Esse primeiro volume da série Breve história da ciência moderna acompanha a fixação dos alicerces da ciência moderna na Europa medieval ? período que, embora chamado de Idade das Trevas, conheceu intensa ebulição cultural.
Com linguagem acessível, o livro retraça o percurso do que veio a ser o novo saber científico ? que incorporava as contribuições da cultura árabe, numa teia de inovações nas áreas da filosofia, das artes e das técnicas ? até a Península Ibérica. Isso ocorreu num momento em que a Europa atravessava um processo de intensas transformações, tanto no campo econômico quanto nas antigas formas de pensar. O livro inclui sugestões de leitura, comentários de filmes sobre as questões estudadas e o período em foco e indicações de manifestações artísticas ilustrativas da Idade Média.
Breve história da ciência moderna apresenta, em quatro volumes, o processo de desenvolvimento do pensamento científico em seus contextos históricos. Num trabalho que procura enfatizar o diálogo entre diferentes campos do conhecimento, os autores constroem um painel útil para quem deseja encontrar a porta de entrada dos principais problemas que formam o universo da ciência.