Esse livro reúne artigos que investigam as condições de vida em diferentes cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia e nas europeias Lisboa e Paris. Recortadas espacial e culturalmente, essas cidades servem como cenário para estudos que abordam temas como sociabilidade, lazer, política, consumo, escolaridade, habitação e relação entre classes sociais.
Os artigos têm como foco problemas, estratégias e caminhos com que o pesquisador depara durante o processo de investigação nesse meio urbano. Valorizando abordagens multidisciplinares, ao incentivar o diálogo com áreas de conhecimento como serviço social, saúde, artes, psicologia, educação, política, arquitetura e outras, esse livro vem ampliar o debate sobre a construção dos objetos de pesquisa em meio urbano e a relação entre pesquisador e objeto investigado.
O livro inclui textos de Gilberto Velho, Karina Kuschnir, Cristina Patriota de Moura, Fernanda Delvalhas Piccolo, Carmen Rial, Teresa Fradique, Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, Sandra Regina Soares da Costa, Myriam Moraes Lins de Barros, Andréa Moraes, Maria Luiza Heilborn, Fernanda Eugenio.