8 livros ilustrados que são como um abraço

21/05/2021

É difícil acreditar que os abraços, logo eles, seriam um dia cancelados. Mas foram, e convivemos com essa realidade há um ano e dois meses. E como faz falta o abraço! Dar "um laço no espaço pra pegar um pedaço", nas palavras do Caetano. Especialmente quando o dia a dia nos impõe tantas perdas e crises, como agora.

E o que é possível fazer para atenuar essa ausência?

Nossa sugestão é: ler. Livros abraçam com palavras, sonoridades, ideias, novas formas de pensar, diferentes ângulos para enxergar o mundo e a vida. E alguns deles são como bons abraços mesmo: uma dose simbólica de conforto, afeto, acolhimento e encorajamento para seguir. Por isso, fizemos esta lista com 8 abraços em formato de livro para nossas leitoras e nossos leitores se sentirem envolvidos em carinho.

LEIA MAIS: Ouça a leitura do poema 'O elefante', de Drummond, na voz de escritores

 

1) Gorila, de Anthony Browne

Hanna ganha um abraço de gorila no dia de seu aniversário

Hannah ama gorilas, mas nunca viu um. Quando ganha um
de pelúcia de aniversário, coisas incríveis acontecem. Leia +.

Hannah é fascinada por gorilas, mas nunca viu um de verdade. Seu pai está sempre ocupado, trabalhando, e não tem tempo de levar a menina ao zoológico. Então, em seu aniversário, ela ganha um gorila de pelúcia, mas não dá muita bola para ele. Só que o brinquedo se transforma em um gorila real e muito carinhoso, que a leva para passear. Do premiado autor Anthony Browne - ele mesmo um grande fã de primatas -, este livro é uma companhia deliciosa e aconchegante, como um abraço de gorila.

 

2) Orie, de Lúcia Hiratsuka

Orie viaja de barco com seus pais e sente segura e abraçada

De barco pelo rio, Orie conhece o mundo à sua volta na
segurança da companhia e do amor de seus pais. Leia +.

Inspirado pelas memórias da avó da autora Lúcia Hiratsuka, este livro mostra a rotina de uma menina que acompanha os pais barqueiros até o mercado. Com a delicadeza dos traços e da linguagem, acompanhamos a pequena Orie atenta aos pequenos detalhes que fazem parte de seu mundo protegido pelo afeto e pela presença dos pais.

 

3) De flor em flor, de JonArno Lawson e Sydney Smith

Uma menina espalha cor e carinho por onde passa, entregando flores que colhe pelo caminho

Uma menininha espalha cores e flores
que colhe ao longo de seu caminho. Leia +

Este lindo livro-imagem narra o percurso de uma menina pela cidade com seu pai. Seu olhar descobre flores coloridas que brotam nos desvãos das calçadas e vai criando pequenos buquês, que deixa com outros seres: um passarinho sem vida, um cachorro que passeia com seu dono, sua mãe. Uma narrativa visual que deixa o coração quentinho, como um abraço de criança.

 

4) A quatro mãos, de Marilda Castanha

Um pai e uma filha que seguem pela vida sem deixar de dar as mãos

Um pai está sempre por perto para dar colo, abraço
e cuidado à filha à medida que o tempo passa. Leia +

Uma narrativa emocionante da autora mineira Marilda Castanha, que mostra em tons terrosos o afeto e a presença de um pai que cuida da filha, das pessoas, dos bichos e das plantas. Suas mãos habilidosas e carinhosas oferecem brincadeiras, companhia, amparo e abraços durante toda a vida da menina.

LEIA MAIS: A cor da saudade de Marilda Castanha

 

5) Eu grande você pequenininho, de Lili L'Arronge

Pai e filho fazem tudo juntos, cada um do seu tamanho

Pai e filho compartilham suas experiências juntinhos,
cada um com sua perspectiva sobre o mundo. Leia +.

Paizão e filhinho fazem muita coisa juntos, entre brincadeiras, compras no mercado e cuidados com a casa. O pai tem o tamanho grande como a admiração do filho, como o amor que sente pelo pequeno e, muitas vezes, como o cansaço por cuidar dele. Mas estão estão sempre juntinhos, cada um do seu jeitinho e com muito carinho.

 

6) Ah, os lugares aonde você irá, de Dr. Seuss

Um texto poético sobre as coisas incríveis que acontecem com quem se arrisca a viver

O texto poético de Dr. Seuss narra as aventuras
que acontecem com quem se arrisca a viver. Leia +

Um dos principais autores da literatura infantil oferece uma aula sobre os caminhos malucos por onde a vida nos leva, às vezes pelo alto, às vezes por baixo, mas sempre com muito movimento e cor. Um grande abraço de ânimo e confiança para todas as idades.

 

7) E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, de Emicida

Duas meninas vivenciam o medo e a coragem e se aproximam com suas diferenças

Duas meninas sentem que medo do que é diferente, mas
percebem que a coragem aproxima até os opostos. Leia +.

Todo mundo sente medo, especialmente daquilo é diferente. Mas, com coragem, dá para ver que o diferente também tem muito da gente. As duas meninas deste livro - uma do dia, outra da noite -, descobrem que o mais importante é não deixar o medo nos paralisar e impedir de ver que o outro é como nós. Um grande abraço entre crianças que vivem de maneiras tão diferentes - quem não quer?

LEIA MAIS: Emicida conversa sobre seu novo livro pela Letrinhas

 

8) Fonchito e a lua, de Mario Vargas Llosa e Marta Chicote Juiz

Uma menina pede a lua de presente para seu amigo que quer lhe dar um beijo

Fonchito quer dar um beijinho em sua amiga,
mas, antes, ela pede a ele a lua de presente. Leia +.

Primeiro livro infantil do vencedor do Nobel de literatura Mario Vargas Llosa, este livro conta a história do menino Fonchito, que queria dar um beijinho na bochecha de Nereida, a menina mais bonita da escola. Mas, para isso, antes ele precisa dar a lua de presente para ela. Com muita imaginação e sensibilidade, Fonchito consegue a façanha e mostra que dá para abraçar mesmo o que está bem longe.

***

Leia mais:

5 curiosidades sobre o escritor Mario Vargas Llosa

+ 8 livros com final feliz para animar o seu dia

4 livros para começar o ano com leveza e bom-humor

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog