Escolher um livro de presente para uma criança que amamos é uma tarefa deliciosa, mas nem sempre fácil. Se, por um lado, sabemos bem por que livros são uma ótima opção para presentear os pequenos, por outro ainda nos sentimos menos seguros com os critérios de escolha. Vamos selecionar por idade? Por gênero? Pelo que o título pode “ensinar”?
Antes de mais nada, temos de ter duas premissas em mente se quisermos oferecer livros de que as crianças gostem - e que leiam! - e se nosso objetivo for presentear com literatura (as boas histórias que os pequenos vão levar na memória pra vida toda, que vão transformar, durar, fazer sonhar):
-
Não escolha por gênero e lembre-se de que faixa etária é apenas indicativa, serve para dar uma ideia geral da quantidade de texto, da complexidade da narrativa etc; mas se você conhecer bem a criança, oriente-se pelo hábito leitor dela
-
Livros para crianças não servem para ensinar; não “servem para nada”, ou seja, não precisam ter uma finalidade extra; são arte, como os livros para adultos.
5 dicas para acertar na escolha
Dito isso, a primeira dica talvez seja a mais simples e gostosa de todas:
-
Ofereça muitos livros diferentes para os pequenos e veja de quais eles mais gostam! É da história com rimas? Da que tem os ratinhos aprontando todas? Daquela com repetição? Da que propõe um jogo? Daquela que mergulha em temas complexos de forma lúdica? Da cheia de ilustrações assustadoras ou lindíssimas? Da que faz gargalhar até doer a barriga? Se você não tem toda essa intimidade com o pequeno, vale pedir ajuda aos pais, tios, avós, irmãos mais velhos. Quais são os interesses do leitor, para além dos livros? É uma menina curiosa? Adora dinossauro? Esportes radicais? Dança cada vez que alguém coloca uma música?
-
Visite livrarias, vá até a seção infantil, tire um tempo para ler os livros infantojuvenis com calma. Do que você gosta? O que chama a sua atenção? O que você gostaria de ler com as crianças? Qual (ou quais) dos pequenos você imagina que gostaria da leitura tanto quanto você?
-
Um desdobramento da dica número dois: evite dar aos pequenos livros de que você não gostou, com uma única e importante exceção: se eles escolherem!
-
Leia junto com as crianças, mesmo se elas já forem leitoras autônomas. É um momento delicioso de vínculo e, além disso, uma excelente oportunidade de você conhecer o gosto do seu pequeno leitor para refinar suas escolhas.
-
Pense na bibliodiversidade: quanto mais variada em gênero, estilos, temáticas for a biblioteca do leitor, mais ele vai explorando e descobrindo do que gosta. Tudo bem se você presentear com um livro um pouco diferente do que a criança está acostumada; isso ajuda ela a experimentar.
Para ajudar você nessa escolha, fizemos uma lista temática com algumas boas opções de livros para presentear crianças de todas as idades.
1) Para valorizar a diversidade e ter representatividade
Uma aventura do velho Baobá, de Inaldete Pinheiro de Andrade com ilustrações de Ianah Maia
Uma alegoria que convida o leitor a refletir sobre ancestralidade, raízes culturais e a diáspora negra africana no Brasil.
A partir de 4 anos.
Da minha janela, de Otávio Júnior com ilustrações de Vanina Starkoff
Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca?
A partir de 4 anos.
Tayó em quadrinhos, de Kiusam de Oliveira com ilustrações de Amora Moreira
Uma das personagens mais queridas da literatura infantil brasileira ganha um livro recheado de pequenas histórias em quadrinhos que falam sobre identidade, empoderamento, preconceito e pertencimento.
A partir de 6 anos.
Óculos de cor: ver e não enxergar, de Lilia Moritz Schwarcz com ilustrações de Suzane Lopes
Com seu já consagrado poder narrativo, Lilia Moritz Schwarcz se volta à literatura infantil para proporcionar reflexões aos jovens leitores sobre assuntos de primeira importância, como branquitude, racismo estrutural e privilégio branco que atinge a todas e todos no Brasil.
A partir de 9 anos.
Nós, organizado e ilustrado por Mauricio Negro
Nesta belíssima antologia ilustrada, o leitor vai conhecer dez histórias contadas ou recontadas por escritores de diferentes nações indígenas.
A partir de 9 anos.
2) Para crescer amando a natureza
O superurso, de Nick Bland
No sétimo livro da série do Urso Rabugento, o premiado autor Nick Bland traz uma aventura cheia de rimas, humor e com uma pitada de ecologia! Quando o urso encontra uma capa laranja na floresta, ele logo a amarra no pescoço e sai em busca de animais indefesos que precisam de ajuda. O primeiro pedido de socorro vem do elefante preso na copa de uma palmeira.
A partir de 3 anos.
O protesto, de Eduarda Lima
Os pássaros deixaram de cantar. Os gatos já não miavam. E as vacas recusavam-se a dar leite. Os animais pareciam ter feito um pacto… Dos minúsculos insetos aos animais de estimação, da floresta virgem ao rio da cidade, o silêncio ecoa por todo o lado. Conseguem ouvir? Qual será o motivo desse comportamento incomum? Em seu primeiro livro ilustrado, a autora portuguesa Eduarda Lima nos faz pensar sobre o impacto do ser humano no planeta.
A partir de 3 anos.
A arca do coala, de Stephen Michael King
Um incêndio ameaça os amigos da várzea do rio, e o destemido coala parte para resgatá-los. Do autor de O homem que amava caixas, uma história de compaixão e esperança.
A partir de 4 anos.
A marcha das baleias, de Nick Bland
Num dia qualquer, as baleias resolvem sair do mar rumo às cidades e passam a conviver com os seres humanos. Pegam o trem, frequentam parques e restaurantes, fazem compras. A presença desses bichos grandões torna tudo divertido, mas cria também uma enorme bagunça, e por isso uma garota começa a se perguntar por que elas deixaram suas casas.
A partir de 4 anos.
A floresta, de Irena Freitas
Depois de ver as notícias na TV, uma menina quer acabar com a destruição da floresta. Com a ajuda de seus amigos e de sua imaginação, surgem mil possibilidades para trazer o verde de volta às matas – e às páginas do livro! Neste livro-imagem, Irena Freitas se inspirou em Manaus, a cidade em que mora, e nos incêndios que ocorreram em 2019 na floresta amazônica para criar uma narrativa imagética que nos convida a refletir sobre o que podemos fazer para cuidar de nossas matas.
A partir de 4 anos.
Os Detetives do Prédio Azul: casos ecológicos, de Flávia Lins e Silva
Coisas muito estranhas acontecem no Prédio Azul. Ainda bem que os moradores podem contar com os imbatíveis, os invencíveis, os inseparáveis... Detetives do Prédio Azul! No quarto volume da série, Flor, Zeca e Max se reúnem para resolver mistérios envolvendo plantas e animais.
A partir de 6 anos.
3) Para cultivar o amor, a amizade e as relações
Minúscula, de Fran Matsumoto
A menina esperava a chegada da irmã, imaginando todas as brincadeiras e aventuras que iriam viver e inventar juntas. O encontro das duas, porém, foi bem diferente do que ela havia sonhado. Como era possível uma pessoa ser tão pequena, tão minúscula?! Microscópica daquele jeito, a bebê não conseguia segurar um lápis e muito menos brincar de esconde-esconde ou de inventar histórias.
A partir de 4 anos.
Rã e sapo são amigos, de Arnold Lobel
Neste clássico norte-americano, os leitores iniciantes vão acompanhar as divertidas aventuras dos melhores amigos Rã e Sapo, dois anfíbios sempre dispostos a ajudar e cuidar um do outro. Este livro contém cinco histórias dessa dupla carismática, nas quais os leitores são convidados a explorar o mundo através do olhar deles, cheio de curiosidade e ternura.
A partir de 5 anos.
A carta de Moussa, de Roser Rimbau com ilustrações de Rocío Araya
Um pedaço de papel que veio com o vento dá a Moussa a ideia de fazer um desenho para o pai que está distante vivendo em outro país. O menino quer ajudá-lo a se lembrar das coisas, pessoas e lugares de seu povoado. Mas como ele pode desenhar o "tum-tump!" que se ouve quando o cuscuz está sendo preparado ou o "nhec-nhec!" da polia do poço? E o sabor da pimenta que ele adora? Em 2018, A carta de Moussa foi selecionado para figurar o Catálogo White Ravens da Biblioteca Internacional da Juventude, de Munique, Alemanha.
A partir de 6 anos.
A melhor mãe do mundo, de Nina Rizzi com ilustrações de Veridiana Scarpelli
"Minha mãe é a melhor mãe do mundo! / Quando eu digo isso assim, de supetão, todo mundo duvida, / tiram onda comigo, entram em arenga..." Nesta narrativa cheia de afeto e delicadeza, acompanhamos uma criança que nos apresenta à sua mãe. Ela joga bola, ajuda na lição de casa e está sempre pronta para ajudar quem precisa. Essa mãe pode até não estar por perto, mas se faz presente da melhor forma possível: com o amor que preenche cada detalhe dessa relação.
A partir de 6 anos.
De repente, de Chris Naylor-Ballesteros
De uma hora para outra uma amizade pode começar. Lá no alto do rochedo, o besouro e a lagarta fazem piqueniques e admiram a lua. Mas um dia a lagarta desaparece e, por mais que tente, o besouro não consegue encontrá-la. Em preto e branco, com detalhes em vermelho, as expressivas ilustrações do autor certamente encantarão leitores de todas as idades.
A partir de 4 anos.
O clube do Pepezinho: perspectivas, de Dav Pilkey
O Clube de Quadrinhos do Pepezinho é um sucesso! Afinal, Flippy, Molly, Pepezinho e os vinte e um sapinhos integrantes do grupo sempre têm algo interessante a ensinar – e a aprender. Entre os desentendimentos de Nanda com Melvin e as diferentes perspectivas que cada um dos irmãos apresenta em suas histórias, será que os sapinhos vão aprender como trabalhar em equipe e como apreciar os diferentes pontos de vista (dentro e fora dos quadrinhos)?
A partir de 6 anos.
Diário de Pilar no Egito, de Flávia Lins e Silva com ilustrações de Joana Penna
Em mais uma emocionante aventura a bordo da rede mágica, Pilar vai viajar para o Egito com seus inseparáveis companheiros Breno e o gatinho Samba.
A partir de 9 anos.
4) Para criar cidadãos conscientes
Lá fora, de André Neves
Muito tempo atrás, um reino onde não havia cor alguma era habitado por camaleões que obedeciam a um imperador que mandava e desmandava à própria vontade. Entre as ordens, a principal era a de que ninguém podia explorar o lado de fora do reino. Quando um camaleão se arrisca e vê um pouco do que o mundo guarda, encontra surpresas e cores que jamais imaginara existir.
A partir de 4 anos
O que é preciso pra ser rei?, de Tino Freitas, Leo Cunha e Fê
Com um texto cadenciado e repleto de rimas, este livro instiga o leitor a pensar sobre o que exatamente define um rei. Uma herança? Uma coroa? Um castelo? Ou será que é preciso também sabedoria, empatia, compaixão? Essas perguntas, que vão se sobrepondo ao longo da narrativa, vêm acompanhadas de pequenos conselhos sobre os quais podemos refletir, como a importância de saber partilhar ou o valor de ouvir e procurar compreender quem pensa diferente de nós.
A partir de 4 anos
Quem manda aqui?, de Larissa Ribeiro, André Rodrigues, Paula Desgualdo e Pedro Markun
Resultado de seis oficinas com meninos e meninas que discutiram questões relacionadas a governo e poder, este é um livro sobre política feito com crianças para crianças. E mais: é um convite para que todos, adultos e pequenos, pensem sobre como as relações são e como poderiam ser.
A partir de 6 anos.
A eleição dos bichos, de Larissa Ribeiro, André Rodrigues, Paula Desgualdo e Pedro Markun
A bicharada já estava mais do que cansada dos mandos e desmandos do Leão. Ainda mais quando descobrem que ele desviou água do rio para construir uma piscina na própria toca – onde já se viu? É aí que surge a ideia de fazer uma eleição para escolher um novo governante para a floresta. No páreo estão a Macaca, a Preguiça, a Cobra e o próprio Leão. Mas o que exatamente acontece em uma eleição? Quais são as regras? Como o vencedor é eleito? Este livro explica o funcionamento das eleições de forma divertida e dinâmica para crianças. Prepare-se para descobrir tudo isso junto com os bichos e escolher o seu candidato preferido. Não precisa contar a ninguém: o voto é secreto!
A partir de 6 anos.
A Superpreguiça, de Robert Starling
Era uma vez uma preguiça comum, que vivia num galho comum, em uma árvore comum, em uma floresta comum. Por lá, não acontecia nada de extraordinário. Até que um dia, uma coisa aconteceu: a preguiça achou uma história em quadrinhos de um valente super-herói. Será que a preguiça poderia ser super-heroína também? Quando o tamanduá rouba as mangas dos outros bichos, ela tem a chance de testar suas habilidades. Mas como uma leeeenta preguiça vai apanhar um ágil larápio?
A partir de 4 anos.
5) Para crianças curiosas e questionadoras
Uma raposa: um livro de contar (e de suspense), de Kate Read
Nesse livro há uma raposa esfomeada com dois olhos espertos mirando três galinhas gorduchas – que estão correndo um grande perigo! É uma história para aprender a contar, mas também um suspense de tirar o fôlego. Com ilustrações coloridas e encantadoras, os pequenos leitores que estão começando a se familiarizar com números e contagens vão se apaixonar por essa narrativa cheia de animais e reviravoltas.
A partir de 3 anos.
Árvores geniais, de Philip Bunting
Mais um livro de Philip Bunting para todas as idades. Árvores geniais, com o humor característico do autor, traz informações curiosas e surpreendentes sobre nossas amigas folhudas. Além de explicar a fotossíntese de modo claro e acessível, o livro ressalta a importância das plantas em nosso dia a dia – principalmente nessa função vital que é a respiração – e ainda nos revela a existência de uma admirável rede de conexões formada pelas árvores para cooperarem entre si. Árvores geniais foi eleito um dos melhores livros infantis do ano de 2022 pelo Children's Book Council da Austrália.
A partir de 6 anos.
Implacáveis, de Yuval Noah Harari com ilustrações de Richard Zapana Ruiz
Quem somos nós? E como chegamos aqui? Adulto ou criança, todo mundo já se fez essas perguntas pelo menos uma vez. Nós sabemos que habitamos a Terra há milhares de anos, mas por que foi justamente o humano, e não outro animal, que conquistou o mundo? Com seu já conhecido poder narrativo, o autor best-seller Yuval Noah Harari se volta para o público jovem pela primeira vez para contar essa história, e convida os leitores a conhecer os nossos primeiros antepassados, descobrir por que o dinheiro é o conto de fadas mais bem-sucedido de todos os tempos, como o fogo encolheu nossos estômagos e qual é o nosso superpoder.
A partir de 9 anos.
Mary Anning e o pum dos dinossauros, de Jacques Fux com ilustrações de Daniel Almeida
Os dinossauros fazem parte da nossa vida – nos encantando e atiçando a nossa curiosidade – desde que somos muito pequenos, seja por filmes, histórias, livros ou brinquedos. Mas esses seres incríveis, que habitaram a Terra há milhares de anos, foram, por muito tempo, um completo mistério para a humanidade. E quem deu o primeiro passo para revelar a verdade sobre eles foi Mary Anning, uma jovem inglesa que mudou o mundo.
A partir de 9 anos.
O mais sensacional guia intergaláctico do espaço, de Carole Stott com ilustrações de Ralph Lazar e Lisa Swerling
Tudo começou com uma explosão, a mais dramática de todos os tempos. A partir desse extraordinário momento, que chamamos de big bang, nosso universo foi criado, e a imensidão vazia do espaço foi povoada por bilhões de galáxias, trilhões de estrelas e sabe-se lá quantos planetas. Neste livro, além de conhecer um pouco mais sobre essa história, o leitor irá descobrir outros mistérios do Universo - de que são feitos as estrelas e os planetas, os requisitos para se tornar um astronauta, os veículos de exploração do espaço…
A partir de 9 anos.
Como funciona o incrível corpo humano, de Richard Walker com ilustrações de Lisa Swerling e Ralph Lazar
O que combate o fungo comedor de pé? Como o cérebro sabe que estamos com fome? Onde há um banho de ácido dentro do nosso corpo? Em páginas desdobráveis recheadas de informações, diminutos homens coloridos falam sobre tudo o que acontece dentro do corpo humano.
A partir de 9 anos.
6) Para inspirar meninas e meninos
Entre sonhos e dragões, de Adriana Carranca com ilustrações de N.N
Em um reino distante, escondido nas profundezas de vales, lagos e desertos, a paz reinava até o dia em que dragões ferozes invadiram o céu e começaram uma guerra. Apenas os meninos foram convocados a lutar; às meninas, restou ficarem aprisionadas em casa. Meena, Shamsia e Sadaf sonhavam em mudar o mundo que observavam de suas janelas e que viam perecer. Da autora do best-seller Malala, a menina que queria ir para a escola, essa narrativa inspirada em histórias reais exalta os talentos e a importância das garotas afegãs nas artes, no esporte e na educação.
A partir de 9 anos.
Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca com ilustrações de Bruna de Assis Brasil
Neste livro-reportagem, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. A repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.
A partir de 9 anos.
Malala e seu lápis mágico, de Malala Yousafzai com ilustrações de Kerascoët
Um livro de Malala Yousafzai para os pequenos leitores sobre a importância de lutar pelos próprios direitos – e nunca deixar de sonhar. Quando era apenas uma menina vivendo no Paquistão, o maior desejo de Malala era ter um lápis mágico. Mas quando seu direito à educação foi colocado em perigo por homens que acreditavam que meninas não deveriam ir à escola, Malala percebeu que a sociedade em que vivia precisava de mudanças imediatas. Só então ela foi capaz de enfrentar grandes obstáculos até encontrar dentro de si a força e as ferramentas necessárias para mudar o mundo.
A partir de 4 anos.
Mandela, de Alain Serres e Zaü
Símbolo de coragem e paz para toda a humanidade, Nelson Mandela liderou a resistência contra décadas de apartheid na África do Sul e é amado e admirado no mundo inteiro. Depois de 27 anos na prisão, reconquistou enfim a liberdade e, em 1994, foi eleito o primeiro presidente negro de seu país. Com um texto emocionante de Alain Serres e belas ilustrações de Zaü, o livro apresenta a história desse grande homem, cuja luta a favor da união dos povos de todas as cores é fonte permanente de inspiração.
A partir de 9 anos.
Martin e Rosa: Martin Luther King e Rosa Parks, unidos pela igualdade, de Raphaële Frier e Zaü
Uma das histórias mais poderosas e revolucionárias do século XX, a da luta pelos direitos civis e pela igualdade entre as pessoas de todas as raças, credos e cores. Com um texto cativante e belamente ilustrado, Martin e Rosa narra a história de Rosa Parks, que ousa desafiar a segregação que os negros sofrem no sul dos Estados Unidos em meados dos anos 1950; e também a história de Martin Luther King que, pregando a não violência, expande o protesto pela igualdade. Ao lado de milhares de insurgentes, Rosa e Martin caminham, denunciam e conseguem modificar a lei que separava negros e brancos nos ônibus.
A partir de 9 anos.
Lina: As aventuras de uma arquiteta, de Ángela León
Lina quer viver intensamente, ser livre para fazer o que quiser. Ela não gosta de ser pequena. Quer virar gente grande e ter aventuras para contar. Recusando os limites impostos às mulheres pela sociedade em sua época, ela estuda para se tornar arquiteta. Mas, para concretizar seus planos, há um oponente que Lina precisa enfrentar várias vezes. Não se trata de uma pessoa, mas de uma forma de pensar que condena opiniões diferentes e proíbe tudo o que se desvia das leis impostas pelo regime: o totalitarismo.
A partir de 9 anos.
Nina: uma história de Nina Simone, de Traci N. Todd com ilustrações de Christian Robinson
Nina Simone é um ícone da música. Mas, antes de ser Nina Simone, ela era Eunice Kathleen Waymon, uma menina prodígio que aprendeu as primeiras notas no piano no colo do pai. Quando as portas se fecharam por causa da cor de sua pele, ela compreendeu que seu talento poderia não ser suficiente para alcançar seus objetivos. Nina ocultou sua mágoa e perseverou, encontrando uma maneira de se expressar apesar dos obstáculos.
A partir de 9 anos.
7) Para pensar na vida, em si, no outro e desacelerar
A árvore em mim, de Corinna Luyken
Construído a partir de cenas de crianças se divertindo ao ar livre, A árvore em mim explora as várias maneiras como nós, seres humanos, somos fortes, criativos e conectados aos outros. A beleza e a graciosidade das ilustrações fazem com que os leitores queiram se transportar para dentro do livro e o estilo de escrita é simples e ritmado, com frases curtas que despertam os sentidos ao longo da leitura, muito apropriada para ser feita em voz alta.
A partir de 4 anos
Tímidos, de Simona Ciraolo
O polvo Maurício não é do tipo que curte chamar a atenção... Na escola nova, ele prefere ficar longe dos olhares de todos – e às vezes até escondido do leitor, camuflado entre as ilustrações das páginas do livro. Mas esse polvinho tímido tem sempre uma surpresa, e está pronto para surpreender seus leitores. Afinal, a timidez pode ser desafiadora, mas muitas vezes vem acompanhada de empatia e amizades inesperadas.
A partir de 4 anos.
Balas mágicas, de Heena Baek
Dong Dong é um menino solitário que prefere brincar de bolinha de gude com seu cachorro a jogar bola com os outros