
Biblioteca do pequeno ativista ambiental: 12 livros essenciais
A emergência climática é real. Não se trata do mundo que vamos deixar para nossos filhos, mas do mundo em que eles já vivem. Como salvá-lo? Como criar uma geração mais consciente?
Você sabia que a Amazônia abriga cerca de 10% de todas as espécies do planeta?
Ou que o Pantanal é a maior planície de inundação do mundo com 250 mil quilômetros quadrados de extensão?
Ou ainda que a Mata Atlântica ocupa cerca de 15% do território brasileiro, se espalhando por 17 estados?
A fauna de diferentes biomas é ilustrada na série Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz
Tanto o Pantanal, quanto a Mata Atlântica e a Amazônia estão entre os biomas brasileiros, junto com a Caatinga, o Cerrado e o Pampa, mostrando como o Brasil é realmente rico por natureza. Por definição, biomas são espaços ou territórios com características autênticas e bem específicas, ou seja, com flora, fauna, clima e paisagem próprios. E é claro que muitos livros se inspiram na diversidade dos biomas para exaltar a beleza e a multiplicidade do nosso planeta e inspirar o cuidado com a natureza - é o caso da série Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz, que apresenta os bichos que marcam presença nos biomas brasileiros com poemas, ilustrações e pequenos textos explicativos.
Selecionamos livros que registram em suas páginas biomas do Brasil e do mundo. Que nos ajudam a contemplar a vastidão e a abundância da natureza e também os inspiram a preservá-la. Confira:
O mais recente livro da série Brasileirinhos mostra diversas espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes que habitam a Mata Atlântica - da cutia ao besouro-rinoceronte. A obra traz ainda uma carta de apresentação de Marcia Hirota, a presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, alertando para a importância da preservação desse bioma. Sabia que resta hoje apenas 24% da área original que a Mata Atlântica ocupava no Brasil?
O Pantanal é um bioma riquísismo - e que está constantemente ameaçado por queimadas, pela exploração predatória e pelos mais diversos tipos de intervenção humana. Neste livro, com poesia e ilustrações, a fauna pantaneira é apresentada aos pequenos, do bugio-preto com seus gritos ao jaguarundi - um tipo de gato que habita por aquelas bandas...
Além das onças, das cobras e dos jacarés, no meio da floresta amazônica vivem animais menos conhecidos como o cachorro-do-mato-vinagre, o sapo-ponta-de-flecha, o besouro-hércules e o jupará - que estão nas páginas deste livro. As ilustrações são acompanhadas por versos que apresentam pequenos cuirosidades sobre cada bicho. Mais uma vez, com poesia e ilustrações coloridas, a dupla de autores apresenta os "tesouros" da nossa fauna.
Por meio de ilustrações acompanhadas de pequenos textos, o artista Gilles Eduar retrata as paisagens de diferentes biomas brasileiros, ilustrados em páginas duplas. Além de mostrar os bichos e plantas que habitam em cada um desses territórios, a obra traz ainda curiosidades sobre cada bioma.
Quando um apagão deixa uma cidade inteira no escuro, todo mundo é obrigado a se desconectar. Sem contato com telas e tecnologias, é por meio de um livro que resgata diferentes paisagens e biomas da Terra que as pessoas têm a oportunidade de redescobrir o próprio planeta. Seja contemplando a aurora boreal em meio às geleiras dos países nórdicos ou um desfiladeiro no deserto do Arizona... A experiência resulta em uma transformação profunda da cidade - e de todos os seus habitantes.
LEIA MAIS: Biblioteca do pequeno ativista ambienta: 12 livros essenciais
A emergência climática é real. Não se trata do mundo que vamos deixar para nossos filhos, mas do mundo em que eles já vivem. Como salvá-lo? Como criar uma geração mais consciente?
A fronteira entre pintar para estampar páginas de livros ou paredes de museu nem sempre está definida. Conheça autores da literatura infantil que vieram das artes visuais
“Refloresta 30 anos de Lalau e Laurabeatriz" fica até 24 de maio na Galeria Página, em São Paulo