Rádio Companhia #125 - Um apartamento em Urano: conversa sobre o livro de Paul B. Preciado

10/11/2020

Lançado este ano pela Editora Zahar, Um apartamento em Urano reúne uma seleção das "crônicas da travessia" de Paul B. Preciado, um dos pensadores mais radicais e indispensáveis da atualidade. Produzidos na última década, os textos acompanham seu processo de transição de gênero e podem ser lidos como um diário dessa passagem. Para nos aprofundarmos um pouco mais na obra do filósofo espanhol, o episódio #125 da Rádio Companhia vai abordar o livro Um apartamento em Urano e os processos contemporâneos de transformação política, cultural e sexual.

Participam da conversa Sabine Passareli, Camila Bastos, Ariel Nobre e Paula Garcia, que fez a mediação do debate. Abaixo, saiba mais sobre cada uma das pessoas convidadas:

Travesti não binária, SABINE PASSARELI SIMÕES é graduada como Terapeuta Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve abordagens em Saúde Mental através de processos de performance e arte educação. A partir de métodos interdisciplinares da Terapia Ocupacional, tem a presença como sua principal ferramenta para pensar e desenvolver autonomia e liberdade.

CAMILA BASTOS BACELLAR é artista, cientista social, professora e pesquisadora. Doutora em Artes Cênicas, com ênfase nos estudos da performance, pela UNIRIO. Concluiu o mestrado sob orientação de Paul B. Preciado, no Programa de Estudios Independientes do Museo d’Art Contemporani de Barcelona. Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ e em Artes Cênicas pela UNIRIO. Em 2019/2020 foi professora substituta do departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). É sapatão, feminista y bruxa. Se ocupa das encruzilhadas que nos perguntam: como habitar o corpo?

ARIEL NOBRE é idealizador do Projeto “Preciso Dizer que Te Amo - campanha de valorização da vida de homens trans”, atuante desde 2015. Em 2018, realizou o curta-metragem de mesmo nome que ganhou em 2019 o Prêmio de Melhor Filme no Goiânia Mostra Curtas e foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O projeto consiste em escrever cotidianamente a frase Preciso Dizer que Te Amo no mundo para a lembrar ele do valor da vida trans publicamente. Ariel já registrou a sentença mais de 10 mil vezes durante 5 anos. É co-autor da Via Crucis, fotobiografia anexada ao acervo oficial do Museu Nacional da República em Brasília com mais de 12 exposições no Brasil, na Suíça e na França. A obra aproxima a sua transição de gênero com a paixão de Cristo e a páscoa, ou seja, a passagem da morte para a vida. É ativista pela prevenção ao suicídio sistemático da população trans por meio da arte. Assista ao filme “Preciso Dizer que Te Amo”: https://youtu.be/uflTFLF7eHo.

Artista e pesquisadora, PAULA GARCIA é mestre em Artes Visuais pela FASM-SP e bacharel em Artes Plásticas pela FAAP. Suas pesquisas e experiências artísticas enfocam performance e curadoria em performance. Atua como artista, curadora independente e curadora de projetos do MAI – Marina Abramovic Institute. Confira algumas de suas exposições mais recentes: Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI – Curator: Marina Abramovic e Paula Garcia – SESC Pompéia, São Paulo. (2015); The artist is an explorer – Curador: Marina Abramovic / Beyeler Foundation – Basel (2014); The Big Bang : 7 Bienal El Museo del Barrio – Curadoria: Chus Martinez / Rocío Aranda-Alvarado / Raúl Zamudio – El Barrio Museum, New York (2013/2014); The 19th Annual Watermill Center Summer Benefit – Walter Mill, New York (2012);

***

Apresentação: Mariana Figueiredo Produção: Mauro Gaspar Mediação: Paula Garcia Edição: Paulo Júnior

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog