Se você quiser ver uma baleia, além de manter os dois olhos no mar, também pode procurar nas páginas dos livros infantis. Elas aparecem com frequência por lá, como protagonistas ou não, e dá bem para entender os motivos: as baleias figuram entre os maiores animais do planeta e, apesar de viverem na água, respiram pelos pulmões, gestam seus filhotes por cerca de um ano e os amamentam por volta de sete meses. São tão grandes quanto sensíveis e inteligentes.
LEIA MAIS: Um gorila, de Anthony Browne: um livro para primatas
Um menino e seu cão esperam e não se distraem em Se você quiser ver uma baleia, da Pequena Zahar
Caso você também seja fascinado pelas baleias, confira aqui uma lista de livros infantis com diversas representações desse bicho tão querido. Tem baleias que tomam banho, que fazem amizades com ratinhos e caracóis, que são referências a clássicos da literatura mundial e que representam aquelas coisas grandes e misteriosas da vida, nem sempre fáceis de encontrar.
LEIA MAIS: 10 livros infantis entre os melhores do ano da Crescer
1) Baleia na banheira, de Susanne Straβer
Eleito um dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano pela revista Crescer em 2021, este conto acumulativo muito divertido mostra uma baleia que tenta tomar um banho bem tranquilo em sua banheira. Muito gente boa, ela deixa que vários outros animais pulem na água com ela, até que a banheira fica lotada!
2) Amos e Bóris, de William Steig
William Steig é um dos principais nomes da literatura infantil mundial e, além de ter criado o famoso Shrek, também deu vida a esta narrativa encantadora sobre uma dupla de amigos muito inusitada: o ratinho Amos e a baleia Bóris. Cada um à sua maneira, os dois se admiram e se salvam, apesar de não poderem conviver com frequência.
“Amos admirava o tamanho descomunal, a força, a determinação, a voz sonora e o generoso companheirismo da baleia.”
3) Se você quiser ver uma baleia, de Erin Stead e Julie Fogliano
Um livro ilustrado apaixonante e delicado, que explica o que você precisa fazer se quiser ver uma baleia: olhe pela janela, não se distraia com as rosas ou com os pelicanos que parecem sorrir – a baleia pode aparecer justo nesse momento! Não tire os olhos do mar e espere pela baleia, na companhia deste garotinho determinado e seu cãozinho.
4) As improváveis aventuras de Mabel Jones, de Will Mabbitt e Ross Collins
No meio da noite, uma menina habilidosa e destemida é sequestrada por uma tripulação pirata muito esquisita. Na tentativa de voltar para casa, Mabel Jones (de pijama, pantufa e sabre!) vive as aventuras mais malucas. Uma delas acontece na barriga de uma baleia (como Pinóquio), da qual sai depois de bolar um plano perigosíssimo: despejar muitas garrafas de soda limonada na barriga do bicho e provocar o maior arroto jamais ouvido! Mabel é arrotada para fora da baleia com Abel H. Tucano, irmão de Ismael H. Tucano, capitão de um navio e inimigo da baleia que havia engolido seu irmão (referência a Moby Dick).
5) O quintal da minha casa, de Fernando Nuno e Bruno Nunes
Lançamento de maio da Letrinhas, este livro fala de um quintal enorme, ao qual todos nós pertencemos, junto das mais incríveis plantas, flores, árvores, frutas e, claro, animais da terra, do ar e do mar. Nesse quintal tem camarão, lagosta, pintado, truta, salmão, arraia, curimba, piracanjuba, coral, tucunaré, bonito, filhote, caranguejo – e também tem baleia!
6) A história da Terra 100 palavras, de Gilles Eduar e Maria Guimarães
Neste livro que conta sobre o surgimento e as primeiras formas da vida na Terra em cem verbetes, a palavra de número 77 é “basilosaurus”, que parece, mas não é um dinossauro. É uma baleia: uma das primeiras que existiram e um dos maiores animais do Paleogeno, a era em que os mamíferos se espalharam pelo planeta. Ela “nadava serpenteando atrás de outros bichos” e sua mordida era capaz de quebrar os ossos de suas vítimas.
7) O caracol e a baleia, de Julia Donaldson e Axel Scheffler
Dos mesmos autores dos sucessos O Grúfalo e Carona na vassoura, este livro também narra uma amizade improvável entre uma baleia e um pequeno animal que queria conhecer o mundo – nesta história, um caracol. Ele pede carona, e a baleia o convida para navegar com ela. Mas não é só a baleia que tem muito a mostrar para o caracol. O ser pequenino integra um mundo do qual a baleia depende para seguir mergulhando.
***
Leia mais:
+ 8 livros ilustrados que são como um abraço