Estado “Optimal” e a Inteligência Emocional: o que Daniel Goleman nos ensina para atingir um maior desempenho na vida e no trabalho?

29/05/2024

Se digitamos “inteligência emocional” em uma ferramenta de busca, obtemos milhões de resultados. Isso ocorre porque a IE foi incorporada ao vocabulário cotidiano e se tornou uma competência altamente demandada no mundo corporativo. Mas quantas ambiguidades, clichês e teorias sem significado são hoje associadas ao conceito? 

Depois de popularizar a IE com seu best-seller publicado em 1995 e ver a inteligência emocional se difundir em lideranças e organizações do mundo todo, o psicólogo e renomado autor Daniel Goleman se uniu ao consultor e psicólogo Cary Cherniss para revisitar seu significado. 

Optimal, obra que acaba de chegar às livrarias brasileiras, contém as principais reflexões dos autores sobre o que significa a "inteligência emocional" no século XXI. O livro mapeia uma dúzia de competências essenciais nesse mundo do trabalho impactado pela automação, por mudanças constantes e desdobramentos que ainda não conhecemos. Goleman lança um olhar renovado sobre as competências emocionais, traz aplicações de CEOs em grandes organizações e mostra de maneira clara e prática como líderes podem trabalhar a IE em suas equipes.

Para os autores, é possível gerenciar nossas ações e emoções de modo a encontrar o ponto “optimal”, no qual estamos focados e empenhados a dar o nosso melhor de maneira consistente e frequente. Esse ponto é diferente do flow, que se refere a eventos raros e até efêmeros em nossa vida. Optimal é conseguir atingir a sensação gratificante de que tivemos um dia bom e produtivo, sem nos sentirmos esgotados. A inteligência emocional é a chave para alcançá-lo.

Em Optimal, revelo os melhores métodos práticos para usar nossos recursos internos e entrar mais rapidamente em um estado ideal de alto desempenho e satisfação, evitando o burnout.

Quando você está no estado Optimal...

1. É mais criativo, vendo os obstáculos como desafios;

2. É mais produtivo, entregando um trabalho de alta qualidade;

3. Sente-se bem, em um estado de espírito positivo;

4. Está mentalmente lúcido, obtendo pequenas vitórias rumo a um obje­tivo mais amplo;

5. Assume uma perspectiva positiva, de comprometimento com seus es­forços;

6. Oferece e recebe apoio nos relacionamentos.

Quando você permanece focado neste estado, você...

1. Fica mais calmo;

2. Tem mais facilidade para ser multitarefas;

3. Aprende melhor;

4. Raciocina com mais qualidade.

***

Para entender mais sobre inteligência emocional e como atingir esse estado de desempenho e satisfação máxima, confira Optimal.  O livro oferece estratégias práticas para criar interações positivas e debate sobre como lideranças podem desenvolver equipes otimizadas e emocionalmente mais inteligentes.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog