Escritores e ilustradores fazem homenagem a todas as mães

06/05/2021

Mais um Dia das Mães chegou e, com ele, a oportunidade de fazer uma justa homenagem àquela que é figura central nas nossas vidas. Mas o que é ser mãe, afinal? Essa figura que tanto aparece nas histórias dos livros infantis, e é a principal influenciadora de leitura da vida de uma criança. “Ser mãe é desdobrar, fibra por fibra, o coração dos filhos”, canta Caetano Veloso, na música Mamãe coragem. “Mãe não tem limite / É tempo sem hora / Luz que não apaga”, poetizou Carlos Drummond de Andrade, no poema “Para sempre”, presente no livro Menino Drummond (Companhia das Letrinhas, 2012). “Mãe é mar”, cantaram os Novos Baianos, talvez numa tentativa de sintetizar a imensidão. Porém, o sentido da maternidade ultrapassa qualquer definição que possa ser dada pelos escritores, poetas, compositores. 

LEIA MAIS: 23 livros ilustrados que as mães vão adorar ganhar

A verdadeira arte de ser mãe seria, então, saber-se inclassificável? Afinal, sabemos bem, não é verdade que “mãe é tudo igual”. Ao contrário: se o que as une é o amor por suas crias, o que as torna plurais e múltiplas é a maneira de exercer esse amor. E, se para cada mãe a experiência é uma, para os filhos não seria diferente. Existem variadas e inumeráveis formas de retribuir afeto para aquela que nos trouxe ao mundo e que foi a nossa primeira casa. 

Neste Dia das Mães de 2021, em que a pandemia mais uma vez impossibilita que os encontros de carne e osso sejam seguros, inventamos um jeito de nos sentirmos mais próximos e - quem sabe - remediar um pouco da saudade. Convidamos autores da casa para prestar suas homenagens às mães. Não só às suas próprias, mas também às mães que nos leem.

A cada ideia que chegava, ficava ainda mais evidente como a demonstração de carinho pode acontecer de infinitos jeitos. Pode ser uma beleza compartilhada, um gesto de agradecimento, uma palavra, um desenho, uma imagem em movimento. Não há limites para dizer palavras implícitas em cada uma dessas criações: “obrigada”, “eu te amo”, “saudade”.

LEIA MAIS: 8 livros para ler com as mães

 

 

Ilustradora Janaina Tokitaka faz ilustração em homenagem à mãe

Janaina Tokitaka, autora do livro ABCDELAS, que apresenta personalidades transformadoras de diversas áreas do conhecimento para as crianças se inspirarem em ícones femininas, resolveu honrar aquela que foi sua primeira grande referência: sua mãe Sônia. A homenagem que a ilustradora preparou é uma ilustração no estilo das que o livro traz, mas personalizada para a mãe. “Minha mãe é bióloga, pedagoga, ambientalista, ativista e me ensinou que não é preciso deixar de ser nada disso quando você vira mãe”, conta Janaina.

Capa do livro ABCDElas, da ilustradora e escritora Janaina Tokitaka

Um abecedário com histórias de mulheres
pioneiras em diversas profissões. Leia +

Já a ilustradora Joana Penna, autora, ao lado de Flávia Lins e Silva, da aclamada coleção Diário de Pilar, escolheu fazer uma animação em stop motion, em que ela retrata um dos maiores ditos populares sobre maternidade: “coração de mãe sempre cabe mais um”.

 

O ilustrador José Carlos Lollo, autor de Soltei o Pum na banheira, do livro ilustrado Ernesto e de tantas outras histórias queridas pelos leitores, enviou uma ilustração repleta dos elementos que caracterizam o seu estilo: humor, brincadeira e sensibilidade. É ao mesmo um agradecimento e um “feliz aniversário” para sua mãe, Terezinha - ou “Dona Tê”, como ele a chama. 

Ilustrador José Carlos Lollo, criador, do Pum, faz homenagem às mães

 

Na galeria abaixo, você confere a homenagem de Dia das Mães de outros autores de livros infantis. Além de Janaina e Lollo, participaram Renato Moriconi, Patricia Auerbach, Silvana Rando, Guilherme Karsten e Walter Lara. Divirta-se, sorria, celebre, e abrace muito - mesmo que ainda de longe. Que tal compartilhar essas declarações de amor artísticas com quem você ama? A Companhia das Letrinhas deseja um Feliz Dia das Mães a todas! 

 

Renato Moriconi

Homenagem do artista Renato Moriconi à sua mãe

 

Patricia Auerbach

Ilustração de Patricia Auerbach para o dia das mães

 

 

Silvana Rando

Silvana Rando desenha Gildo e Laurinha como presente para as mães

Guilherme Karsten

O ilustrador Guilherme Karsten homenageou as mães em seu primeiro livro

 

Walter Lara

O ilustrador Walter Lara cria imagem  para presentear as mães

 

(Texto: Renata Penzani)

***

Leia mais:

+ O lamento noturno das mães pelo mundo

+ Como escolher livros para bebês

+ 18 anos sem Astrid Lindgren, a mãe da Píppi Meialonga

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog