Quem tirou quem no amigo secreto dos personagens dos livros? Participaram a Mortina, a Emília, o Carteiro, a Píppi Meialonga, o Gildo, a Pilar, o Pedro Coelho, o Superbebê Fraldinha e o Pum. Pois é, eles resolveram comemorar o fim deste ano maluco com uma comemoração tradicional e bem divertida, cada um na sua casa – quer dizer, livro! De presente, todo mundo ganhou livros que têm a ver com a sua personalidade e as suas experiências, e que também podem ser pistas de presentes para crianças queridas!
Vamos começar essa revelação?
LEIA MAIS: Ainda dá tempo de ter esperança para 2021?
De: Píppi Meialonga
Para: O carteiro
Presente: A cozinha encantada dos contos de fadas, de Katia Canton, Letrinhas
Por quê?
A Píppi escolheu este livro porque o seu amigo é o carteiro dos contos de fadas e adora fazer lanchinhos na casa dos personagens! Agora ele vai poder fazer mágica na sua própria cozinha e preparar quitutes da cesta da Chapeuzinho e doces de João e Maria a tempo do Natal - depois de entregar as cartas para o Papai Noel, é claro.
Do: Carteiro
Para: Pilar
Presente: Ah, os lugares aonde você irá!, de Dr. Seuss, Letrinhas
Por quê?
Um presente o carteiro vai levar, porque desta brincadeira, ele topou participar!
Quem será a sua amiga secreta, do tipo aventureira ou do tipo mais discreta?
Viajante é a menina, já conheceu a Grécia, a África, a Amazônia e a China!
Por isso o Carteiro vai dar este livro, tão fantástico que ela nem imagina:
uma jornada incrível, cheia de altos e baixos, e toda feita de rimas!
Um clássico infantil sobre crescer, fazer escolhas, cheio de surpresas e alegria
E o melhor: é para qualquer criança viajar em segurança, em tempos de pandemia!
De: Pilar
Para: O Superbebê Fraldinha
Presente: Cocô no trono, de Benoit Charlat, Letrinhas
Por quê?
Pilar admira muito a força, a coragem e a superfofura de seu amigo secreto, que voa e salva o mundo, apesar de ainda chupar chupeta e usar fraldas. Pois o super-herói bebê vai ganhar este livro muito divertido sobre o momento da grande transição da fraldinha para o penico, além de conhecer a privacidade e o cocô de vários animais. Mas ele só vai enfrentar a grandiosa e arriscada aventura do desfralde quando estiver preparado.
De: Superbebê Fraldinha
Para: O Pum
Presente: Baleia na banheira, Susane Straβer, Letrinhas
Por quê?
O Bebê Fraldinha dá muita risada com as confusões do Pum e gosta muito de brincar com a sua última aventura enquanto toma banho. Para incentivar o bagunceiro cachorrinho a frequentar mais a banheira e a ficar bem cheirosinho, o Bebê escolheu este conto acumulativo, em que uma baleia tenta relaxar justamente na banheira. Mas aí chegam a tartaruga, o castor, o flamingo... e, no fim, o banho vira uma grande bagunça que, com certeza, o Pum vai curtir!
De: Pum
Para: Gildo
Presente: Lina e o balão, de Sakai Komaco, Pequena Zahar
Por quê?
Bom, o Pum sabe bem que o seu amigo elefante tem medo de balões. Então, resolveu presenteá-lo com este livro sobre uma menina pequenininha que ganha um balão amarelo e vai para casa com ele amarrado no dedo (bem como acontece com o Gildo numa certa festa...). E, a partir daí, o balão se torna um grande companheiro de Lina em suas brincadeiras. É um livro delicado para pequenos leitores, e achamos que o Gildo vai adorar mesmo! O Pum, afinal, também é um cachorro sensível.
De: Gildo
Para: Pedro Coelho
Presente: No supermercado dos animais, de Giovanna Zoboli, Pequena Zahar
Por quê?
O Gildo pode não ter medo de montanha-russa nem de trocar a fralda da sua irmã, mas acha muito arriscada a aventura de Pedro Coelho na horta do sr. Severino! Que perigos o coelhinho levado corre para comer umas vagens e alfaces! E justo no lugar aonde sua mãe disse que ele e seus irmãos não deveriam ir. O Gildo achou interessante dar este livro para o Pedro ver que o mercado pode ser uma ótima opção para conseguir produtos da horta.
De: Pedro Coelho
Para: Mortina
Presente: E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, de Emicida, Letrinhas
Por quê?
Pedro Coelho entende bem de medo e achou que a menina-zumbi poderia se inspirar neste lançamento de 2020 da Letrinhas, em que uma menina e uma vampirinha vivem se desencontrando por conta de seus temores opostos. Mas, quando chega a coragem, as duas percebem que o medo, em geral, aparece quando ainda não conhecemos uma coisa muito bem. Bem instigante para alguém que quer fazer mais amigos, não?
De: Mortina
Para: Emília
Presente: Rônia, a filha do bandoleiro, de Astrid Lindgren, Letrinhas
Por quê?
De menina-zumbi para boneca de pano, a Mortina acha que seu presente para a Emília não tem erro: Rônia é a filha de um famoso ladrão, mas não quer seguir os passos do pai. Ela ama a floresta e deseja viver em meio à natureza, livre. E sabem o que a Rônia faz? Ela vai! E sozinha, contra a vontade do temido Mattis. A ela se junta o menino Birk, seu melhor amigo, cujo único e enorme problema é ser filho de Borka, o grande rival do pai de Rônia. Destemida e indômita assim, concordamos que a Emília vai adorar.
De: Emília
Para: Píppi Meialonga
Presente: Contos de sacisas, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, Letrinhas
Por quê?
Por fim, a Emília escolheu a dedo este livro para sua amiga “indiscreta”, como ela chama – e nem dá pra dizer que a Píppi não é, né? Pois a Emília queria apresentar um pouco da cultura e do folclore brasileiros, que são parte da vida dela no Sítio do Picapau Amarelo, para a menina que levanta cavalos e mora sozinha com um macaco. Emília vibra! Ela poderia ter optado por um livro sobre o saci, mas, desde que descobriu que existem sacisas e que elas deram origem aos contos de fadas, não teria como escolher diferente. E os nomes, então? Sacinderela, Pererenzel - parece que ela mesma inventou!