Lá se foi mais um encontro especial com educadores! E desta vez, no Rio de Janeiro! Em parceria com a Capital das Letras, o dia 23 de maio foi recheado de boas histórias e trocas entre os participantes e os convidados. De acordo com nosso divulgador escolar no Rio de Janeiro, André Alves, o autor Fábio Sombra (A Lenda do Violeiro Invejoso) contou várias histórias de sua infância no interior de Minas Gerais, e como isso moldou sua profissão.
Além das falas inspiradoras, ele puxou sua viola e tocou para mostrar o Duelo do mestre Balbino e Juvenal Brás, que faz parte de sua obra lançada pela Escarlate. Para Sombra, "não podemos escrever sobre a cultura popular brasileira, sem sair pelo Brasil a fora". Se quiser saber mais sobre suas andanças, leia a
entrevista concedida ao nosso blog.
Já a convidada Debora Samori, educadora e mestre em Educação pela USP, especialista em Didática da Alfabetização e Formação de Professores, trouxe maravilhas de suas referências acadêmicas, traçando um paralelo entre gêneros e movimentos literários, em torno da realidade escolar. Ao fazer uma leitura de As 14 Pérolas da Sabedoria Sufi, com texto de Ilan Brenman e ilustração de Ionit Zilberman, Débora revelou: "Somos levados ao Oriente Médio apenas com a descrição das paisagens, dos cheiros e dos habitantes."
Se você participou do nosso encontro, deixe um comentário aqui para compartilhar com nossos leitores o que mais chamou sua atenção. Aos interessados no nosso Café Brinque-Book para educadores, fiquem de olho na nossa página do Facebook, onde em breve forneceremos informações do próximo. Obrigada a todos que compareceram e até o próximo!