Rádio Companhia #74 - "Grande sertão: veredas", de João Guimarães Rosa, com José Miguel Wisnik, Alceu Nunes, Elisa Braga e Celia Maria

07/03/2019

 

Bem-vindo à Rádio Companhia, o podcast do Grupo Companhia das Letras. Aqui é Fabio Uehara e este é o septuagésimo quarto programa. Hoje falaremos novamente de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, dessa vez com José Miguel Wisnik, Alceu Chierosin Nunes, Elisa Braga e Celia Maria Silva. Esta é a segunda parte dos programas especiais sobre e a nova edição de uma das obras fundamentais da literatura brasileira. 

Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, revolucionou a literatura brasileira e segue despertando leituras apaixonadas a cada geração. A atual edição deste clássico arrebatador — uma história sobre amor, desejo, sofrimento, violência e alegria — traz novo estabelecimento de texto, vasta fortuna crítica, cronologia e sugestões de leitura.

O primeiro convidado é José Miguel Wisnik: pianista e compositor, atualmente é professor aposentado da Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros livros, O coro dos contrários: A música em torno da Semana de 22 (1977), O som e o sentido: Uma outra história das músicas (1988, 2017), Sem receita: Ensaios e canções (2004), Veneno remédio: O futebol e o Brasil (2008) e Maquinação do mundo: Drummond e a mineração (2018).

A nova edição de Grande sertão: veredas conta com ilustrações de Poty Lazzarotto (1924-1998), artista paranaense responsável pelas ilustrações de capa das primeiras edições deste e de outros livros de Guimarães Rosa. Desenhados para a segunda edição do romance, de 1958, os mapas das regiões noroeste e nordeste de Minas Gerais, constelados de figuras e símbolos enigmáticos, são agora reproduzidos nas orelhas de nossa edição. O projeto gráfico conta também com intervenções originais de Poty, além de um logotipo da editora especial para o livro.

Assinada por Alceu Chiesorin Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras, a capa de Grande sertão: veredas é inspirada no bordado do avesso da obra Manto da apresentação, de Bispo do Rosário, com a reprodução de nomes dos personagens. No programa, Alceu fala mais sobre a criação da capa.

Depois, ouvimos Elisa Braga, bordadeira e ex-diretora de produção da Companhia, que também participou do episódio #11, sobre a produção do livro.

E, por fim, ouviremos Celia Maria Silva, bordadeira do grupo Artesãs da Linha Nove.

 

Agradecemos a Maria Lutterbach e sua equipe pelo belo registro destas conversas, que você poderá encontrar em vídeo no canal da Companhia das Letras no YouTube: www.youtube.com/companhiadasletras

Para saber mais sobre Grande sertão: veredas, acesse o site especial: www.companhiadasletras.com.br/gsv

E você já conheceu nossa edição? Já leu este marco da literatura? Escreva-nos no e-mail radio@companhiadasletras.com.br

Até semana que vem!

 

Ouça também no iTunesDeezer ou no Spotify. Ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Produção e apresentação: Fabio Uehara
Edição e apresentação: Jose Barrichello

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog