Com uma habilidade ímpar, Shirley Jackson vai do hilário ao horripilante para demonstrar seu poder de contar histórias.
Com uma habilidade ímpar, Shirley Jackson vai do hilário ao horripilante para demonstrar seu poder de contar histórias.
Única coletânea publicada enquanto Shirley Jackson ainda era viva, A loteria e outros contos traz histórias que incorporam tanto as características marcantes da escritora quanto seu poder de navegar pelos diversos aspectos da ficção.
Publicado pela primeira vez em 1948 na revista The New Yorker, o conto "A loteria" é considerado um dos mais importantes da literatura americana -- seu impacto foi tão profundo que, logo após sua publicação, a revista recebeu diversas cartas reclamando da "imoralidade" da narrativa. Esta e outras 24 histórias curtas formam uma coletânea brutal que analisa com maestria os meandros da sociedade norte-americana, a opressão velada, o lugar a que as mulheres são relegadas, o peso do matrimônio e dezenas de outros temas que ainda fazem parte da sociedade atual.
Seja esmiuçando a vida nos subúrbios dos Estados Unidos, como em "Estátua de sal", ou retratando a influência da bebida e da juventude na vida de um homem, como em "O embriagado", Jackson constrói histórias com personagens vivazes e impressionantes que acompanharão o leitor mesmo depois de fechar o livro.
"Os contos de Shirley Jackson estão entre os mais assustadores já escritos." -- Donna Tartt