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Esta é a capa da nova edição de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, que será publicada pela Companhia das Letras no dia 25 de fevereiro. Inscreva-se em nossa newsletter e receba notícias exclusivas, como essa, antes de todo mundo.
Assinada por Alceu Chiesorin Nunes, a capa é inspirada no bordado do avesso do Manto da apresentação, do artista Arthur Bispo do Rosário, com a reprodução de nomes dos personagens. Leia abaixo detalhes da história da produção da capa no depoimento de Alceu.
Grande sertão: veredas, um projeto mais que especial. Após uma visita ao IEB/USP, onde está parte do acervo de João Guimarães Rosa, surge um encantamento pelo seu material de pesquisa. Seus cadernos de campo com desenhos e anotações, seu profundo conhecimento da fauna e flora regional registrados em datiloscritos com correções e observações de um olhar atento — tudo é muito impressionante. Que pesquisa inspiradora! Agora é hora de mergulhar na região onde se passa a saga, apegar-se àquele jeito mineiro, àquela mata de cerrado, ao som dos animais, à cultura local, às artesãs. O bordado não saía da cabeça, ora pela simplicidade rústica, ora pelo ofício comum ao sertão.
Depois da imersão, vem a produção de ideias. Surgiram várias propostas, algumas explorando a flora e a fauna com ilustrações científicas e desenhos livres, outras com fotografias autorais — e os bordados, que, a princípio, eram figurativos: veredas, bois, jagunços.
Acontece que ser literal nem sempre é o melhor caminho, e tudo era muito óbvio para uma obra tão especial. Por uma dica de Lilia Schwarcz, chegamos ao Bispo do Rosário e sua obra pungente, de impacto semelhante à força do livro. Estudando o Bispo, me detive no verso do Manto da apresentação; para personalizar, a ideia foi substituir os nomes por personagens do Grande sertão, e assim foi. Com a autorização do Museu Bispo do Rosário, iniciamos nosso bordado.
Primeiro fiz um desenho de base, inspirado no traço do manto. Depois, essa base foi encaminhada à Elisa Braga — nossa querida companheira de muito anos de Companhia, que agora se dedica a trabalhos manuais.
O resultado foi encantador. Os leitores terão em mãos um objeto muito precioso, feito com total dedicação de todas as partes envolvidas.
Bastidores do desenho da capa
Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.
Esta nova edição conta com novo estabelecimento de texto, cronologia ilustrada, indicações de leituras e célebres textos publicados sobre o romance, incluindo um breve recorte da correspondência entre Clarice Lispector e Fernando Sabino e escritos de Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão, Benedito Nunes, Davi Arrigucci Jr. e Silviano Santiago. Dispostos cronologicamente, os ensaios procuram dar a ver, ao menos em parte, como se constituiu essa trama de leituras.
A capa do volume é reprodução da adaptação em bordado do avesso do Manto da apresentação, do artista Arthur Bispo do Rosário, com nomes dos personagens de Grande sertão: veredas. O projeto gráfico conta ainda com desenhos originais de Poty Lazzarotto, que ilustrou as primeiras edições do livro.
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