Livros infantis de qualidade para conhecer e celebrar o brincar e a infância

15/11/2019
A infância é rica: os pequenos são inventivos, curiosos, corajosos, expressivos, exploradores. Nas mãos deles, nada fica como está nem como é. Em suas brincadeiras, exploram, descobrem, organizam e catalogam o mundo de fora -- a natureza que nos cerca -- e de dentro -- das emoções e relações que custamos a entender, tanto ou mais que a gravidade. Uma garrafa vira um telescópio. Um lenço pode ser um cabana -- eles têm necessidade de cantos pequenos, privados, protegidos, onde possam colar sua pele à pele do mundo, como diz o pesquisador Gandhy Piorski. Pensando no brincar dessa infância potente, separamos aqui três obras, todas premiadas, que dialogam com todas essas capacidades infantis.

///

1- O lenço

Autora: Patricia Auerbach Ilustradora: Patricia Auerbach Temas: Livro de imagem / Narrativa visual / Humanos / Criatividade / Imaginação / Brincadeiras Faixa Etária: A partir de 2 anos
Premiada pela Crescer e com o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), essa obra conta a história de uma menina que encontra um lenço na gaveta da mãe. Junto com ele, mil possibilidades: o lenço se transforma numa vela de barco, num manto, num vestido e no que mais a imaginação mandar, mostrando que todo objeto cotidiano tem seu lado lúdico. >>Por que ler: livro-imagem, dialoga com a capacidade criativa das crianças, que logo se identificam com os diversos usos que a protagonista faz de seu lenço. Inspirador, pode ser bom ponto de partida para brincadeiras.

///

2- Ana, Guto e o gato dançarino

Autor / Ilustrador: Stephen Michael King Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Ética / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Conto / Animais / Humanos / Artes / Reciclagem / Sustentabilidade / Autoestima / Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho) / Amizade Faixa Etária: A partir de 2 anos Este foi o quinto livro do ilustrador Stephen Michael King, australiano, a emplacar entre os finalistas do Prêmio de Livro do Ano, concedido em seu país natal. No Brasil, ganhou o selo Acervo Básico, da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Na obra, acompanhamos a história de Ana, que fazia sapatos: marrons, pretos ou simples boti­nas de trabalho. Mas Ana podia pegar qualquer coisa e transformá-la em algo diferente, no que quisesse, em objetos coloridos, divertidos, inspiradores. Os habitantes de sua cidade, no entanto, só queriam saber do que era comum, prático e conhecido. >>Por que ler: a metáfora delicadamente construída por Stephen Michael King pode ser interpretada de várias maneiras, como toda boa obra de arte. Mas, nesse caso, podemos pensar nas crianças como esses seres criativos, inventivos e inspiradores -- as "Anas"--, de quem nós, adultos, às vezes só esperamos o que é "útil", "prático". Será que não vale a pena abrir os olhos para a riqueza da Cultura da Infância? [embed]https://youtu.be/PYCv2cLxTa0[/embed]

Assista à Marina Bastos contando a linda história de Ana, Guto e o gato dançarino, de Stephen Michael King (texto e ilustrações)

///

3- Os imaginários

Autor: A. F. Harrold Ilustradora: Emily Gravett Tradutor: Alexandre Boide Temas: Identidade / Imaginação / Amizade Faixa Etária: A partir de 8 anos Os Imaginários, escrito pelo renomado autor britânico A. F. Harrold, poeta e mestre das palavras para crianças e jovens, é um livro que, desde a primeira página, cativa os leitores sobre essa história tão comum que é ter um amigo invisível. Apenas Amanda conseguia ver seu amigo imaginário, Rodger, até o sinistro sr. Tordo bater à sua porta. O sr. Tordo caça imaginários. Será que os dois amigos sobreviverão a essa aventura? Vencedor do UKLA Book Awards (Associação Literária do Reino Unido), em 2016, com júri formado exclusivamente por professores, na categoria de leitura indicada a alunos de 7 a 11 anos. >>Por que ler: Para as crianças maiores, a obra é cheia de aventura, imaginação, e explora os sentimentos e as descobertas do mundo conforme os pequenos crescem. Também fala de amigos imaginários, tão comuns na infância, e sobre o papel deles no amadurecimento emocional das crianças.

///

E você? Conta para a gente quais livros te fazem lembrar infância...  
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog