Você sabia que a Amazônia abriga cerca de 10% de todas as espécies do planeta?
Ou que o Pantanal é a maior planície de inundação do mundo com 250 mil quilômetros quadrados de extensão?
Ou ainda que a Mata Atlântica ocupa cerca de 15% do território brasileiro, se espalhando por 17 estados?
A fauna de diferentes biomas é ilustrada na série Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz
Tanto o Pantanal, quanto a Mata Atlântica e a Amazônia estão entre os biomas brasileiros, junto com a Caatinga, o Cerrado e o Pampa, mostrando como o Brasil é realmente rico por natureza. Por definição, biomas são espaços ou territórios com características autênticas e bem específicas, ou seja, com flora, fauna, clima e paisagem próprios. E é claro que muitos livros se inspiram na diversidade dos biomas para exaltar a beleza e a multiplicidade do nosso planeta e inspirar o cuidado com a natureza - é o caso da série Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz, que apresenta os bichos que marcam presença nos biomas brasileiros com poemas, ilustrações e pequenos textos explicativos.
Selecionamos livros que registram em suas páginas biomas do Brasil e do mundo. Que nos ajudam a contemplar a vastidão e a abundância da natureza e também os inspiram a preservá-la. Confira:
Brasileirinhos da Mata Atlântica: poesia para os bichos de uma linda floresta (Companhia das Letrinhas, 2024), de Lalau e Laurabeatriz
O mais recente livro da série Brasileirinhos mostra diversas espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes que habitam a Mata Atlântica - da cutia ao besouro-rinoceronte. A obra traz ainda uma carta de apresentação de Marcia Hirota, a presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, alertando para a importância da preservação desse bioma. Sabia que resta hoje apenas 24% da área original que a Mata Atlântica ocupava no Brasil?
Brasileirinhos do Pantanal: poesia para os bichos de um paraíso (Companhia das Letrinhas, 2021), de Lalau e Laurabeatriz
O Pantanal é um bioma riquísismo - e que está constantemente ameaçado por queimadas, pela exploração predatória e pelos mais diversos tipos de intervenção humana. Neste livro, com poesia e ilustrações, a fauna pantaneira é apresentada aos pequenos, do bugio-preto com seus gritos ao jaguarundi - um tipo de gato que habita por aquelas bandas...
Brasileirinhos da Amazônia: poesia para os bichos de nossa maior floresta (Companhia das Letrinhas, 2020), de Lalau e Laurabeatriz
Além das onças, das cobras e dos jacarés, no meio da floresta amazônica vivem animais menos conhecidos como o cachorro-do-mato-vinagre, o sapo-ponta-de-flecha, o besouro-hércules e o jupará - que estão nas páginas deste livro. As ilustrações são acompanhadas por versos que apresentam pequenos cuirosidades sobre cada bicho. Mais uma vez, com poesia e ilustrações coloridas, a dupla de autores apresenta os "tesouros" da nossa fauna.
Brasil 100 palavras (Companhia das Letrinhas, 2014), de Gilles Eduar
Por meio de ilustrações acompanhadas de pequenos textos, o artista Gilles Eduar retrata as paisagens de diferentes biomas brasileiros, ilustrados em páginas duplas. Além de mostrar os bichos e plantas que habitam em cada um desses territórios, a obra traz ainda curiosidades sobre cada bioma.
Que planeta é este? (Companhia das Letrinhas, 2023), de Eduarda Lima
Quando um apagão deixa uma cidade inteira no escuro, todo mundo é obrigado a se desconectar. Sem contato com telas e tecnologias, é por meio de um livro que resgata diferentes paisagens e biomas da Terra que as pessoas têm a oportunidade de redescobrir o próprio planeta. Seja contemplando a aurora boreal em meio às geleiras dos países nórdicos ou um desfiladeiro no deserto do Arizona... A experiência resulta em uma transformação profunda da cidade - e de todos os seus habitantes.
LEIA MAIS: Biblioteca do pequeno ativista ambienta: 12 livros essenciais