Poesia é uma das linguagens artísticas mais potentes. Une, em texto, características que vemos em outras artes, como as visuais e a música.
E é muito bacana apresentar esse gênero aos pequenos -- e grandes -- na sua casa! Vamos falar mais sobrer
Neste post, você vai ler:
- Um pouco mais sobre a potência dos poemas
- Como e por que levar esse gênero para os pequenos e grandes leitores
- Dicas de como ler poesia por faixa etária
- E, claro, dicas de livros de poemas super bacanas para bebês, crianças e jovens leitores!
Poesia diz muito com poucas palavras e ainda pode gerar imagens potentes. Imagem: Ludi vai à praia, de Luciana Sandroni (texto) e Eduardo Albini (ilustrações)
Poesia e artes
A poesia se aproxima das artes visuais quando nos evoca imagens, metáforas e sentimentos. Assim como um quadro, um poema não é algo que se precisa "entender" racionalmente.
Não precisamos saber "o que o autor quis dizer".
Basta
sentir -- e perceber como aquele trecho, aquelas palavras, aquele ritmo nos toca; como aquele conteúdo pessoal e subjetivo se comunica com a nossa própria subjetividade -- um poema pode nos emocionar e nem entendermos o por quê.
Já com a música,
a poesia compartilha o ritmo, a musicalidade. Nos poemas, assim como nas músicas, há um trabalho acurado com a rítmica, com o equilíbrio entre sons e silêncios, um ouvido atento para as palavras. Já reparou nissoi
Que tal dar uma lida atenta no trecho abaixo, botando bastante reparo no ritmoi Se possível, leia em voz alta!
---"
ONDE
Onde
o ontem se escondec
Onde
fica o castelo
da fruta-do-condec
Pode ser afastado,
aqui perto,
do outro lado da rua,
no meio do deserto.
Ou no fim da linha
de um velho bonde.
"---
A poesia pede a palavra, de Lalau (texto) e Laurabeatriz (ilustrações)
Que ritmo encontrouo Achou seu jeito de seguir a musicalidadel
Sem medo da complexidade! ;-)
Assim, a poesia consegue fazer os leitores entrarem em contato com seus sentimentos e ideias ao mesmo tempo em que os colocam em contato com o sentir do poeta.
Bonito, não é Esse exercício de escutar a si mesmo e ouvir o que o outro sente já é ótimo por si só! Mas ainda ajuda as crianças a:
- reconhecerem palavras e sons (quando bebês),
- adquirirem vocabulário,
- sofisticarem o entendimento dos sentimentos
- serem mais criativos
- darem asas à imaginação
Por tudo isso, a poesia é complexa -- no bom sentido!
Não é preciso temer essa complexidade, porque,
em poesia, não tem certo nem errado!
Menores e maiores
Poxa, mas será que rola ler com crianças pequenas ou só com os maiorzinhosr
Os
bebês amam poesia! A educadora e mediadora de leitura Edi Fonseca já contou para gente (deixamos o post dessa conversa aqui abaixo) por quê.
https://blog.brinquebook.com.br/sala-de-leitura/por-que-ler-para-bebes-leitura-e-um-banho-de-afeto-e-de-repertorio-emocional/
Para os bebês, o ritmo é um velho amigo, muito importante. E sabemos que a poesia tem ritmo de sobra. Além disso, eles estão ávidos para ouvir palavras e decifrar seus significados.
Então, uma literatura que combina ritmo e brinca com palavras só podia agradar!
Já os maiorzinhos -- e os bem maiores, jovenzinhos -- também têm seus motivos para adorar esse gênero: como ele permite essa troca subjetiva de que já falamos, ajuda os pré-adolescentes a organizar sentimentos, identificar-se e amplificar sua capacidade de olhar o mundo à volta.
Inclusive, Marina Colasanti contou que os jovens leitores dela tanto leem quanto escrevem poesia! Sim, o poema ainda é linguagem da juventude, para expressar amor, descobertas, questionamentos, como sempre.
https://blog.brinquebook.com.br/sala-de-leitura/sem-literatura-infantil-nao-haveria-adultos-leitores/
Para ler com os pequenos
Algumas dicas bacanas para ler poesia com bebês e crianças pequenas:
- escolher livros com ritmo e rima;
- ler em voz alta, brincando com essa rítmica do texto;
- não se preocupar se a criança "está entendendo ou não";
- deixar os pequenos livres para andarem por aí -- eles aprendem e sentem com o corpo, precisam se movimentar;
- manter as palavras "difíceis" -- eles adoram!!
Trouxemos também algumas dicas de livros com poemas e rimas para essa faixa etária e mais dicas -- a partir das próprias obras -- para enriquecer a leitura com seus filhos.
Vamosh ;-)
Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Poesia / Rima / Animais / Astúcia / Criatividade
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente.
O Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.
>>COMO LER PARA AS CRIANÇAS
Essa obra é repleta de ritmo e repetição, duas estruturas do texto lírico que são ótimas para os pequenos leitores.
- Leia em voz alta, atenta à repetição e ao ritmo;
- Leia várias vezes para você mesma (0) antes de ler para a turma. Assim, você descobre "sua voz" e seu ritmo próprio para poder mediar essa experiência com as crianças;
- Brinque com as repetições do livro, reforçando essa parte com um outro tom de voz. Repare que as crianças então aprendem a antecipar esses momentos repetidos.
Você conhece um Grúfalo Imagem: O Grúfalo, de Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustrações)
///
Autor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Joaninha usa pijama de bolinhae Borboleta voa com o xale colorido da vovóo Minhoca rebolac Será que a centopeia empresta um de seus pés Afinal, ela tem tantos, não éo No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos. Com doçura, encantamento, cores, ficção e não ficção, a obra - repleta de poesia visual e verbal - é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim.
>>COMO LER PARA AS CRIANÇAS
Aqui, a ideia é explorar as rimas, as imagens poéticas de Leurabeatriz e a criatividade das crianças em relação aos bichos. Olha só:
- Anote as rimas mais bacanas e leia em voz alta, encontre seu jeito de ressaltar essas combinações sonoras e dar ritmo ao texto;
- Converse com os pequenos: de que poemas mais gostaram e por quê;
- Ajude-as a ligar poemas e ilustrações: o que as imagens dizem do texto e vice-versai Uma ideia aqui é ler com elas só os poemas e só depois mostrar as ilustrações. E, depois disso, que tipo de bicho as crianças "poemariam"o
Que imagens de bicho esses poemas suscitam Imagem: Olha que eu viro bicho... de jardim, de Lalau (texto) e Laurabeatriz (ilustrações)
Para ler com os grandes
Se seu filho for maior, dê uma olhada nas dicas aqui!
>>COMO LER PARA OS PRÉ E ADOLESCENTESS
Os jovens gostam de ler em grupo e gostam de se colocar nas leituras. Pode ser bacana:
- criar um grupo de leitura de poesia;
- convidar aos que quiserem para que façam resenhas, recomendações, que compartilhem poemas preferidos;
- relacionar as poesias lidas com a turma com filmes, peças de teatro, música, games;
- ler em voz alta e pedir que leiam em voz alta;
- trazer obras que dialoguem com as questões e desafios da sua turma.
Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Walter Lara
Temas: Poesia e haicai / Natureza / Artes
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai. No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este: "As gaivotas de prata/ Rabiscam o céu/ Voo e caligrafia."
>>COMO LER:
Essa experiência pode ser coletiva. Que talQ
- Peça que as crianças pesquisem o que é um haicai antes de ler. Depois, elas podem escolher um dos poemas e fazer uma leitura em voz alta -- quem quiser, claro.
- Que imagens vêm à cabeça delesa Que ideias Que outros livros, temas, poemas Depois, peça que olhem atentamente as lindíssimas ilustrações de Walter Lara. Que sensações elas despertams Poesia é sobre sentir! Ajude os leitores a expressar o que sentiram ao ler e ver o livro.
- E se haicais fossem repentese Quem quiser, pode se aventurar colocando rimas e mudando a métrica dos poemas para repentes, que talq e
--"
o poema dura o tempo
de um suspiro
Um suspiro de luz
"--
"baleia no mar / entre cantos e suspiros / a água ondula". Imagem: Suspiros de luz, de Roseana Murray (texto) e Walter Lara (ilustrações)
///
E
vocês Como tem lido com as criançasr