversos prêmios literários, como o Jabuti (sete vezes), o prêmio APCA (três vezes), o prêmio Biblioteca Nacional e o prêmio da Anpocs de livro do ano em 2019. É comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico e Oficial da Ordem de Rio Branco. Ao lado de Luiz Schwarcz, fundou a Companhia das Letras.
É autora de, entre outros livros, O espetáculo das raças, As barbas do imperador, Brasil: uma biografia (com Heloisa Murgel Starling), Lima Barreto: Triste visionário e Sobre o autoritarismo brasileiro.
Conheça as obras de Lilia M. Schwarcz
Historiadora, antropóloga e professora, Lilia M. Schwarcz foi eleita imortal na ABL