Livros com monstros para se arrepiar - e se divertir

07/07/2024

Você sabe como reconhecer um monstro

Em 'Você não vai acreditar do que eu vi' o irmão mais velho desenha para o mais novo a criatura que avistou... será um monstro?

Em Você não vai acreditar do que eu vi (Brinque-Book, 2024) o irmão mais velho desenha para o mais novo a criatura que avistou... será um monstro?

Precisa reparar nos dentes afiados. No grunhido assustador. Nos pés chatos com garras afiadas. E não pode se esquecer dos olhos amarelos aterrorizantes. Um monstro pode ter cascos, asas, penas… Um par braços compridos - ou múltiplos pares de braços compridos. Pode ter chifres enormes ou uma cauda longuíssima. Pode viver no mar, no alto das montanhas, no frio dos pólos ou no meio da floresta. Há criaturas monstruosas para todos os gostos - uns mais assutadores, outros menos. Mas cada um deles pode ter sua própria história.

Veja histórias em que monstrengos de todo tipo saem da imaginação direto para as páginas dos livros:


Você não vai acreditar no que eu vi (Brinque-Book, 2024), de Fran Matsumoto

Capa de

Você não vai acreditar é no final desse livro… Uma história que se desenrola entre dois irmãos, mostrando uma dinâmica bem típica entre o mais velho e o  mais novo,  a partir de um grande segredo a ser descoberto. O que será que pode ter orelhas gigantes, olhos assustadores e dentes superafiados?

LEIA MAIS: Fran Matsumoto: 'a infância nos convida a ver as coisas de outro ângulo'

 

Onde vivem os monstros (Companhia das Letras, 2023), de Maurice Sendak

Capa de 'Onde vivem os monstros'

O grande clássico que consagrou Maurice Sendak conta a história de Max, um menino que começou a fazer bagunça - uma atrás da outra! - e acabou sendo mandado para a cama sem jantar. Mas Max acabou indo parar na terra onde vivem os monstros e onde, para a sorte dele, a bagunça geral está liberada!

 

O Grúfalo (Brinque-Book, 1999), de Julia Donaldson com ilustrações de Axel Scheffler

Capa de 'O Grúfalo'

E por falar em clássico… O Grúfalo é o tipo de monstro que jamais poderia ficar de fora desta lista. No princípio, a gente até pensa que ele é só uma invenção de um ratinho esperto que conta a seus predadores em potencial sobre uma criatura de presas incríveis, garras terríveis e dentes horríveis. Mas não se engane. O Grúfalo é bem real - só não é lá muito astuto...

 

Vai embora, grande monstro verde (Brinque-Book, 2009), de Ed Emberley

Capa de 'Vai embora grande monstro verde'

As crianças - e os adultos também - podem se surpreender com este livro cheio de recortes que brincam com o monstro que dá nome à obra. Ele tem dois grandes olhos amarelos, um lonho nariz azul-esverdeado, orelhinhas tortas... Mas, não precisa se assustar: neste livro, você pode (e deve) mandá-lo para bem longe.

Pequeno manual de monstros caseiros (Companhia das Letrinhas, 1998), de Stanislav Marijanovic 

Capa de 'Pequeno manual de monstros caseiros'

Este livro presta um baita serviço ao catalogar os mais diversos tipos de monstros caseiros, alertando os pequenos leitores sobre os monstrengos que costumam se instalar bem debaixo do nosso nariz, causando a maior confusão. O dr. Bagunsus é um deles - e passa desarrumando tudo atrás da gente. Você não sabia que o caos de casa com criança é todo culpa dele?

Mais um pequeno manual de monstros caseiros (Companhia das Letrinhas, 2001), de Stanislav Marijanovic 

O primeiro manual de monstros fez TANTO sucesso que até ganhou uma continuação, catalogando mais criaturas que você pode ter o (des)prazer de conhecer. Entre eles o Okupa Derrimus, um monstro que ataca os pais para dar trabalho aos filhos. Funciona assim: se esse monstrengo estiver na sua casa, as crianças são obrigadas a pajear os pais se quiserem que eles os botem na cama cedo.


Quando mamãe virou um monstro (Brinque-Book, 2002) Joanna Harrison

Capa de 'Quando mamãe virou um monstro'

E quando é a mamãe que entra para uma categoria de criaturas assustadoras? Basta saber que os sobrinhos estão chegando em breve para lanchar, em meio ao caos de qualquer casa com criança, que algo estranho começa a acontecer com a mamãe. Será que tem a ver com a bagunça? Com as brigas constantes entre os irmãos? Com as crianças que só querem saber de brincar - mas não de ajudar a guardar tudo depois?

LEIA MAIS: Monstros, bruxas e arrepios: pode livro de terror para crianças?

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog