Livros sobre esportes no esquenta para os Jogos Olímpicos 2024

17/07/2024

Os Jogos Olímpicos 2024 terão Paris como cenário - é a terceira vez que a capital francesa sedia o maior evento de celebração do esporte! De atletismo a canoagem, de boxe a escalada, serão 45 modalidades integrando as competições, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto. E há algumas novidades, incluindo esportes considerados radicais: escalada, skate, surfe e breaking, um tipo de dança, passam a integrar os jogos.

Ilustração de 'Carona'

 Para entrar no clima, selecionamos livros infantis que mostram algumas das modalidades que estão presentes nos Jogos Olímpicos 2024, aproximando literatura e esporte. Confira:

 

Carona (Companhia das Letrinhas, 2020), de Guilherme Karsten 

Capa de 'Carona'

O surfe é um dos esportes presentes nos Jogos Olímpicos de Paris - mas as provas vão acontecer no Taiti, a mais de 15 mil quilômetros da França, na Polinésia Francesa! Neste livro, a modalidade está muito bem representada pelo empolgado surfista que só queria ir à praia para curtir umas ondas no feriado. “O que pode dar errado?” ele se pergunta. Mal sabia que acabaria com o carro lotado em uma saga com desfecho improvável… Um conto acumulativo com ilustrações premiadas que vai envolver os pequenos - e grandes - leitores.


Celeste, a skatista (Companhia das Letrinhas, 2024), de Rachel Katstaller

Capa de 'Celeste, a skatista'

Quem disse que esporte radical não é coisa de menina? Quando Celeste estava com um skate sob os pés, nada podia pará-la. A menina sentia que tudo ao redor se transformava, que deslizava como se voasse. Até que um dia, depois de tomar um baita tombo em uma descida desafiadora, a pequena skatista sentiu a confiança em si mesma ser abalada. Mas pôde contar com o incentivo de amigos para recuperar sua coragem - e voltar a se jogar nas pistas. Uma história para inspirar a  perseverança e a vontade de superar os próprios medos.


Piscina (Companhia das Letrinhas, 2023), de JiHyeon Lee

Capa de 'Piscina'

Você sabia que as competições aquáticas são as que vão render mais medalhas nesta edição dos Jogos Olímpicos? Neste livro,competir por um lugar no pódio nem passa pela cabeça das crianças que se encontram em um mergulho nas profundezas da piscina. Enquanto na superfície a confusão da realidade se mantém, nas águas fundas os pequenos mergulhadores se deparam com um universo mágico - que rende até o encontro com uma baleia!


Uma carta para o pirata (Companhia das Letrinhas, 2022), de Mari Brigio com ilustrações de Rodrigo Chedid

Capa de 'Uma carta para o Pirata'

Imagine uma pirata que faz jus à fama de terror dos mares, mas que, na verdade, teme as águas por não saber nadar? É essa a contradição que sustenta esta história inusitada - e bem humorada! - com texto todo cadenciado. Acredita que o temido capitão contrata até um professor de natação para resolver a sua situação - quem sabe ele não tenta marcar presença nas próximas Olimpíadas?


Futebol! (Companhia das Letrinhas, 2006), de Lalau e Laurabeatriz

Capa de Futebol!

Os dez poemas apresentados neste livro trazem para campo temas variados para celebrar o esporte que é paixão nacional. Os versos retratam desde a emoção de marcar um gol até  como seria uma partida disputada só por animais. Já pesnou que espécies estariam nessa convocação? 


Minha vida de goleiro (Companhia das Letrinhas, 1999), de Luiz Schwarcz 

Capa de 'Minha vida de goleiro'

Esta é a história de Luiz, um menino que era filho único - e carecia de companhia. Para conseguir, sozinho, jogar futebol de botão, ele espalhava na mesa da sala seus times de futebol e representava, ele mesmo, todos os papeis de jogadores para criar uma grande partida. No início, o menino queria ser centroavante, mas um dia descobriu que tinha vocação era para ser goleiro...

 

LEIA MAIS: Por que as crianças adoram os contos acumulativos?

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog