Brinque-Book Conta Histórias, nosso canal no YouTube

23/02/2015
Sente-se, fique à vontade e prepare-se: está no ar o Brinque-Book Conta Histórias, uma iniciativa realizada em parceria com Marina Bastos. Toda quinta-feira, a partir do dia 26 de fevereiro, nossas histórias chegarão aos leitores pelo Brasil afora. É só ficar ligado no nosso canal no YouTube para assistir a uma contação nova, feita especialmente para você. Pode colocar na agenda porque quem garante a estreia é uma garota chamada Laura e que, se você bem sabe, ouviu outro dia do pai que "Até As Princesas Soltam Pum". Isso mesmo, é com o livro de Ilan Brenman e Ionit Zilberman que apresentamos nosso primeiro episódio do canal Brinque-Book Conta Histórias. Para matar a curiosidade, deixamos aqui um convite em vídeo e uma entrevista com Marina Bastos. Nos vemos na quinta-feira, combinado? Brinque-Book: Conte um pouquinho dessa experiência que une nossos livros e o seu trabalho.

Marina Bastos: Eu adoro livros e desde criança minha brincadeira predileta é ler livros infantis! Quando conto histórias em livrarias, sempre fico um tempo a mais na livraria e aproveito para conhecer livros novos. Chego a ler 10 livros em uma visita! Os livros da Brinque-Book estão entre os meus prediletos. Gosto muito de contá-los, pois tem histórias simples, poéticas e divertidas - que agradam várias idades. E adoro as ilustrações! Eu já era fã da Brinque-Book antes de começar a trabalhar com a editora. Com o tempo, fui conhecendo mais livros do catálogo e desde 2012 conto essas histórias em livrarias e escolas. A paixão foi crescendo e se tornou recíproca. Estou muito feliz com essa parceria que resultou no nosso programa: "Brinque-Book Conta Histórias com Marina Bastos". Estamos preparando o programa com muito carinho, espero que o público se divirta tanto quanto eu e a equipe.

Para você, quais os benefícios dessa iniciativa inovadora?

As histórias ajudam no desenvolvimento das crianças e adultos, formam leitores e são uma ferramenta poderosa para a educação e construção de valores. Porém, atualmente há poucos canais no Youtube especializados em contação de histórias. A maioria dos canais infantis de sucesso no youtube é especializado em músicas, desenhos animados e aulas didáticas. Faltam histórias! Estou muito feliz com nosso programa, pois quanto mais pessoas tiverem acesso às histórias dos livros, mais leitores vamos ter. E assim, com um país de leitores, podemos ser um país melhor!

Desde que fiz uma participação contando histórias no programa Quintal da Cultura (TV Cultura), em 2011, eu planejava montar um canal de histórias. Muitos pais me pediam vídeos com histórias, pois seus filhos queriam assistir às contações várias vezes, como gostam de fazer com desenhos e filmes. E os livreiros também queriam lembrar das histórias que eu tinha contado nos meses anteriores e me perguntavam se eu tinha vídeos, porém eu tinha poucas histórias gravadas.

Quando recebi o convite da Brinque-book para fazer a parceria no canal, adorei a ideia! Enxerguei a oportunidade de realizar meu sonho de ter um canal permanente de contação de histórias e contar boas histórias na casa das pessoas, a hora que elas quisessem. Afinal, a internet tem esse poder de levar conteúdo para a casa das pessoas e até para para passear com elas onde estiverem, por meio do celular e do tablet.

Você tem alguma dica de como introduzir esse canal de histórias às crianças? Algum momento ou forma que pode ajudar os pais nesse estímulo?

O programa terá um dia especifico para lançar novas histórias. Será uma história nova por semana, sempre as quintas-feiras. Mas os vídeos vão ficar disponíveis nos nossos canais (no YouTube) para que sejam visualizados quando, onde e quantas vezes a pessoa quiser. Então, cada família ou educador pode decidir como introduzir o canal de acordo com sua agenda.

Eu, por exemplo, gosto da ideia de criar uma hora gostosa para ouvir histórias, assim as crianças podem esperar por aquele momento em que a família se reúne para assistir ao programa juntos, como fazíamos na casa da minha avó quando ela reunia todo mundo para contar histórias de sua infância. Em sala de aula, isso também é possível: o educador pode reunir os alunos e trabalhar em cima da história da semana.

Muitos profissionais do livro também se interessam em conhecer melhor nossas obras. Você acredita que os vídeos são uma forma interesse neste aspecto?

Com certeza. Os livros da Brinque-Book são lindos e divertidos, mas temos uma quantidade grande de bons livros no mercado. Por melhor que seja o profissional de livro, fica difícil lembrar de todos na hora de indicar a um cliente. Será bacana conhecer os livros de um jeito lúdico, assim poderão lembrar melhor da história de cada um.

Depois de assistir às histórias, nesses vídeos inspiradores, pode ser que muitos pais e crianças queiram recontá-las. Você pode revelar algumas dicas de como ser uma boa contadora de histórias? 

Eu vou adorar saber que os pais e as crianças estão recontando as nossas histórias. Acho que como dicas principais, gosto de pensar em cinco passos:

1) Conte a história "de core", ou seja, de coração: Mais importante do que conhecer a história de cabeça, é gostar dela pelo sentimento e saber o enredo dela... com o coração.

2) Visualize o que você está falando: se você enxerga enquanto fala, quem ouve também vê.

3) Não complique, use o que você tem: você pode utilizar objetos lúdicos, tecidos, música, desenho ou só a voz para contar histórias. Mas o legal é brincar com o que está a mão para incentivar todo mundo a brincar junto. As crianças fazem muito bem isso e criam histórias fantásticas.

4) Tenha ajudantes: peça ajuda das crianças para fazer as vozes dos personagens e sons da história, como uma porta abrindo ou um gato miando. Assim elas serão tão donas da história quanto você.

5) Divirta-se! Nenhuma história será contada de maneira igual em momentos diferentes. O tesouro da história é esse: ela está viva e cada momento que a contamos será único porque será diferente do anterior. Aproveite este momento para ficar juntinho dos seus filhos e alunos. E brinquem!

Depois, me contem se deu certo! Podem deixar comentários aqui ou nas página do Facebook: Brinque-Book e Marina Bastos.

Espero vocês no nosso programa: "Brinque-book conta histórias com Marina Bastos".

Um beijo, Má.

 
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog