R$ 79,90
/ À vista"Este livro é o relatório de um campo de batalha." É com essa afirmação que Zygmunt Bauman abre esta coletânea, que reúne seis de suas conferências proferidas no Instituto de Ciências Humanas de Viena, em 2008. Em todos os textos, a ética é o ponto em comum.
"Este livro é o relatório de um campo de batalha." É com essa afirmação que Zygmunt Bauman abre esta coletânea, que reúne seis de suas conferências proferidas no Instituto de Ciências Humanas de Viena, em 2008. Em todos os textos, a ética é o ponto em comum.
Em um brilhante diálogo com grandes filósofos contemporâneos -- Norbert Elias, Hannah Arendt, Jürgen Habermas, Jacques Derrida, Theodor Adorno --, Zygmunt Bauman reflete sobre o papel da arte no mundo líquido moderno; o dilema da Europa frente aos estrangeiros; a impossibilidade de se debater a liberdade em meio ao predomínio do medo e da insegurança; o papel da educação; e o desenvolvimento de uma atitude ética em um século dominado por forças antagônicas, como a globalização econômica e o caráter local da política.
Ao sugerir um novo instrumental de pensamento, livre das amarras impostas por formas historicamente ultrapassadas de organização social, Bauman nos desafia a recorrer à liquidez característica das atuais relações pessoais, sociais e afetivas para desenvolver uma conduta flexível ante o diverso, o divergente, o outro.