R$ 79,90
/ À vistaOlivier Sibony se baseia em estudos de caso fascinantes para mostrar o que leva cada um de nós -- inclusive os empresários mais renomados -- a cair nas nove armadilhas comuns na hora de tomar uma decisão. Em vez de discutir velhas técnicas, Sibony fornece métodos concretos para ajudar líderes e gestores a fazerem as melhores escolhas possíveis.
Olivier Sibony se baseia em estudos de caso fascinantes para mostrar o que leva cada um de nós -- inclusive os empresários mais renomados -- a cair nas nove armadilhas comuns na hora de tomar uma decisão. Em vez de discutir velhas técnicas, Sibony fornece métodos concretos para ajudar líderes e gestores a fazerem as melhores escolhas possíveis.
"Uma introdução magistral à tomada de decisão estratégica. É surpreendente e muito prazeroso de ler." -- Daniel Kahneman, prêmio Nobel de economia e autor de Rápido e devagar
Nem sempre tomamos decisões em nosso próprio benefício. Na vida pessoal, muitas vezes adotamos hábitos que fazem mal à saúde, compramos produtos de que não precisamos só porque estão em promoção e economizamos menos do que deveríamos. Nas empresas não é diferente: péssimas escolhas são feitas todos os dias -- surpreendentemente, na maioria das vezes por pessoas muito capacitadas --, e suas consequências podem ser irreversíveis.
Por que isso acontece com tanta frequência? Com base nas ciências cognitivas e na psicologia do julgamento e da tomada de decisão, Olivier Sibony identifica os chamados vieses cognitivos, armadilhas que nos levam a escolhas "irracionais". Segundo Sibony, "embora estejamos de forma individual à mercê dos nossos vieses, podemos observar e corrigir os dos outros. Inversamente, nossos familiares, amigos e colegas têm consciência de nossos vieses. Para tomar decisões melhores, devemos nos amparar neles, encontrar uma maneira de aproveitar a força do coletivo".
Depois de inúmeras conversas com empresários, investidores e diretores, e de observá-los tomando decisões estratégicas, Sibony revela ferramentas fundamentais para o líder que almeja vantagens competitivas e uma equipe motivada. Você está prestes a cometer um erro terrível apresenta a metodologia indispensável para você aprender, ou reaprender, a fazer boas escolhas.
"Brilhante, engraçado e inteligente -- o guia perfeito para uma tomada de decisão sensata, nos negócios e na vida." -- Cass R. Sunstein, coautor de Nudge
"Uma síntese elegante do melhor trabalho científico sobre psicologia do julgamento." -- Philip E. Tetlock, autor de Superprevisões