Quando nasceram as árvores? Vamos plantar batatas? As naturezas em casa

18/09/2020
As crianças precisam de natureza. Nós, adultos, também. Mas que natureza existe dentro de casa? Você já parou para reparar? Se você mora num apartamento, numa casa sem quintal, no meio do concreto, pode até parecer que não tem nada natural à sua volta, que possa ser explorado com as crianças.

A natureza pode estar mais perto do que parece. Imagem: A macaquinha, de Marta Altés

Mas não é bem assim. E se a gente olhasse com olhos de infância para a nossa casa?
  • Conversamos com uma super especialista no assunto, que está mostrando naturezas possíveis a famílias e crianças nessa quarentena, a educadora Ana Carol Thomé.
  • Também pesquisamos pelas "internets" da vida iniciativas super bacanas para fazer com as crianças em casa.
  • E ainda trouxemos curiosidades sobre as árvores -- o Dia da Árvore está logo ali -- para você compartilhar com as crianças, porque a natureza pode estar no que lemos, sabemos, conhecemos sobre ela ;-)
Vem com a gente explorar essa "natureza de dentro!", que inclui a até plantar batatas!

Plante qualquer semente!

A primeira dica da educadora Ana Carol Thomé é fácil: tem semente em casas Plante, ué! Já conhece a Anan Ela estudou as chamadas Escolas da Floresta, nórdicas, que levam os pequenos para aprender ao livre, e, de volta ao  Brasil, criou o Ser Criança é Natural. Como assim, plantet "A minha dica é justamente investigar. Uma provocação que tenho deixado é tudo que vc comer e tiver semente, planta! Coloca na terra! Investiga!", diz Ana Carol. Mas, olha que legal, além das sementes, o experimento pode ser feito com tubérculos, como as batatas, por exemplo.

Ah, vá plantar batatas!

Dando uma olhada por aí, nos perfis das @, descobrimos muita gente "plantando" diversos tipos de batatas. E o mais legal: na água. A ideia das sementes é ótima, mas demanda uma terrinha, um vaso. A das batatas é ainda mais genial para fazer com os pequenos, porque basta uma batatinha -- com casca e tudo, claro! --, um pote com água. "Coloca a batata na água e vai sentindo ela crescer, percebendo a água diminuindo...", recomenda Ana. O mais bacana, aqui, é testar com as crianças. Chame os pequenos para observarem, para trocarem a água, para verem se a raiz está crescendo, se a batata já brotou... Para observar, eles podem desenhar os vegetais, fotografar, anotar... Outra coisa bacana é que essa experiência vale não só com batata e batata doce, mas certamente também com cenoura, beterraba, alho, chuchu. Quer saber como fazera Ana fez uma live só sobre o assunto, compartilhando o que já sabe e dando dicas preciosas, ao lado da Vilma Silva, outra plantadora de batatas ;-) Só dar o play: https://youtu.be/vRrrv-osxJk Nós também já investigamos por aqui, no Blog da Brinque, como fazer hortas com as crianças. Essa dica é bacana, mas vai ser mais legal para famílias que tenham um espaço mínimo para isso, como uma varanda ou um quintal pequeno. Tem dicas de como plantar cenoura, tomate e até alface: https://blog.brinquebook.com.br/5-dicas-de/como-fazer-uma-horta-caseira-com-as-criancas/

///

Quando nasceu a árvore e mais curiosidades que você não sabe

Chame os pequenos curiosos que habitam sua casa e leia com eles. Afinal, curiosidade faz parte da natureza humana! ;-)

1) Do tempo dos dinos

Quando aquele meteoro nada simpático despencou por aqui, extinguindo os pobres dinossauros, nem todas as formas de vida se foram com os enoooormes répteis. Algumas delas, que já estava por aqui, aqui ficaram! Caso, por exemplo, dos pinheiros! Sim, os pinheiros são uma espécie pré-histórica de árvore.

A árvore sombra é também casa de passarinho. Imagem:Suspiros de luz, de Roseana Murray (texto) e Walter Lara (ilustrações)

Da próxima vez que você encontrar um deles por aí , lembre-se de que a tataravó dele pode ter sido almoçada por um apatossauro ;-)

///

2) As primeiras árvores

Foi nos períodos Devoniano e Carbonífero, desde a época mississipiana, há mais ou menos 420 milhões de anos, que surgiram as primeiras plantas com sementes, as árvores e florestas! Nossas amigas verdes são mais antigas que os dinossauros! Mas não estão aqui desde o começo: houve uma época em que o tínhamos de mais próximo de uma planta era um bichinho aquático parecido com uma folha.

///

3) E você sabe a idade de uma árvorev

Os cientistas conseguem saber quantos anos têm uma delas contando as marcas, chamadas "anéis", que há por dentro de seus troncos. A cada anel, um ano de vida. Esse tipo de contagem é mais comum e mais fácil nas árvores do hemisfério Norte do planeta, pois, por causa do clima por lá, os anéis são mais visíveis e padronizados. Mas um ano de vida de uma árvore pode não durar 12 meses, como o nosso. O que os cientistas consideram ano para esse tipo de vegetal é o período em que houve crescimento de fato. E esse crescimento depende das condições do clima -- se choveu mais e ficou mais quentinho num determinado ano, as árvores terão crescido mais.

///

E vocêr Já pensou quantos anos será que têm essa árvore aí na frente da sua casa    
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog