Sobre os ombros de gigantes traça um paralelo entre a evolução da física e a nossa própria história social. A física de que esse livro trata não é aquela da escola, repleta de fórmulas e conceitos a decorar, mas uma "ciência da natureza", como os antigos gregos a definiram.
Alexandre Cherman apresenta ao leitor os primeiros físicos da Grécia antiga, o desenrolar dos conhecimentos físicos durante a Idade Média, as novas propostas de Isaac Newton e daí por diante, chegando até os conceitos e problemas atuais. Procura esboçar assim uma história da disciplina com ênfase nas figuras humanas que realizaram as grandes descobertas. E, ao afirmar que a função do físico é entender o mundo, o autor esclarece desde logo que também cabe a ele transformar esse conhecimento específico e altamente qualificado em algo que possa ser expresso em linguagem acessível.
Combatendo a visão comumente deformada que temos do conhecimento científico, esse livro aborda as grandes questões que fundamentam o desenvolvimento da física e mostra que do diálogo entre necessidades práticas e formulações teóricas é que nasce a beleza desse campo de saber, com sua busca de explicações para o universo em que vivemos.