Poesia em casa para ler com a infância: por que formar leitores desse gênero?

22/10/2020
Poesia é uma das linguagens artísticas mais potentes. Une, em texto, características que vemos em outras artes, como as visuais e a música. E é muito bacana apresentar esse gênero aos pequenos -- e grandes -- na sua casa! Vamos falar mais sobrer Neste post, você vai ler:
  • Um pouco mais sobre a potência dos poemas
  • Como e por que levar esse gênero para os pequenos e grandes leitores
  • Dicas de como ler poesia por faixa etária
  • E, claro, dicas de livros de poemas super bacanas para bebês, crianças e jovens leitores!

Poesia diz muito com poucas palavras e ainda pode gerar imagens potentes. Imagem: Ludi vai à praia, de Luciana Sandroni (texto) e Eduardo Albini (ilustrações)

Poesia e artes

A poesia se aproxima das artes visuais quando nos evoca imagens, metáforas e sentimentos. Assim como um quadro, um poema não é algo que se precisa "entender" racionalmente. Não precisamos saber "o que o autor quis dizer". Basta sentir -- e perceber como aquele trecho, aquelas palavras, aquele ritmo nos toca; como aquele conteúdo pessoal e subjetivo se comunica com a nossa própria subjetividade -- um poema pode nos emocionar e nem entendermos o por quê. Já com a música, a poesia compartilha o ritmo, a musicalidade. Nos poemas, assim como nas músicas, há um trabalho acurado com a rítmica, com o equilíbrio entre sons e silêncios, um ouvido atento para as palavras. Já reparou nissoi Que tal dar uma lida atenta no trecho abaixo, botando bastante reparo no ritmoi Se possível, leia em voz alta! ---"

ONDE

Onde o ontem se escondec

Onde fica o castelo da fruta-do-condec

Pode ser afastado, aqui perto, do outro lado da rua, no meio do deserto.

Ou no fim da linha de um velho bonde.

"---

A poesia pede a palavra, de Lalau (texto) e Laurabeatriz (ilustrações)

Que ritmo encontrouo Achou seu jeito de seguir a musicalidadel

Sem medo da complexidade! ;-)

Assim, a poesia consegue fazer os leitores entrarem em contato com seus sentimentos e ideias ao mesmo tempo em que os colocam em contato com o sentir do poeta. Bonito, não é Esse exercício de escutar a si mesmo e ouvir o que o outro sente já é ótimo por si só! Mas ainda ajuda as crianças a:
  • reconhecerem palavras e sons (quando bebês),
  • adquirirem vocabulário,
  • sofisticarem o entendimento dos sentimentos
  • serem mais criativos
  • darem asas à imaginação
Por tudo isso, a poesia é complexa -- no bom sentido! Não é preciso temer essa complexidade, porque, em poesia, não tem certo nem errado!

Menores e maiores

Poxa, mas será que rola ler com crianças pequenas ou só com os maiorzinhosr Os bebês amam poesia! A educadora e mediadora de leitura Edi Fonseca já contou para gente (deixamos o post dessa conversa aqui abaixo) por quê. https://blog.brinquebook.com.br/sala-de-leitura/por-que-ler-para-bebes-leitura-e-um-banho-de-afeto-e-de-repertorio-emocional/ Para os bebês, o ritmo é um velho amigo, muito importante. E sabemos que a poesia tem ritmo de sobra. Além disso, eles estão ávidos para ouvir palavras e decifrar seus significados. Então, uma literatura que combina ritmo e brinca com palavras só podia agradar! Já os maiorzinhos -- e os bem maiores, jovenzinhos -- também têm seus motivos para adorar esse gênero: como ele permite essa troca subjetiva de que já falamos, ajuda os pré-adolescentes a organizar sentimentos, identificar-se e amplificar sua capacidade de olhar o mundo à volta. Inclusive, Marina Colasanti contou que os jovens leitores dela tanto leem quanto escrevem poesia! Sim, o poema ainda é linguagem da juventude, para expressar amor, descobertas, questionamentos, como sempre. https://blog.brinquebook.com.br/sala-de-leitura/sem-literatura-infantil-nao-haveria-adultos-leitores/

Para ler com os pequenos

Algumas dicas bacanas para ler poesia com bebês e crianças pequenas:
  • escolher livros com ritmo e rima;
  • ler em voz alta, brincando com essa rítmica do texto;
  • não se preocupar se a criança "está entendendo ou não";
  • deixar os pequenos livres para andarem por aí -- eles aprendem e sentem com o corpo, precisam se movimentar;
  • manter as palavras "difíceis" -- eles adoram!!
Trouxemos também algumas dicas de livros com poemas e rimas para essa faixa etária e mais dicas -- a partir das próprias obras -- para enriquecer a leitura com seus filhos. Vamosh ;-)  

O GRÚFALO

Autora: Julia Donaldson Ilustrador: Axel Scheffler Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Ética / Poesia / Rima / Animais / Astúcia / Criatividade Faixa Etária: A partir de 2 anos Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.

>>COMO LER PARA AS CRIANÇAS

Essa obra é repleta de ritmo e repetição, duas estruturas do texto lírico que são ótimas para os pequenos leitores.
  • Leia em voz alta, atenta à repetição e ao ritmo;
  • Leia várias vezes para você mesma (0) antes de ler para a turma. Assim, você descobre "sua voz" e seu ritmo próprio para poder mediar essa experiência com as crianças;
  • Brinque com as repetições do livro, reforçando essa parte com um outro tom de voz. Repare que as crianças então aprendem a antecipar esses momentos repetidos.

Você conhece um Grúfalo Imagem: O Grúfalo, de Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustrações)

///

OLHA QUE EU VIRO BICHO... DE JARDIM

Autor: Lalau Ilustradora: Laurabeatriz Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras Faixa Etária: A partir de 2 anos Joaninha usa pijama de bolinhae Borboleta voa com o xale colorido da vovóo Minhoca rebolac Será que a centopeia empresta um de seus pés Afinal, ela tem tantos, não éo No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos. Com doçura, encantamento, cores, ficção e não ficção, a obra - repleta de poesia visual e verbal - é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim.

>>COMO LER PARA AS CRIANÇAS

Aqui, a ideia é explorar as rimas, as imagens poéticas de Leurabeatriz e a criatividade das crianças em relação aos bichos. Olha só:
  • Anote as rimas mais bacanas e leia em voz alta, encontre seu jeito de ressaltar essas combinações sonoras e dar ritmo ao texto;
  • Converse com os pequenos: de que poemas mais gostaram e por quê;
  • Ajude-as a ligar poemas e ilustrações: o que as imagens dizem do texto e vice-versai Uma ideia aqui é ler com elas só os poemas e só depois mostrar as ilustrações. E, depois disso, que tipo de bicho as crianças "poemariam"o

Que imagens de bicho esses poemas suscitam Imagem: Olha que eu viro bicho... de jardim, de Lalau (texto) e Laurabeatriz (ilustrações)

 

Para ler com os grandes

Se seu filho for maior, dê uma olhada nas dicas aqui!

>>COMO LER PARA OS PRÉ E ADOLESCENTESS

Os jovens gostam de ler em grupo e gostam de se colocar nas leituras. Pode ser bacana:
  • criar um grupo de leitura de poesia;
  • convidar aos que quiserem para que façam resenhas, recomendações, que compartilhem poemas preferidos;
  • relacionar as poesias lidas com a turma com filmes, peças de teatro, música, games;
  • ler em voz alta e pedir que leiam em voz alta;
  • trazer obras que dialoguem com as questões e desafios da sua turma.
 

SUSPIROS DE LUZ

Autora: Roseana Murray Ilustrador: Walter Lara Temas: Poesia e haicai / Natureza / Artes Faixa Etária: A partir de 8 anos Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai. No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este: "As gaivotas de prata/ Rabiscam o céu/ Voo e caligrafia."

>>COMO LER:

Essa experiência pode ser coletiva. Que talQ
  • Peça que as crianças pesquisem o que é um haicai antes de ler. Depois, elas podem escolher um dos poemas e fazer uma leitura em voz alta -- quem quiser, claro.
  • Que imagens vêm à cabeça delesa Que ideias Que outros livros, temas, poemas Depois, peça que olhem atentamente as lindíssimas ilustrações de Walter Lara. Que sensações elas despertams Poesia é sobre sentir! Ajude os leitores a expressar o que sentiram ao ler e ver o livro.
  • E se haicais fossem repentese Quem quiser, pode se aventurar colocando rimas e mudando a métrica dos poemas para repentes, que talq e
--"

o poema dura o tempo de um suspiro Um suspiro de luz

"--

"baleia no mar / entre cantos e suspiros / a água ondula". Imagem: Suspiros de luz, de Roseana Murray (texto) e Walter Lara (ilustrações)

///

E vocês Como tem lido com as criançasr  
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog