Rádio Companhia #73 - "Grande sertão: veredas", de João Guimarães Rosa, com Silviano Santiago, Érico Melo e Bia Lessa

28/02/2019

 

Bem-vindo à Rádio Companhia, o podcast do Grupo Companhia das Letras. Aqui é Fabio Uehara e este é o septuagésimo terceiro programa, em que iniciamos uma série sobre Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Hoje ouviremos Silviano Santiago, Érico Melo e Bia Lessa que participam de uma série de entrevistas que você poderá ouvir aqui e também em vídeo.

Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.

Esta nova edição conta com novo estabelecimento de texto, cronologia ilustrada, indicações de leituras e célebres textos publicados sobre o romance, incluindo um breve recorte da correspondência entre Clarice Lispector e Fernando Sabino e escritos de Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão, Benedito Nunes, Davi Arrigucci Jr. e Silviano Santiago.

E começamos com ele mesmo. Silviano nasceu em 1936, em Formiga (MG). Doutor em letras pela Sorbonne, Silviano começou a carreira lecionando nas melhores universidades norte-americanas. Transferiu-se posteriormente para a PUC-Rio e é, hoje, professor emérito da UFF. Por três vezes foi distinguido com o prêmio Jabuti. Pelo conjunto da produção literária, recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e o José Donoso, do Chile. Sua vasta obra inclui romances, contos, ensaios literários e culturais. Pela Companhia das Letras, publicou Mil rosas roubadas, Machado, entre outros. Também é autor de Genealogia da ferocidade: Ensaio sobre Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (Cepe, 2017).

O segundo convidado é Érico Melo. Doutor em literatura brasileira pela USP e pesquisador da obra de João Guimarães Rosa, Érico foi responsável pelo estabelecimento de texto, pesquisa iconográfica e cronologia da nova edição do romance.

E, para fechar, vamos ouvir Bia Lessa, que é diretora de teatro, ópera, shows e instalações. Bia comenta sua relação com a obra-prima de João Guimarães Rosa e as adaptações que realizou para o teatro, cinema e exposição.

Agradecemos a colaboração de Manuela Muzachio, que você ouve nesta última entrevista. Agradecemos também Maria Lutterbach e sua equipe pelo belo registro destas conversas, que você poderá encontrar em vídeo no canal da Companhia das Letras no YouTube: www.youtube.com/companhiadasletras

Para saber mais sobre Grande sertão: veredas, acesse o site especial: www.companhiadasletras.com.br/gsv

Gostaríamos de ouvir de você quais são as suas impressões sobre este livro emblemático. Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br

E na semana que vamos ouvir a segunda parte deste especial sobre Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Até lá!

 

Ouça também no iTunesDeezer ou no Spotify. Ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Produção e apresentação: Fabio Uehara
Edição e apresentação: Jose Barrichello

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog